Novembro Roxo marca a importância da conscientização sobre a prematuridade

Assessoria de Comunicação HU


atualizado 3 dias atrás


Novembro é o mês da conscientização sobre a prematuridade e o dia 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade. Além das atividades de conscientização, a campanha Novembro Roxo destaca a importância do acompanhamento pré-natal, os avanços nas UTIs Neonatais e o apoio às famílias, que desempenham um papel essencial para o desenvolvimento dos bebês. A UTI Neonatal do HU-UEL é destaque nos trabalhos realizados e apoiador da campanha.

Prematuridade

O nascimento prematuro ocorre antes das 37 semanas de gestação e pode trazer desafios para o desenvolvimento dos bebês, necessitando de cuidados especiais e, muitas vezes, suporte intensivo nas primeiras fases da vida.

Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, os bebês recém-nascidos são considerados biologicamente mais vulneráveis do que aqueles que nasceram com 37 semanas ou mais. O nível de prematuridade pode ser caracterizado por prematuro limítrofe aquele nascido entre 36 e 37 semanas; moderado nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo aquele nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional.

UTI Neonatal do HU

A UTI Neonatal do HU completa 30 anos em 2024, e tem papel essencial nos cuidados intensivos de crianças prematuras nascidas na Maternidade do Hospital. Nessas três décadas, o serviço já acumula diversas histórias de superação, como o caso do pai da Luiza, Edison Cerutti, que viu sua filha nascer de forma prematura em 2016 e passou seus primeiros meses de vida na UTI Neonatal.

“Lembro-me como se fosse hoje. Eu ali na UTI Neonatal do HU, quando olhei para Luiza pela primeira vez, não consigo traduzir em palavras o que senti naquele momento. A Luiza nasceu pesando 690 gramas e já passando por duas paradas cardiorrespiratórias e eu ali vendo tudo e me sentindo totalmente impotente, mas Deus estava ali presente nas mãos das enfermeiras, médicos e de toda a equipe”, relata Edison.

Desde a inauguração da Nova Maternidade e a transferência dos serviços intensivos para o novo prédio, já foram realizados 1845 partos. Dentro deste número, 365 foram de bebês prematuros. Dados que mostram a importância dos cuidados direcionados às crianças prematuras atendidas no HU.

Programação do Novembro Roxo

Em prol da campanha e juntamente com a comemoração dos 30 anos da UTI Neonatal, o HU promove, no dia 21 deste mês, um evento com participação do médico internacionalmente reconhecido, Guilherme Mendes Sant’Anna, do Montreal Children’s Hospital, Canadá. Neste momento, os ingressos se encontram esgotados.

Leia também