O NDPH orienta-se em torno do tema História Regional possuindo coleções sobre Londrina e o Norte do Paraná, sobretudo em virtude de sua localização e da sua importância para a formação da comunidade a qual está vinculada.
Atende, ao mesmo tempo, às linhas de pesquisa do Departamento de História (graduação e pós-graduação), cujo Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS) contribuiu para a ampliação do escopo de atuação da instituição.
O seu acervo está a disposição dos pesquisadores e da comunidade em geral.
Fontes Orais
A conceituação de fonte oral que presidiu a constituição de nosso acervo foi a expressa, dentre outros estudiosos, por Meihy (2007, p. 13), no sentido do registro de recursos diversos acerca da oralidade humana, tais como entrevistas, palestras, conferências, dentre outros. Nosso acervo é composto de um total aproximado de 450 mídias contendo entrevistas, depoimentos, conferências, filmes e eventos.
Fototeca
A fotografia é uma fonte documental de alta relevância, pois permite ao pesquisador obter informações sobre costumes, tradições, comportamentos, etc. A utilização da fotografia como fonte de pesquisa impõe a reflexão sobre a experiência fotográfica, ou seja, repensar o circuito feito para que uma fotografia específica tenha sido produzida, desde a ideia da fotografia pelo fotógrafo até o arquivamento da foto em um determinado acervo. O acervo compõe-se de aproximadamente cinco mil fotos, resultado de inúmeras doações realizadas pela comunidade.
Hemeroteca
Os jornais e as revistas foram os tipos de mídias mais populares durante o século XX. No acervo do NDPH destaca-se as coleções dos seguintes jornais: O Estado de São Paulo (em microfilme), Folha de Londrina, Jornal de Londrina e o Jornal do Comércio (Londrina). As revistas também compõem uma parte expressiva de nossa documentação, com destaque para as seguintes publicações: O Cruzeiro, Isto É, Manchete, Veja e Visão.
Arquivo
Arquivos Institucionais
Os acervos institucionais compõem parte importante do arquivo. Podemos destacar os seguintes: Associação Brasileira de Reforma Agrária, Associação Projeto de Educação do Assalariado Rural Temporário, Colégio Mãe de Deus, Comissão Pastoral da Terra/Paraná, Páginas Censuradas d’O São Paulo, Serviço Nacional de Informações/Paraná, entre outros.
Arquivos Pessoais
Os arquivos pessoais, por seu turno, também bastante numerosos, tratam de atores históricos de perfis variados. Desde políticos célebres, passando por membros da Universidade Estadual de Londrina, chegando a personagens que participaram na construção do Norte do Paraná. Neste segmento destacam-se: os Fundos Oswald Nixdorf, Michael Traumann e Paulo K. Baba e as Coleções Joana D’Arc Bizzotto Lopes, Amélia Foggia, José Joffily, José Richa e Oswaldo Coimbra.
Biblioteca
Há uma grande quantidade de livros, fontes escritas e fac-símiles dos séculos XIX e XX. São bibliotecas singulares ou que fazem parte de fundos documentais maiores, contendo outros tipos de documentos. Os livros estão distribuídos nas seguintes coleções temáticas: Culturas e Representações, Documentos Brasileiros, Enciclopédia Einaudi, História e Ensino, História Econômica e Administrativa, Instituto e Seminário Bíblico de Londrina, Judaica, Peronismo, Petrus, Religiões e Religiosidades, Territórios do Político, entre outras.