Apresentação
O projeto Ações Afirmativas e Produção Intelectual: As IES Estaduais das Regiões Sul e Sudeste, alocado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UEL, contemplado pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Políticas Afirmativas e Diversidade, Edital nº 17/2023 da CAPES, busca analisar a presença da população negra e indígena na pós-graduação das universidades estaduais brasileiras da região Sul e Sudeste, buscando identificar, também, suas influências na produção de conhecimento.
Participantes:
Maria Nilza da Silva (Coordenadora do Projeto Abdias/UEL)
Professora Titular de Sociologia – Departamento de Ciências Sociais (UEL). Pós-Doutora em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS-Paris. Pesquisadora do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência – SoU_Ciência. Atua nos seguintes temas Sociologia das relações étnico-raciais, Imigracão, Sociabilidade, Populações negras, Políticas de Ação Afirmativa.
Maria Angélica Pedra Minhoto (Colaboradora externa)
É professora associada do Departamento de Educação da EFLCH-Unifesp, Campus Guarulhos. É pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Políticas Educacionais, de Sistemas e Instituições de Ensino e coordenadora do SoU_Ciência.
Luciana Garcia de Mello (Pós-doc.)
Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Integra o Comitê de Pesquisa de Sociologia das Relações Étnico-Raciais da Sociedade Brasileira de Sociologia. Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em sociologia do racismo e sociologia do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, desigualdades raciais, intersecção entre raça, classe e gênero, justiça social.
Alexsandro Eleotério Pereira de Souza (Pós-doc.)
Doutor em Ciências Sociais (UNESP) e Política Social (UEL). Docente do Departamento de Ciências Sociais da UEL. Atuando principalmente nos seguintes temas: Racismo, Território, Sociabilidade, Identidade, Justiça Social, Populações negras, Políticas de Ação Afirmativa, Sociologia das relações étnico-raciais e hierarquias raciais e desigualdades duráveis.
André Luiz Vieira Dias (Pós-doc.)
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é professor no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência nas áreas de comportamento político, sistemas partidários, metodologia de pesquisa e política educacional.
Laís Caetano Lira (mestranda)
Mestranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisa acerca da permanência de estudantes negros na Pós-Graduação