EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS
NEAB
atualizado 2 meses atrás
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS: conectando processos formativos antirracistas entre a universidade e a educação básica.
O evento “EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS: conectando processos formativos antirracistas entre a universidade e a educação básica” em âmbito nacional, propõe reflexões e ações educativas na formação inicial e continuada de professores, com foco na implementação e efetivação da Lei nº 10.639/2003, que altera a Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996, e a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Posteriormente, ampliada pela Lei nº 11.645/2008 para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Indígena”.
Com o objetivo de discutir sobre os caminhos percorridos pelas referidas Leis e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais no Brasil, propomos ciclos de discussões sobre a formação inicial e continuada de professores. O Evento deverá refletir em conjunto com professores e estudantes da educação básica e universitária, docentes das Universidades, pesquisadores da área e sobretudo, com os movimentos sociais negros e indígenas.
Descrição do Público-alvo: Docentes, estudantes da graduação e pós-graduação; professores da Educação Básica; estudantes e comunidade em geral.
Objetivo Geral:
Promover reflexões acerca dos caminhos percorridos pela Lei 10.639/2003 atualizada pela 11.645/2008 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais nas universidades que culminam com o fortalecimento dessa política.
Clique para acessar!!