Prêmio Boas Práticas na Recepção aos Estudantes Ingressantes

Modalidade 1: Temas Livres

Artes Visuais

Resumo da Ação:

Nossa semana de recepção foi baseada em uma palavra: amor!

Planejamos a semana de recepção para compartilhar nossas experiências e vivências e mostrar assim um pouco do que o curso pode proporcionar. Realizamos uma semana de debates e oficinas, e no meio de tudo isso apresentamos o curso e nossos espaços comuns dentro e fora do campus aos calouros.

Deixamos bem claro que não aceitamos trotes violentos e machistas, e caso acontecesse tomaríamos as devidas providências denunciando para a universidade.

As oficinas aconteceram com a seguinte programação:

SEGUNDA (11/04/16) 8:30 às 10:00 (SALA 632)

Apresentação do curso e do corpo docente.

10:15 às 12:00 (GALERIA DO DEPARTAMENTO)

Abertura da exposição dos professores do Departamento de Arte Visual e conversa com o coletivo cãosemplumas, formado por exestudantes do curso de Artes Visuais.

CAÇA AO TESOURO TERÇA

(12/04/16) 8:30 às 12:00 (PRAÇA DO CECA)

Caça ao Tesouro: trajeto de intervenções culturais e artísticas como pintura corporal, dança e música.

O trajeto da caça ao tesouro passou por pontos relevantes da universidade, fazendo assim eles conhecerem os principais locais do campus, ao longo dessa caminhada foram coletados objetos com potencial para serem criadouros do Aedes Aegypti.

ENCADERNAÇÃO QUARTA

(13/04/16) 8:30 às 12:00 – Sala de Gravura

Técnicas simples de encadernação, durante a oficina produzimos alguns cadernos.

ESÊNCIL E LAMBELAMBE

QUINTA (14/04/16) 8:30 às 12:00 – Sala de Desenho

Durante a oficina aconteceram discussões sobre gênero, preconceito racial e de classe, o tema da produção foi o resultado das discussões.

AUTORRETRATO

SEXTA (15/04/16)

Das 8:30 às 10:40 – Sala de Pintura

Oficina ofertada por profissionais do cursinho comunitário Ubuntu.

PARANGOLÉ

SEXTA (15/04/16)

Das 10:40 às 12:00 Gramado do Departamento

Produção de parangolés.

Do dia 11 ao dia 15 de abril houve coleta de materiais escolares para o cursinho comunitário Ubuntu.

Sexta-feira
(15/04/16) levamos os calouros para a abertura da segunda exposição do Arte Londrina 4
SOBRE O QUE PODE SER FAMILIAR com curadoria de Cauê Alves e Danillo Vila. Local: DaP (Divisão de Artes Plásticas da UEL) / Av. JK, 1973

O resultado da semana superou nossas expectativas, foi muito acolhedora e divertida para todos.

RELATOS DOS CALOUROS:
“Se eu tivesse que resumir a Semana de Recepção dos Calouros de Artes Visuais em uma só palavra, sem dúvidas eu escolheria “acolhimento”, porque eu, há quase um mês sem um abraço de mãe ou colo de avó, me senti assim: aconchegada nos braços de eu nem sabia quem. Para mim, essa recepção começou um pouco antes, na Semana de Arte de Londrina, onde acabei esbarrando com alguns dos meus veteranos e sendo integrada, de forma desmedida, ao núcleo que eles participam. Nunca fui tão bem tratada por gente que eu se quer nunca vi, sempre me perguntando como eu estava, se estava gostando ou se eu gostaria de almoçar com eles, estar com eles. Me sinto plenamente feliz por ter “antecipado” tal recepção. Assim como na semana citada, a próxima (que, finalmente, seria a “oficial”) também se deu com profundo amor e atenção aos calouros. Não houve nenhum tipo de trote expositivo, abusivo ou violento. As oficinas foram aplicadas com a maior didática possível, de forma com que não só a técnica importasse, mas sim a livre expressão de cada um também. Nossos veteranos sa preocuparam com a integração dos próprios calouros com eles mesmos, nos proporcionando uma caça ao tesouro, por exemplo. Apesar dos 600 km que separam Londrina do meu lar, me sinto em casa, me sinto bem, me sinto feliz. O meu abraço de mãe e o meu colo de avó estão aqui. ”
JULIA CASTRO NUNES FRANÇOZO.

“Após comemorar minha aprovação no vestibular UEL, minha primeira preocupação foi em relação aos trotes violentos, aos quais eu poderia ser exposto. Logo na semana seguinte, fui abordado carinhosamente pelos meus veteranos, que me tranquilizaram com a informação de que os trotes seriam baseados no amor e igualdade, sem qualquer tipo de violência, tanto física quanto moral. Os veteranos planejaram uma semana maravilhosa, com atividades artísticas e brincadeiras, promovendo a integração entre todos os calouros, fomos muito bem recebidos e passaremos esse legado aos nossos calouros, assim como eles para os próximos. ”
ALAN FELIPE DIAS DA SILVA.

(Galeria de Fotos)

Créditos: