HU amplia agilidade nos diagnósticos com nova tecnologia em microbiologia

Assessoria de Comunicação do HU-UEL


atualizado 1 dia atrás


O Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) celebrou, na última terça-feira, a instalação e o início do funcionamento da espectrometria de massa MALDI-TOF no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do setor de Microbiologia. A implantação da tecnologia representa um importante avanço para o diagnóstico microbiológico, proporcionando maior rapidez na identificação de bactérias, microbactérias e fungos, contribuindo para um atendimento mais ágil e seguro aos pacientes.

Espectrometria de massa MALDI-TOF

A comemoração reuniu colaboradores do laboratório, docentes, convidados de diferentes áreas, médicos residentes e representantes de diversos setores do hospital. Também participaram assessores científicos das empresas Bruker e Becton Dickinson, fabricantes dos equipamentos, que apresentaram os recursos tecnológicos da espectrometria de massa.

De acordo com a coordenadora do Setor de Microbiologia do LAC, Marsileni Pelisson, a principal vantagem da tecnologia é a redução expressiva no tempo de resposta dos exames microbiológicos. Processos que antes levavam entre 18 horas e cinco dias para identificar os microrganismos passam a ser concluídos em apenas 15 a 30 minutos.

Com a nova tecnologia, a identificação do agente causador da infecção pode ser liberada logo após a positividade da hemocultura, permitindo que a equipe médica defina mais rapidamente a conduta terapêutica adequada, o que pode impactar diretamente na recuperação dos pacientes.

Além dos benefícios clínicos, a utilização da espectrometria de massa também contribui para a redução de custos laboratoriais e terapêuticos, tanto de forma direta quanto indireta. Presente, na maioria das vezes, em grandes centros diagnósticos, a tecnologia reforça o compromisso do Laboratório de Análises Clínicas do HU-UEL com a incorporação de soluções modernas que ampliam a qualidade, a eficiência e a segurança dos serviços prestados à população.

Leia também