Prêmio Boas Práticas na Recepção aos Estudantes Ingressantes

Modalidade 1: Temas Livres

Engenharia Civil

Resumo da Ação:

O Centro Acadêmico Saburo Morimoto (CASM), de Engenharia Civil organizou o chamado trote solidário dos ingressantes de 2016, como já é tradição do curso.

É preciso tirar o estigma dos trotes violentos que ainda hoje circunda as universidades brasileiras. Por tal motivo, todos os anos promovemos atividades de integração entre os “veteranos” e os “calouros”, além de auxiliar instituições carentes, como forma de extensão da UEL à sociedade.

A instituição auxiliada foi a Associação de Defesa dos Animais de Londrina (ADA), CNPJ 19.705.339/0001-11, famosa por seu trabalho de resgatar animais abandonados, tratá-los e oferecer boas condições de vida. Atualmente passando por grandes dificuldades, a Presidente da ONG, Cristiane Moraes de Souza pediu por nossa ajuda. Era preciso pagar o quadro de funcionários, com custo elevado devido ao grande número de animais atendidos. O trabalho desenvolvido pela instituição vai desde abrigar, até alimentar e oferecer cuidados médicos aos cães e gatos.

Abaixo segue resumo das atividades organizadas durante a primeira semana de aulas.

No dia 11 de Abril o coordenador do colegiado de Engenharia Civil, Aron Lopes Petrucci ministrou, por intermédio de organização do CASM, palestra para os ingressantes. Ao fim da palestra discentes do segundo ano da graduação promoveram juntamente aos “calouros” breve reconhecimento do campus. No período vespertino foram organizadas apresentações do CA, da empresa júnior do curso (TCP), e do programa CREA-JR, além de um momento de interação e descontração, onde uma “aula de mentirinha” foi ministrada por um dos servidores do Centro de Tecnologia e Urbanismo.

Dia 12 de Abril foram realizadas duas palestras importantes, apresentação do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (SENGE), por seu coordenador regional Júlio Contrim, e algumas curiosidades do curso, ministrada pelo Doutor Paulo Adeildo Lopes, docente da graduação.

13 de Abril incia a arrecadação de fundos para a Associação de Defesa dos Animais de Londrina (ADA), com lindo trabalho voluntário integrado de “veteranos” e “calouros”, por toda cidade. Pontos de arrecadação foram montados em frente a mercados, na Avenida Paraná (Calçadão).

Dia 14 as arrecadações continuaram durante o período matutino. Durante o período da tarde foi organizada pela Associação Atlética Acadêmica XXI de Agosto gincana no aterro do lago Igapó, contanto com massiva presença de integrantes do curso de todos os anos.

Dia 15, Sexta-feira, durante a manhã, mais fundos foram arrecadados. No período da tarde, grupos foram enviados até a sede da ONG para auxiliar na limpeza do local. Foi a parte mais difícil do trote, pois o serviço lá desenvolvido é muito exaustivo, demonstrando o belo trabalho que desenvolvem diariamente.

Ao final das arrecadações, os valores foram trocados e somados. Recebemos R$ 11720,05 em espécie para a ADA. Na semana seguinte a doação foi efetivada. Realizamos o pagamento dos funcionários, com toda a documentação necessária. Pequeno valor restante foi utilizado para sanar uma dívida da ONG com uma revendedora de rações. Nenhum dinheiro foi doado em espécie. Todo o dinheiro destinado a eles foi foi devidamente registrado para o controle da tesouraria do Centro Acadêmico, com total transparência.

(Galeria de Fotos)

Créditos: