Estágios


O estágio é um ato educativo que realiza a transição do ambiente universitário para o ambiente profissional. A missão do estágio curricular supervisionado é promover:

– a aplicação de conhecimento teórico-prático adquirido na graduação;
– o desenvolvimento de habilidades necessárias ao ensino e a pesquisa.

Os desafios postos pela vida contemporânea impõe um constante aperfeiçoamento profissional pelos atores sociais, uma vez que são exigidos deles competitividade, proatividade, adaptação, liderança, autonomia, senso crítico e muitas outras competências.

O NDPH é um campo de estágio curricular não obrigatório para os alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina nas áreas de História, Ciências Sociais, Arquivologia, Biblioteconomia, Geografia, dentre outras.

Documentos úteis:

Lista de Presença
Ficha Nobrade
Ficha de Catalogação de Fontes

Visitas Monitoradas (Modalidade: Histórico-Didática)

A atividade ocorre mediante agendamento prévio, no período da manhã ou da tarde. Seu objetivo é apresentar a instituição ao visitante, com especial atenção à sua história, sua relevância social e o processo de formação do seu acervo. A visitação está aberta a todos os interessados em conhecer o cotidiano de um centro de documentação histórica. Recebemos, por exemplo, visitas de estudantes da educação básica e superior, grupos de professores, membros de ONGs e instituições sociais, assim como os demais membros da comunidade.

Visitas Monitoradas (Modalidade: Técnico-Científica)

O NDPH recebe profissionais (individualmente ou em grupos) interessados em conhecer a sua estrutura física, sua organização administrativa e práticas de gestão arquivística de seu acervo documental. A finalidade desta modalidade é estritamente profissional. O perfil do público interessado neste tipo de visitação é composto por profissionais (equipes técnicas e administrativas) de arquivos, bibliotecas, museus, memoriais, centros de memória e centros de documentação, além de estudantes de pós-graduação de História, Ciências Sociais, Arquivologia, Ciências da Informação e áreas afins. A atividade ocorre mediante agendamento prévio, no período da manhã ou tarde.