Projetos em andamento

Projeto “Difusão do patrimônio cultural e das memórias da cidade: coleção fotográfica Prefeitura Municipal de Londrina” (PROMIC 22-037)

Este projeto configura-se na inserção em base de dados da Rede Museus Paraná (Pergamum Museus) de 11.500 itens da Coleção de Fotografias “Prefeitura Municipal de Londrina”, em vista da conservação e comunicação desses documentos sobre a memória e história da cidade, e como preparação para a celebração dos 100 anos do Município.

Processar e comunicar a Coleção fotográfica “Prefeitura Municipal de Londrina” efetiva a sua salvaguarda e colabora para a construção da imagem que a cidade terá de si mesma em seu centenário.

Projeto “Museu Histórico de Londrina como múltiplo espaço na era digital: da extensão à ação cultural e educativa” (PROJETO DE EXTENSÃO UEL – 02489 – RES. CEPE 070/2012)

Na atualidade, os museus geridos por instituições universitárias – museus acadêmicos – constituem-se em espaços de extensão por excelência. O Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss”, órgão suplementar da UEL, assim é considerado por tratar-se de um local que preserva, comunica, que possibilita estudo, pesquisa e fruição, local esse aberto às pessoas e a serviço da sociedade e do desenvolvimento, conforme definição do Estatuto de Museus, Lei n° 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Assim, percebemos uma relação direta entre universidade e comunidade, evidenciando o caráter extensionista e inclusivo dessa tipologia de museus. A função social dos museus acadêmicos, em nossos dias, é fazer extensão.A própria concepção de museu, a mais de dois séculos não é a mesma, pois não se trata de um espaço estático e intocável, mas sim de um lugar vivo, de trocas e múltiplos aprendizados. Um outro aspecto que não podemos deixar de considerar é que a contemporaneidade trouxe consigo a era digital. Rapidez e agilidade são a tônica desse mundo virtual que modificou a forma de comunicação e expandiu as fronteiras da informação. As instituições museológicas, como espaços dinâmicos, viram nesta potência do mundo digital uma forma de levar para longe e com mais agilidade os seus acervos e demais informações. Pode, nesse sentido, tocar indivíduos, mesmo que distantes. O Museu Histórico, desde 1970, ano do seu surgimento, recebe e salvaguarda acervos diversos – tridimensional, imagético, documental e sonoro – que conta a História de Londrina, de povos já existentes nessas terras, outros que vieram para cá e se constituíram aqui. Parte desse acervo compõe a exposição de longa duração. O Museu Histórico é formado pela galeria histórica (exposição de longa duração), galeria de mostra temporária (exposições temporárias), setor de biblioteca e documentação, setor de imagem e som (fotografias, negativos, vídeos e áudios) e setor tridimensional em reserva técnica, ou seja, espaços que dão suporte à missão de um museu.

Na atualidade – e é este o objetivo deste projeto – os esforços envidados são para a divulgação dos acervos, visibilidade e novas ações, dentro dessa concepção de museu social e mundo digital, por meio da ação educativa e cultural. Entre as ações propostas estão monitorias para alunos e alunas do ensino fundamental e médio, eventos culturais, oficinas, cursos técnicos, produção e divulgação de material audiovisual, atuação nas redes sociais, disponibilização de acervos no formato digital, entre outros. Tais ações procuram atingir pessoas do município e de outras localidades – do país e do mundo -, estudantes de todos os níveis de ensino, assim como pesquisadores(as) e serão realizadas por colaboradores – alunos estagiários de graduação e pós-graduação – com a supervisão de técnicos do Museu Histórico. As atividades serão distribuídas por área de atuação de cada colaborador e técnico: ação educativa, cultural e comunicação. Assim, um grupo fará as inserções na base de dados Pergamum Museus, outro ficará com a produção do material audiovisual e sua divulgação nas redes sociais e um terceiro com a aplicação de oficinas e monitorias. Os cursos técnicos serão preparados e realizados por técnicos do museu e, a organização geral e acompanhamento será feito pela docente deste projeto. Será possível avaliar as ações desenvolvidas por meio dos registros diários das atividades realizadas – nome das escolas atendidas, número de pessoas da comunidade externa, número de IP’s que acessaram o Pergamum, curtidas e compartilhamentos das postagens nas redes sociais, registro de número de participantes em cada evento cultural e acadêmico, e outros. O nível de alcance dos objetivos será avaliado/medido de forma numérica,ou seja, o número de pessoas atendidas (nos registros que o Museu já realiza).

Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural em Londrina: estudos de bens culturais (COMPAC – Número do projeto: 087/2022)

Este projeto visa à realização de estudos técnicos de bens culturais que possam contribuir com a análise e prosseguimento dos processos de Tombamento e de Listagem de Bens de Interesse de Preservação.
Nesta perspectiva, este projeto atende aos interesses nacionais de preservação e difusão do patrimônio e acompanha as diretrizes para a Política Municipal de Cultura de Londrina, principalmente no que se refere à preservação do patrimônio histórico e cultural, mas também no que diz respeito ao reconhecimento e universalização do acesso democrático aos bens culturais e o direito à sua fruição, ao estímulo do turismo cultural e à projeção de Londrina como cidade criativa e inovadora no campo da cultura e do patrimônio.