Comemoração Junina movimenta Ambulatório do HU

Assessoria de Comunicação do HU


atualizado 4 semanas atrás


Pacientes e funcionários que passam pelo Ambulatório do HU, desde segunda-feira (16), encontram um ambiente ricamente decorado e comidas típicas de festa junina. A iniciativa, idealizada pela coordenadora do setor, Valéria Costa Evangelista da Silva, e promovida por toda a equipe, ocorre junto à Sala Humaniza e tem por objetivo proporcionar acolhimento, através de um momento de descontração, em meio à rotina hospitalar.

O ambiente conta com uma decoração, elaborada e montada pela própria coordenadora e pela auxiliar de enfermagem Adriana Gonçalves, e comidas típicas a cada dia: segunda-feira, foi o dia da canjica; na terça-feira foi a vez dos doces, como paçoca, doce de leite e pé de moleque, e quem passou pelo setor hoje pôde saborear a pipoca. A equipe do Ambulatório conta com uma rede de parceiros que auxilia com doações, como o HU, funcionários e a Casa de Apoio Amigos do HU, para viabilizar ações como esta. Com realização originalmente prevista para até o dia de hoje, a ação continuará durante a próxima semana até o fim das doações arrecadadas.

A ação acontece pelo terceiro ano consecutivo e contempla funcionários e pacientes, adultos e crianças, criando um ambiente mais receptivo. Para a coordenadora do Ambulatório o acolhimento do paciente é fundamental para o cuidado: “Esta ação faz parte do projeto de humanização do hospital, e é um serviço de apoio ao paciente em todas as suas necessidades e complexidades”. Neste sentido, ação foi concebida dentro desta perspectiva de dialogar com o paciente e amenizar sua experiência durante o atendimento hospitalar. “A ideia original de fazer esta comemoração surgiu da necessidade de mobilizar positivamente as pessoas neste ambiente, a festa junina é algo que mexe com todo mundo”, complementa ela.

Decoração e comidas típicas marcaram a comemoração junina que troxe mais alegria para o Ambulatório.

O Ambulatório vem promovendo comemorações no Dia das Mães, Dias dos Pais e Dia das Crianças. Estas iniciativas ocorrem na Sala Humaniza, um espaço voltado ao acolhimento humanizado de pacientes e seus familiares que necessitam de apoio. O espaço atende em média 200 pessoas por dia, oriunda de toda a área de abrangência da 17ª RS. 

A Sala Humaniza oferece um serviço fndamental de apoio e acolhimento.
Leia também