Palestras e Mesas Redondas

.

Projeto DNA do Brasil: saúde e história a partir da nossa diversidade genética

O Projeto DNA do Brasil tem o objetivo de montar um banco de dados genéticos do povo brasileiro, desvendando variações genéticas relacionadas às características de saúde, além da origem de boa parte da população. O projeto visa incluir o Brasil no mapa de estudos genômicos e aumentar a sua representatividade.

Responsável: Lygia da Veiga Pereira

.

Educação nas redes sociais: desafios e oportunidades

As redes sociais transformaram a maneira como nos comunicamos e consumimos informação. Apesar de sua importância, a integração das redes sociais no ambiente escolar possui pontos positivos e negativos, com alguns desafios, mas também oportunidades significativas.

Responsável: Mirian Ayumi Kurauti

.

Vacinas: Da Ciência Tradicional às Inovações do Amanhã

O desenvolvimento de vacinas é um tema bastante relevante atualmente e, por isso, o objetivo da palestra é abordar alguns diferentes tipos de vacinas e suas técnicas de desenvolvimento, assim como a segurança, eficácia, aplicações, inovações e perspectivas para o futuro.

Responsável: Soraia Attie Calil Jorge

.

.

Nanomateriais liberadores de óxido nítrico em aplicações biomédicas: progressos, desafios e perspectivas

A nanotecnologia é uma abordagem relativamente recente e tem sido altamente aplicada em diversas áreas biomédicas. Desta forma, o objetivo da palestra é apresentar estas tecnologias e suas aplicações na área da saúde.

Responsável: Amedea Barozzi Seabra

O aconselhamento genético na prevenção e manejo do câncer: desafios e perspectivas

Buscamos abordar o papel crucial do aconselhamento genético no manejo do câncer, destacando sua importância na identificação de riscos hereditários e na personalização de estratégias preventivas e terapêuticas, além de discutir progressos, desafios e perspectivas na área.

Responsáveis: Enilze Maria de Souza Fonseca Ribeiro

Biomedicina e Inteligência Artificial no Laboratório – Passado, Presente e Futuro

A inteligência artificial ganhou bastante destaque recentemente e tem aplicações promissoras na área da saúde. O objetivo da palestra é discutir sobre como esse recurso pode ser empregado no diagnóstico de doenças, otimização de tratamentos e outros.

Responsáveis: Bernardo Montesanti Machado de Almeida

Neurobiologia dos Transtornos Mentais

Os transtornos mentais têm conquistado cada vez mais espaço na sociedade, tornando-se um tema de grande relevância e importância. Nesse contexto, a neurociência desempenha um papel fundamental, oferencendo ferramentas valiosas para a compreensão da fisiopatologia de doenças neurológicas e psiquiátricas. O objetivo desta palestra é, portanto, proporcionar um entendimento mais aprofundado desses processos e suas implicações.

Responsável: Debora de Mello Gonçales Sant’ana

Mesa redonda – Biomédicos na Indústria

É do conhecimento geral que biomédicos possuem várias áreas de atuação, porém não é um assunto abordado com clareza dentro do curso. Dessa forma, o obejtivo da mesa redonda é que os profissionais compartilhem as suas experiências dentro da indústria, visando destrincar suas áreas de atuação aos futuros biomédicos.

Responsáveis: Jhonatan Macedo Ribeiro, Jackson Seiti Gundi e Larissa Ciappina de Camargo