Alta abrangência de Comissão de Análise de Prontuários e Óbitos fortalece qualidade dos serviços no HU-UEL

Assessoria de Comunicação do HU-UEL


atualizado 4 dias atrás


Composta por representantes de diversos setores, a CAPO tem como finalidade analisar os óbitos ocorridos no HU-UEL.

A Comissão de Análise de Prontuários e Óbitos (CAPO) do Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) analisou mais de 90% dos óbitos adultos, referente ao período de janeiro a outubro de 2025. O resultado expressivo consolida a eficiência do trabalho da comissão, fortalece a qualidade das informações em saúde e o aprimoramento contínuo da assistência prestada pelo HU.

O resultado foi contabilizado na última reunião da CAPO, em 28 de novembro. Em 2025, dos 1.158 óbitos registrados no HU, de janeiro a outubro, 1.049 passaram por análise, totalizando 90,5% de todos os óbitos avaliados pela Comissão. O percentual representa uma alta capacidade e consistência metodológica nos procedimentos de análise diante do desafio da grande demanda e complexidade operacional.

A cobertura sob os casos de óbito permite identificar falhas nos registros de prontuário, como informações incompletas, evoluções ausentes e divergências entre condutas realizadas e anotadas, além de inconsistências no preenchimento das Declarações de Óbito. As revisões também podem revelar fragilidades em processos clínicos, como atrasos em decisões, falhas de comunicação entre equipes e protocolos não seguidos, bem como problemas de padronização e rotinas assistenciais.

Ao identificar esses pontos críticos, a Comissão transforma cada análise em recomendações de melhoria encaminhada a outros setores. “Quanto mais elevado o volume de óbitos avaliados, mais seguros são os diagnósticos institucionais e mais eficazes as estratégias adotadas para aprimorar a assistência e a segurança do paciente”, expõe a coordenadora de enfermagem da CAPO, Camila Helen de Oliveira.

“Este resultado expressivo é fruto da qualidade dos processos de trabalho e do engajamento da equipe. Uma Declaração de Óbito bem preenchida transforma dados em cuidado, e ao analisarmos cada caso e identificarmos fragilidades no processo, fortalecemos a qualidade dos registros, aprimoramos os indicadores epidemiológicos e contribuímos para dados mais fidedignos no Datasus. No contexto de um hospital escola, esse trabalho promove melhorias na formação acadêmica e repercute diretamente na qualidade do serviço prestado à comunidade”, Camila Helen de Oliveira.

Comissão de Análise de Prontuários e Óbitos

A CAPO, obrigatória em instituições hospitalares, tem como finalidade analisar os óbitos ocorridos nas unidades, através da avaliação dos registros nos prontuários de forma rigorosa e em total conformidade com os principais dispositivos legais que regulamentam a revisão de óbitos no Brasil. A comissão segue diretrizes que incluem o Regimento do HU, resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) e portarias do Ministério da Saúde (MS).

O trabalho da Comissão é fundamental para qualificar a assistência, identificar oportunidades de melhoria, garantir a segurança do paciente e padronizar práticas e registros. Cada óbito analisado se transforma em fonte de aprendizado institucional, gerando recomendações técnicas, ajustes de rotinas e ações de educação permanente. Também cabe à comissão verificar a fidedignidade das Declarações de Óbito, assegurar a qualidade das informações registradas e emitir pareceres quando solicitado pela Direção.

Sob a coordenação médica de Inês Ogai Nakamoto, coordenação de enfermagem de Camila Helen de Oliveira e apoio da secretária Maria Aparecida Ramalho de Oliveira, a CAPO envolve profissionais de diversos setores do HU e opera em alinhamento às principais normas nacionais que regulamentam a revisão de óbitos e a qualidade da documentação assistencial.

Com essa atuação, a CAPO assegura um papel estratégico: transformar dados em conhecimento, conhecimento em melhoria e melhoria em cuidado seguro. O desempenho alcançado neste ano fortalece o HU como referência regional em qualidade assistencial e como Hospital de Ensino comprometido com a transparência e o aperfeiçoamento contínuo.

Leia também