Serviço da Odontologia Hospitalar tem contribuição na diminuição no número de casos de pneumonia

Assessoria de Comunicação do HU-UEL


atualizado 6 horas atrás


O Serviço de Odontologia do Hospital Universitário (HU) da UEL registrou um crescimento expressivo no número de atendimentos entre os anos de 2024 e 2025. Nesse período, os procedimentos realizados passaram de 12.019 para 24.165 atendimentos, representando um aumento de aproximadamente 100% na cobertura assistencial oferecida aos pacientes.

Esse avanço significativo na atuação da odontologia hospitalar refletiu diretamente na melhoria dos indicadores clínicos. Como resultado do maior acesso ao cuidado odontológico, observou-se uma redução de 44% nos casos de pneumonia não associada à ventilação mecânica. Essa condição é frequentemente relacionada ao acúmulo de biofilme oral e à aspiração de microrganismos patogênicos para o trato respiratório inferior, especialmente em pacientes internados.

Equipe de odontologia hospitalar do HU

A queda expressiva nos casos de pneumonia está diretamente associada à implementação e ao fortalecimento de protocolos padronizados de higiene bucal no ambiente hospitalar. Essas diretrizes incluem uma rotina diária de escovação dentária, higiene da língua e uso de enxaguantes bucais adequados. A adoção sistemática dessas práticas contribui para o controle da carga bacteriana oral, reduzindo a proliferação de agentes infecciosos e, consequentemente, o risco de infecções respiratórias e outras complicações clínicas.

De acordo com a cirurgiã-dentista responsável pelo Serviço de Odontologia Hospitalar, Joyce Sayuri Yamada Leoncio, “A saúde bucal está diretamente relacionada à saúde sistêmica. A odontologia hospitalar atua na prevenção e no manejo das condições bucais que impactam as doenças sistêmicas, integrando-se às equipes multiprofissionais para melhorar os indicadores assistenciais, a qualidade de vida e promover a recuperação segura e integral do paciente”.

Leia também