Estudantes do CLCH representam a UEL na 6ª edição do Parlamento Universitário
CLCH
atualizado 2 semanas atrás
Gabriel Verissimo dos Santos e Germano Vieira de Almeida , estudantes dos cursos de Letras Português e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foram aprovados na seleção para participar do Parlamento Universitário 2025, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Para Gabriel, a descoberta do projeto partiu de uma mensagem enviada pelo representante do colegiado de letras portugues, em um grupo de whatsapp. Inicialmente, não sentiu interesse pelo programa, até que, incentivado por uma colega, decidiu se inscrever. “Pensou: por que não tentar? O que que custa? Dá para tentar uma experiência nova”, relata Gabriel, que já possui uma trajetória de atuação política dentro da universidade, participando do Colegiado e Órgãos Suplementares da Universidade ligados à graduação.
Germano soube por meio do canal de notícias direcionado pela universidade aos alunos via email (Lista aluno), ele se interessou pela proposta por já atuar em movimentos sociais e políticos. “É uma oportunidade de entender como é o funcionamento do legislativo além também de dialogar com aquilo que aprendo no curso de ciências sociais, um dos pilares é ciências políticas”, afirma germano
Para eles, o processo seletivo foi um desafiador, foram quatro etapas: participação em uma live de treinamento promovida pela Escola do Legislativo, redação com tema surpresa, elaboração de um projeto de lei original com o prazo de 72 horas e, por fim, apresentação e defesa desse projeto perante uma banca avaliadora e os demais candidatos. Germano propôs um projeto que tratava da agroecologia nas escolas estaduais, envolvendo educação ambiental, reutilização da água, energia solar e compostagem. Já Gabriel apresentou um projeto para ampliar a divulgação dos vestibulares das universidades públicas, especialmente em regiões periféricas e com menor acesso à informação.
Após serem selecionados, os estudantes participaram de mentorias com professores de direito da UEL. Com isso, puderam aprimorar e reformular seus projetos de lei para apresentar durante a simulação.
O Parlamento Universitário ocorreu de 17 a 25 de julho. Durante esse período, os estudantes assumiram os papéis de deputados, participaram de sessões, comissões, articulações políticas e votações. “É uma simulação realista: alianças, oposição, formação de blocos partidários, debates acalorados. A gente já começou a se articular com outras universidades desde a lista de convocação”, explicam. O projeto de lei apresentado lá, poderá vir a ser apadrinhado por um deputado e aprimorado podendo virar uma lei.
A ansiedade de nossos alunos era grande, especialmente pela responsabilidade de representar uma das universidades mais bem avaliadas do país. “A responsabilidade é imensa”, pontuam. Lisonjeados pela oportunidade e cheios de expectativas, reforçam que “Não é só disputar cargo ou destaque. Queremos que as pautas que representamos, como educação pública, direitos humanos e meio ambiente, tenham espaço e sejam debatidas de forma séria”.
Eles também incentivam que mais estudantes de cursos diversos participem nas próximas edições.Gabriel, que é suplente, destacou que todos têm espaço e função dentro do processo, independentemente do cargo. “Não existe vergonha em ser suplente. Todos contribuem. No meu caso eu ajudo na parte de revisão gramatical, cada um tem seu papel” afirma.
“Política está em tudo… Mesmo que você ache que não gosta a sua vida é atravessada por decisões políticas. Participar do Parlamento Universitário é uma chance única de entender e transformar isso”, conclui Germano.
Para mais informações sobre a participação da UEL no Parlamento Universitário acesse:https://operobal.uel.br/institucional/2025/07/17/estudantes-representam-a-uel-na-6a-edicao-do-parlamento-universitario/