HU-UEL integra rota do ecossistema de inovação de Londrina
Assessoria de Comunicação do HU-UEL
atualizado 5 dias atrás
O Hospital Universitário (HU) da UEL recebeu, na última semana, representantes de 20 municípios paranaenses contemplados com recursos do Pacto pela Inovação, por meio do modelo Fundo a Fundo. A visita teve como objetivo apresentar experiências consolidadas do ecossistema de inovação, com ênfase no funcionamento de hubs e laboratórios de inovação, contribuindo para a disseminação de boas práticas e para a implantação de iniciativas semelhantes nos municípios participantes.

Na ocasião, o FABi-HU – Laboratório de Inovação do Hospital Universitário foi um dos ambientes visitados, evidenciando o papel do HU como espaço estratégico para o desenvolvimento de soluções inovadoras em saúde, a integração entre ensino, pesquisa e assistência, bem como a articulação com o ecossistema local de inovação.
O Hospital integrou uma rota de visitas técnicas que contemplou outros seis ambientes da cidade que compõem o ecossistema de inovação de Londrina, reconhecido como referência no fomento ao empreendedorismo inovador e no apoio a startups e iniciativas de base tecnológica. A rota foi coordenada pela SEIA – Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial.

Para a assessora de Inovação do HU-UEL, Ana Fonseca, a atividade reforça o papel do hospital como agente ativo no ecossistema de inovação. “Essas visitas são fundamentais para conectar o Hospital Universitário aos diferentes atores do ecossistema de inovação, fortalecendo parcerias, promovendo a troca de experiências e ampliando as possibilidades de desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas à saúde pública”, destaca.
A iniciativa reforça a importância da atuação integrada entre instituições públicas, acadêmicas e ambientes de inovação para o fortalecimento do desenvolvimento regional e a promoção da inovação no setor público.