Linguística e Discurso de Violência

LESFEM

atualizado 1 ano atrás

Objetivos:

Descrever de que modo a língua atua no campo da violência de gênero e na sua efetivação;

Compreender os aspectos cognitivos do feminicida com base em sua linguagem;

Verificar como são estabelecidas as hierarquias de poder por meio da linguagem e como isso se cumpre no estabelecimento de desigualdades e de violência de gênero, bem como verificar os fatores sociais por trás desse crime, como são concebidos os posicionamentos de homem e de mulher em sociedade, seus papéis, seus valores e sua importância e a relevância dessa percepção em práticas de opressão e até mesmo na consumação do feminicídio.

Palavras-Chave: Linguagem; Poder; Cognição; Violência de gênero.

Coordenadoras: Dra. Isabel Cristina Cordeiro (Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem / Universidade Estadual de Londrina)

Doutoranda Josyelle Bonfante Curti (Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem / Universidade Estadual de Londrina).