Prêmio Boas Práticas na Recepção aos Estudantes Ingressantes

Cursos Inscritos Premiados

Modalidade 2: Tema Relacionado a “Ações Contra o Aedes”

Ciências Biológicas

Resumo da Ação:

Esta ação envolveu todos os estudantes ingressantes do Curso de Ciências Biológicas e ocorreu ao longo de dois dias, o primeiro, com uma palestra e o segundo com uma ação em um Bairro que tangeia a Universidade. No dia 14.04 o professor Dr. João Antonio Cyrino Zequi, responsável pelo laboratório de entomologia médica da UEL, ministrou uma palestra de 02:00h sobre o projeto “Aedes não”. Na palestra o referido professor caracterizou as doenças causadas pelos mosquitos, os tipos de vetores (espécies), a forma de combate e controle e, ainda, explicou sobre a vigilância instaurada no campus universitário. Ao final da Palestra, instruiu-se sobre a ação de coleta de lixo passível de acumulação de água nas redondezas da UEL. A atividade de coleta ocorreu no dia 15.04. Neste dia, a ação tinha como um dos objetivos a coleta de lixo reciclável que foram destinados adequadamente pelo programa “Recicla UEL”. Foram coletados 5 metros cúbicos de lixo reciclável que encheram o caminhão de lixo do programa, segundo Maria José Sartor, coordenadora do recicla UEL e que também participou da ação. Esta ação contou com o apoio e a participação colaborativa dos estudantes da primeira série, de estudantes veteranos, da coordenadora do curso de Ciências Biológicas Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade, do vice-coordenador do curso Prof. Dr. Halley Caixeta de Oliveira, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal (BAV) da UEL (envolvendo professores e técnicos), do Grupo de Trabalho de Vigilância e Controle de Aedes na UEL, do Recicla UEL, de servidores da Prefeitura do Campus (PCU), de Agentes de Endemias da Prefeitura Municipal e integrantes do GEAMA (grupo de estudos avançados sobre o meio ambiente). Foram divididas duas equipes, uma recolheu o lixo do local (área do Jardim Columbia que tangencia os muros da 2 Universidade no final da Avenida Vinicius de Morães). No local havia depósito indevido de lixos tanto recicláveis quanto rejeitos, sendo o primeiro tipo removido em grande parte pelos envolvidos. A segunda equipe recebeu aproximadamente 200 cópias do check list da campanha “10 minutos de combate ao Aedes”, que foram entregues nas residências ao redor do local, onde explicou-se a importância e como utilizar essa ferramenta. Ao final, todos os alunos que estavam na ação de coleta de lixo se juntaram ao outro grupo que estavam passando nas casas para explicar e ensinar como utilizar o check list, promovendo concomitantemente o ato de conscientização em si sobre o descarte irregular de lixo. A ação de conscientização e distribuição do check list alcançou um total de 200 casas do Jardim Columbia.

O restante do lixo, principalmente os rejeitos, foram recolhidos pela CMTU segundo acordo com este órgão.

Relato da Coordenadora do Curso: “A ação de combate contra o Aedes fez parte da semana de recepção dos calouros organizada pelos veteranos do Curso de Ciências Biológicas. Esta ação, que ocorreu ao longo de dois dias, teve um momento de preparação, com a Palestra do Professor João Zequi e, no dia seguinte, a coleta de lixo reciclável e compartilhamento de informação sobre precauções nas casas do Jardim Columbia. O colegiado pode acompanhar de perto essas ações e considero de importantíssimo significado para nossos estudantes pois, pode-se envolver ações de ensino, pesquisa (conhecer o trabalho do referido professor) e extensão, o que caracteriza o tripé de funcionamento da Universidade. Nesta ação, assim como toda a semana de recepção, tudo foi organizado pelos estudantes veteranos: reservas de salas e ônibus, contato com as diferentes equipes que participaram da ação e orientações aos calouros por meio de grupo no facebook. Excelente semana, os estudantes ingressantes já estão integrados com os veteranos do curso” (Mariana A. Bologna Soares de Andrade).

(Galeria de Fotos)

Créditos: