Resumos e Pôsteres

Normas para submissão de resumos:

1 – A data limite para a submissão dos resumos é 10 de Fevereiro de 2024;

2 – Serão aceitos resumos tanto em português como em inglês. As normas para formatação dos resumos constam no modelo de resumo disponível para download abaixo;

3 – Serão aceitos tanto trabalhos originais como de revisão e relatos de caso, no entanto, somente trabalhos originais participarão da premiação;

– O conteúdo, a utilização correta das normas ortográficas e gramaticais do idioma escolhido são de total responsabilidade dos autores;

5 – Serão aceitos até dois resumos por inscrição;

6 – Serão permitidos até 10 autores por resumo;

7 – O resumo deve ser apresentado pelo autor que se inscreveu no evento e submeteu o trabalho. O autor inscrito que irá apresentar o trabalho deve ter seu nome sublinhado no local adequado do arquivo a ser submetido, conforme modelo de resumo disponível para download abaixo. O autor inscrito e que irá apresentar o trabalho não precisa ser necessariamente o autor principal do resumo;

8 – Somente inscritos que pagaram a inscrição terão seu resumo avaliado;

9 – Serão aceitos somente os trabalhos encaminhados via site de inscrição. As informações requeridas deverão ser preenchidas no site e o resumo deverá ser carregado na mesma página do site nos formatos .doc ou .docx de acordo com o modelo de resumo disponível para download abaixo;

10 – O comitê de avaliação irá encaminhar a decisão da avaliação dos resumos (resumo precisa ser corrigido e reenviado, resumo aceito ou resumo não aceito) até o dia 15 de fevereiro de 2024 para o e-mail de contato indicado na submissão;

11 – Somente serão aceitos os trabalhos apresentados no formato do evento, modelo de resumo para download abaixo;

12 – Somente serão avaliados os trabalhos submetidos na extensão .doc ou .docx;

13 – Após a submissão e aprovação do resumo, os autores concordam com a publicação do trabalho nos anais do evento através da revista Biosaúde on-line, respeitando as regras de direitos autorais;

14 – Resumos já publicados, apresentados em outras conferências e/ou que for verificado o indício de plágio não serão aceitos;

15 – Todos os resumos que contenham experimentação animal ou estudo feito com seres humanos devem apresentar na seção de materiais e métodos o número de aprovação em comitê específico. Trabalhos onde se aplicam as legislações pertinentes relacionadas ao tema que não declararem a aprovação em comitê de ética não serão aceitos;

16 – Submetendo o resumo, os autores estão cientes e de acordo com as normas de submissão do evento;

17 – Os trabalhos aceitos serão apresentados pelos autores na modalidade “pôster” no dia 29/02/2024. Observar na programação do evento os horários de colocação de pôsteres e de apresentação;

18 – O autor do melhor resumo, segundo avaliação pelo comitê científico, será premiado com o direito a uma apresentação oral de seu trabalho no dia 01/03/2024 de acordo com a programação do evento. Neste caso, o autor não apresentará em forma de pôster, mas deverá realizar uma apresentação oral de seu trabalho com duração de 20 minutos mais 10 minutos de arguição. O modelo de slides para a apresentação será encaminhado por e-mail para o autor premiado.

Normas para apresentação de pôsteres:

1 – Os autores serão responsáveis pela confecção, instalação e retirada dos pôsteres em área e data indicada pela organização do evento;

2 – O pôster deve possuir tira/corda de sustentação;

3 – Os pôsteres deverão ser confeccionados em tamanho não superior a 90 cm de largura por 120 cm de comprimento; 

4 – Os pôsteres poderão ser confeccionados em português ou inglês de acordo com o modelo para download abaixo;

5 – O pôster deve conter as seções: 

5.1 Título

5.2 Autores e filiações

5.3 Introdução e objetivos

5.4 Materiais e métodos

5.5 Resultados

5.6 Discussão e conclusão

5.7 Agradecimentos (opcional)

5.8 Referências (opcional), no máximo 4

6 – O título, autores e conteúdo do pôster deverão ser os mesmos apresentados no resumo;

7 – O pôster deve ser elaborado de forma a permitir a leitura a uma distância mínima de 1,5 m, com uma boa qualidade de impressão;

8 – As normas para formatação dos pôsteres constam no modelo de pôster disponível para download abaixo; 

9 – Figuras devem ser identificadas como “Figura 1”, “Figura 2” etc. Figuras em blocos devem ser identificadas com “a, b, c, d” no canto inferior esquerdo em cor contrastante ao fundo; todas as figuras e tabelas devem ser citadas no texto; vide modelo de pôster abaixo;

10 – O corpo do texto pode ser organizado em uma ou duas colunas, neste caso estas devem ser separadas por uma distância mínima de 2 cm;

11 – Todo pôster que contenha experimentação animal ou estudo feito com seres humanos deve apresentar na seção de materiais e métodos o número de aprovação em comitê específico;

12 – O apresentador deve permanecer ao lado do pôster durante o período de exposição e avaliação pelo comitê científico do evento, pôsteres desacompanhados não serão avaliados;

13 – Os três melhores pôsteres apresentados dentre todas as categorias serão premiados; 

14 – A classificação dos três melhores trabalhos se dará pela média das notas obtidas durante a avaliação do resumo escrito e das notas obtidas após a apresentação do pôster;

15 – Os três melhores colocados serão premiados ao final do evento pela organização do CIA2024; 

16 – Casos omissos serão avaliados individualmente pelo comitê científico do evento.