História

O projeto se iniciou como Programa de Avaliação dos Recursos Atmosféricos em Londrina, Paraná (PARALON) e como Laboratório de análise dos componentes do ar.

O PARALON foi aprovado pelo Fundo Estadual do Meio Ambiente, com recursos de R$ 101.000,00 para a construção do Laboratório de Análise dos Componentes do Ar (LACA), com 100 m2 no Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Londrina. O PARALON foi contemplado com recursos de R$ 65.000,00 provenientes do consórcio FAUEL, UEL e Promotoria Pública do Meio Ambiente para a aquisição de Balança Ultramicro, impactadores, ciclones e material de consumo. Este investimento foi resultado do reconhecimento da sociedade ao PARALON, pois entre alguns projetos no âmbito do programa destacam-se as medições realizadas no terminal de ônibus urbano da cidade que vem investigando as emissões de combustíveis em tempo real.O PARALON ainda, após ser apresentado ao grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Dr. Wolfgang Jaescke, na Universidade de Frankfurt, Alemanha, recebeu doações de equipamentos para amostragem na ordem de 13.000,00 euros. Além do apoio financeiro destinado ao LACA/PARALON, foram aprovados em projetos nos editais CNPq Universal e Fundação Araucária.

O LACA tem estrutura adequada para a análise (amostragem e determinação) de espécies atmosféricas, com salas climatizadas e livres de contaminação.

O LACA é integrante do Instituto Nacional de Energia e Ambiente (INCT de E&Amb) coordenado pelo Prof. Dr. Jailson B. de Andrade. Mantém parcerias com vários grupos de pesquisa a saber: Profa. Dra. Pérola de Castro Vasconcellos – IQ/USP; Profa. Dra. Graciela Arbilla – IQ/UFRJ; Prof. Dr. Renato Zanella – UFSM; Profa. Dra. Cristine Machado – UFAM; Profa. Dra. Vania Campos – IQ/UFBA; Profa. Dra. Leila D. Martins – UFTPR; Prof. Dr. Thorsten Hoffman – Universidade de Mainz/Alemanha.