Banco de Olhos qualifica profissionais para captação de tecidos oculares

Assessoria de Comunicação HU


atualizado 1 dia atrás


O Banco de Olhos Regional de Londrina (BOL), do HU-UEL promoveu, no dia 9, a primeira etapa do XIV Curso de Capacitação Para Captação de Tecidos Oculares Humanos aos Profissionais de Saúde de Londrina – PR. O evento, tradicional na agenda de treinamentos do HU, tem por objetivo qualificar profissionais de saúde especializados no procedimento de retirada de tecidos oculares (globo ocular) na área de abrangência do BOL, a Macrorregião Norte do Paraná.

Cursistas e instrutores do XIV Curso de Capacitação Para Captação de Tecidos Oculares Humanos aos Profissionais de Saúde de Londrina

A formação

A capacitação compreende duas etapas. A primeira, de caráter teórico, ocorreu no HU, onde foram ministradas as aulas sobre os temas inerentes: Organização e funcionamento do Sistema Nacional de Transplantes, a cargo da Organização da Procura de Organização (OPO) Londrina, 17ª Regional de Saúde; Técnica e indicações para o transplante de córnea; Anatomia do olho humano; Técnica de enucleação; Triagem sorológica na doação de tecidos oculares e Seleção do potencial doador, estas últimas ministradas pelos profissionais do HU e do BOL.

Nesta edição participam 15 cursistas, sendo 13 médicos do Hoftalon e HU e 3 enfermeiros, sendo 1 da Santa Casa de Arapongas, 1 de Santa Casa de Cornélio Procópio e 1 do HU. Também participaram professores convidados de outras cidades: Jonatan Souza de Lima e Katia Vaz de Silva Franzin, enfermeiros credenciados pela UEL, que ministraram os seguintes temas, respectivamente: Prevenção de sangramento antes da captação de globo ocular e Prevenção de sangramento após a captação do globo ocular.

Na segunda etapa, a ser realizada nas instituições de origem dos inscritos, os cursistas realizarão a retirada prática dos tecidos oculares em doadores cujas famílias autorizaram a doação de forma legal. E sob a supervisão de outros profissionais já capacitados que atuam como tutores.

Com a conclusão prática do treinamento nas instituições de origem, a direção médica do BOL, com a chancela da direção Clínica do HU, emitirá o Atestado de Aprovação Final. O certificado possibilitará que o profissional treinado seja cadastrado junto à Central Estadual de Transplantes do Estado, como membro especializado da equipe de retirada de tecidos oculares, e poderá realizar o procedimento na sua instituição de origem e em outras que necessitem de profissional para esse fim.

A formação de novos profissionais de saúde especializados contribui para o aumento na busca de potenciais doadores de globo ocular, com um consequente acréscimo no oferecimento de córneas para transplante disponibilizado pelo BOL, contribuindo para a redução do tamanho da lista de espera por este tecido no Paraná, hoje com mais de 1.700 inscritos.

A primeira etapa ocorreu no HU onde foram ministradas as aulas teóricas

O BOL

O Banco de Olhos Regional de Londrina do HU-UEL, com quase 14 anos de atuação, é o único público no Estado integrando o Sistema de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e consolida-se como uma referência nacional. Abrange toda a Macrorregião Norte do Paraná, composta por 5 Regionais de Saúde: 16ª, Apucarana; 17ª,  Londrina; 18ª, Cornélio Procópio; 19ª, Jacarezinho e 22ª Ivaiporã.

Com 15 participantes nesta edição, a formação contribui para qualificação dos profissionais e otimização da captação

Leia também