Apresentação
O projeto Ações Afirmativas e Produção Intelectual: As IES Estaduais das Regiões Sul e Sudeste, alocado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UEL, contemplado pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Políticas Afirmativas e Diversidade, Edital nº 17/2023 da CAPES, busca analisar a presença da população negra e indígena na pós-graduação das universidades estaduais brasileiras da região Sul e Sudeste, buscando identificar, também, suas influências na produção de conhecimento.
Participantes:

Maria Nilza da Silva (Coordenadora do Projeto Abdias/UEL)
Professora Titular de Sociologia – Departamento de Ciências Sociais (UEL). Pós-Doutora em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS-Paris. Pesquisadora do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência – SoU_Ciência. Atua nos seguintes temas Sociologia das relações étnico-raciais, Imigracão, Sociabilidade, Populações negras, Políticas de Ação Afirmativa.

Maria Angélica Pedra Minhoto (colaboradora externa)
É professora associada do Departamento de Educação da EFLCH-Unifesp, Campus Guarulhos. É pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Políticas Educacionais, de Sistemas e Instituições de Ensino e coordenadora do SoU_Ciência.

Maria Alice Rezende (colaboradora externa)
É professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UERJ. Tem interesse nos seguintes temas: educação, políticas públicas, ensino superior, cidadania e cultura afro-brasileira.

Marivânia Conceição Araújo (colaboradora externa)
É professora titular da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Maringá, população negra, educação, cotas raciais e relações raciais.

Ione da Silva Jovino (colaboradora externa)
É docente da UEPG e desde 2019 está como Pró-reitora de Assuntos Estudantis da instituição. Trabalha com os seguintes temas: criança, infância e raça; literatura infanto-juvenil e relações étnico-raciais; educação e diversidade étnico-racial-cultural; iconografia e representação; desigualdades no plano simbólico.

Mariana Aparecida dos Santos Panta (colaboradora externa)
É docente de Sociologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência nos seguintes campos de investigação: Sociologia das Relações Étnico-Raciais, Racismo, Educação Antirracista, Sociologia Urbana, Segregação Urbana e Racial, Políticas Públicas, Trajetórias de Personalidades Negras e Pensamento Decolonial.

Luciana Garcia de Mello (Pós-doc.)
Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Integra o Comitê de Pesquisa de Sociologia das Relações Étnico-Raciais da Sociedade Brasileira de Sociologia. Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em sociologia do racismo e sociologia do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, desigualdades raciais, intersecção entre raça, classe e gênero, justiça social.

Alexsandro Eleotério Pereira de Souza (Pós-doc.)
Doutor em Ciências Sociais (UNESP) e Política Social (UEL). Docente do Departamento de Ciências Sociais da UEL. Atuando principalmente nos seguintes temas: Racismo, Território, Sociabilidade, Identidade, Justiça Social, Populações negras, Políticas de Ação Afirmativa, Sociologia das relações étnico-raciais e hierarquias raciais e desigualdades duráveis.

Gabriel Gustavo dos Santos (doutorando)
Doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisa sobre branquitude na universidade.

Laís Caetano Lira (mestranda)
Mestranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisa acerca da permanência de estudantes negros na Pós-Graduação.

Duana Eduarda Elias Silva (mestranda)
Mestranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisa sobre trajetória de pesquisadoras negras na Pós-Graduação.