Apresentação

Cotidianamente ocorrem situações de preconceito, racismo e discriminação na comunidade universitária.  Assim com o objetivo de ampliar o diálogo com discentes, docente e servidores da Universidade retomamos o planejamento de ações permanentes para  combater à discriminação, preconceito e o racismo na UEL. O debate focaliza a construção de uma universidade mais acolhedora, diversa e mais engajada no combate ao racismo. 

Em campanhas anteriores, articuladas com a Cátedra UNESCO – Educação Superior para Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina, vinculada à Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF),  foi assinado, em 2019,  um Pacto pela erradicação do Racismo na Universidade. Em 2020, foi desenvolvido um ciclo de discussões que resultou na elaboração de uma  carta  dirigida ao magnífico reitor da UEL, professor Sérgio Carlos de Carvalho e a  toda comunidade. A carta  reforçou  a necessidade de se discutir o racismo estrutural e efetivar ações para seu combate, apontando para a importância de manter o esforço institucional e coletivo para o alcance das metas assumidas na assinatura do referido Pacto. Englobando também outras pautas essenciais propondo de fato a busca por uma universidade antirracista. Além disso, recomendava-se que as ações deveriam ocorrer de forma  institucional, permanente e articulada entre os setores internos da universidade, envolvendo docentes, estudantes, servidores e pesquisadores negros e não negros, indígenas e não indígena. (CARTA, 2020 ). 

Assim, visando atender tais recomendações, em agosto de 2022, a UEL iniciou o planejamento de ações, envolvendo os diferentes setores, tendo como público-alvo a Comunidade interna (agentes universitários, discentes e docentes), ampliando gradativamente para comunidade externa (outras universidades, escolas e sociedade civil).

Considerando a necessidade de promover ações estratégicas de enfrentamento ao racismo de forma conjunta e articulada na Universidade Estadual de Londrina, a  Reitora da Universidade Estadual de Londrina, constituiu uma  comissão para realização de campanha permanente de enfrentamento ao racismo na UEL, por meio da  PORTARIA 4126  de  30/09/2022.