HU disponibiliza gorros cirúrgicos em tamanhos maiores para pessoas com cabelos compridos e volumosos

Assessoria de Comunicação HU


atualizado 6 meses atrás


A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do HU, passou a disponibilizar, desde maio de 2025, nos setores cirúrgicos, o gorro de tecido para cabelos volumosos. A medida atende às necessidades dos profissionais que utilizam apliques ou possuem cabelos muito compridos ou volumosos, o que inviabiliza o uso de toucas e gorros descartáveis, padronizados com medidas menores.

Maria Catarina de Cássia Quirino, residente em Pediatria; Rosângela Souza, do setor de costura e Renata Belei, coordenadora de Enfermagem da CCIH.

A iniciativa é uma resposta da CCIH, em parceria com a equipe da Lavanderia e Costura, a uma solicitação da residente em Pediatria Maria Catarina de Cássia Quirino. Desde sua graduação em Medicina, Maria Catarina, indicou a necessidade de disponibilização de gorros cirúrgicos em tamanhos maiores no HU. Naquela época, o HU buscou adquirir os mesmos descartáveis, não havendo oferta pelos fornecedores. A solução adotada foi a utilização de três toucas descartáveis para a cobertura de todo cabelo.

Em 2025, com a ajuda de uma costureira da cidade de Londrina, houve a adaptação do gorro padronizado na instituição para os de tamanhos maiores. Dessa forma, mesmo com apliques ou com cabelos com grande comprimento, é possível cobrir totalmente os cabelos durante cirurgias e procedimentos invasivos, em conformidade com as normas sanitárias. As instruções para uso estão sendo divulgadas internamente. O HU ressalta a importância da atenção no devido cumprimento das normativas no uso do uniforme.

Leia também