Apresentação

SOBRE O MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA “PADRE CARLOS WEISS”

O Museu Histórico de Londrina “Pe. Carlos Weiss” iniciou suas atividades em 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas, por iniciativa de professores e estudantes do Curso de História. No ano de 1974 transformou-se em Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em 1986 passou a ocupar o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina. O Museu Histórico de Londrina desenvolve ações para salvaguarda do patrimônio histórico, subsidia atividades acadêmicas na UEL, serve como campo de estágio para diversos cursos e constitui-se em espaço dinâmico para movimentos e ações culturais e educativas da cidade e região, promovendo a reflexão crítica da experiência histórica por meio de atividades acadêmicas, sociais, científicas, tecnológicas e culturais.

O Museu Histórico de Londrina desenvolve ações para salvaguarda do patrimônio histórico, fruição, ensino/pesquisa/extensão e ações culturais. Segue um descritivo da importância deste Museu para a UEL e toda sociedade:

1- O Museu é um espaço acadêmico, onde são realizadas aulas da graduação (dos mais variados cursos), espaço para pesquisa e desenvolvimento de projetos de extensão e se constitui em campo de estágio para diversos cursos (da UEL e de diversas outras universidades): história, arquitetura, turismo, ciências sociais, moda, design gráfico, artes visuais e plásticas, filosofia etc.
2- Constitui-se em espaço dinâmico de ações culturais da cidade e região. O Museu é palco de realização de diversas atividades, como teatro, recitais, semanas temáticas, oficinas, palestras, cursos, eventos comemorativos, lançamento de livros, debates, projeção de filmes e muito mais.
3- Configura-se em espaço de pesquisa sobre a história de Londrina e região. O Museu guarda mais de um milhão e duzentos mil itens e é muito procurado pela população londrinense, estudantes, imprensa e pesquisadores. No acervo de Imagem e Som, contamos com depoimentos orais de moradores de Londrina, coletadas desde a década de 70, além das coleções fotográficas de todos os maiores fotógrafos que registraram o surgimento e crescimento da cidade por meio de suas lentes. Também temos a história da cidade contado a partir dos objetos tridimensionais – outro acervo – e, por fim, o acervo de documentos em papel e periódicos, também revelando a história por meio da especificidade dessa documentação.
4- Na parte da Ação Educativa, o Museu recebe escolas municipais, estaduais e particulares, que são agendadas, para visitação da exposição histórica – de longa duração – e da exposição temporária.

O Museu Histórico Pe. Carlos Weiss, como Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina, configura-se em um espaço de prestação de serviços referente à cultura, ensino e pesquisa e de acolhimento da população de Londrina e região. Constitui-se em mais um dos braços que a UEL estende ao Município.

Vídeo da inauguração da Estação Ferroviária de Londrina, prédio que hoje abriga o Museu Histórico de Londrina. Inaugurada em 20 de julho de 1950, encerrou suas atividades no ano de 1982.

Faça um tour pelo Museu Histórico de Londrina, clicando no vídeo abaixo: