Ler Para Libertar: Complexo Social da PPPR recebe doação de 384 livros da Universidade Estadual de Londrina

CLCH


atualizado 5 meses atrás


O projeto de Remição pela Leitura, “Ler Para Libertar”, do Complexo Social de londrina, recebeu neste mês de junho uma significativa doação de 384 livros da Universidade Estadual de Londrina (UEL), fortalecendo ainda mais sua missão de promover a reintegração social de apenados com monitoração eletrônica, seja em regime semiaberto harmonizado ou em prisão domiciliar.

A iniciativa baseia-se na leitura mensal de obras literárias, seguida da produção de uma resenha crítica pelas pessoas privadas de liberdade (PPL) participantes. Esse processo estimula a autorreflexão, a expressão de sentimentos, o compartilhamento de experiências e a construção de novos aprendizados, contribuindo para o desenvolvimento pessoal por meio da literatura. Além dos benefícios intelectuais e emocionais, o projeto também possibilita a remição da pena, conforme estabelece o artigo 9º da Lei Estadual nº 17.329/12.

O projeto conta com uma parceria fundamental com a UEL, por meio do Programa de Extensão “Leitura de Literatura Como Direito à Cidadania”. Estudantes universitários do Centro de Letras e Ciências Humanas, sob supervisão de professores da instituição, são responsáveis pelo acompanhamento e pela correção das resenhas, oferecendo uma mediação qualificada entre o leitor e a obra literária. Essa atuação contribui diretamente para a efetivação dos direitos à educação e à cidadania das pessoas em privação de liberdade.

“Essa parceria entre o Complexo Social de Londrina e a UEL é de grande relevância e eficácia para os assistidos atendidos pela PPPR, pois proporciona um importante meio de reinserção social e desenvolvimento do pensamento crítico. A iniciativa estimula o prazer pela leitura e pode até despertar o interesse pela retomada do ensino regular. Além disso, a possibilidade de remição da pena por meio da leitura, com a contabilização das leituras e resenhas como horas de atividades complementares, reforça o caráter educativo e ressocializador da ação”, destacou a coordenadora do Complexo Social de Londrina, Eliane Videira Tacca Francisqueti.

A professora doutora Laura Brandini, diretora do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina, relata que “em 2025, o CLCH acolheu o pedido de doação de livros de literatura endereçado à universidade pelo Complexo Social de Londrina. Todos os anos o CLCH desenvolve uma ação solidária escolhida pelos estudantes que se envolvem na organização da Semana de Recepção aos Ingressantes. A campanha de doação de livros foi abraçada por todos os nossos cursos – História, Filosofia, Ciências Sociais, Letras Português, Letras Espanhol, Letras Francês e Letras Inglês – e recebeu 384 livros, reforçando a biblioteca do Complexo Social de Londrina, onde desenvolve suas atividades, entre elas o Projeto de Extensão do CLCH Leitura Literária como Direito à Cidadania”, explicou.

“Esta ação do CLCH contou com grande adesão entre estudantes e docentes, reafirmando a vocação da universidade como estrutura pública comprometida com a busca de soluções para questões sociais. Também reafirma a parceria da UEL com a Polícia Penal, ambas instituições compromissadas com uma sociedade melhor, mais inclusiva e justa. Foi um prazer colaborar com o Complexo Social de Londrina por meio desta campanha, uma dentre tantas ações que as duas instituições executam juntas”, completou Laura Brandini.

A entrega dos 384 exemplares representa não apenas um reforço material às atividades do projeto, mas também um gesto simbólico de compromisso com a dignidade humana, a inclusão social e a transformação pessoal por meio da leitura. A ampliação do acervo favorece a diversidade de títulos e de experiências disponíveis aos participantes, enriquecendo o processo formativo.

Com essa parceria, o projeto Ler Para Libertar reafirma sua importância enquanto política pública de educação e justiça social, demonstrando que o acesso à leitura é um instrumento potente de liberdade interior e uma via concreta para a reconstrução de trajetórias de vida em sociedade.

REFERÊNCIAS:

Ler Para Libertar: Complexo Social da PPPR recebe doação de 384 livros da Universidade Estadual de Londrina. DEPPEN,2025 Disponível em:<https://www.deppen.pr.gov.br/Noticia/Ler-Para-Libertar-Complexo-Social-da-PPPR-recebe-doacao-de-384-livros-da-Universidade>. Acesso em: 08 jul. 2025.

Leia também

Conselho Universitário aprovou por unanimidade o relatório final da Comissão da Verdade da UEL

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) viveu um momento histórico na última sexta-feira (3 de Outubro), quando o Conselho Universitário aprovou por unanimidade o relatório final da Comissão da Verdade da UEL — um documento de quase 500 páginas que registra violações de direitos humanos sofridas por membros da comunidade acadêmica durante a ditadura militar […]


edital de seleção 2026 do Curso de Especialização em Religiões e Religiosidades


Estudantes do CLCH representam a UEL na 6ª edição do Parlamento Universitário

Gabriel Verissimo dos Santos e Germano Vieira de Almeida , estudantes dos cursos de Letras Português e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foram aprovados na seleção para participar do Parlamento Universitário 2025, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).  Para Gabriel, a descoberta do projeto partiu de uma mensagem enviada pelo representante […]


O QUE O TEMPO NÃO LEVOU – 10 ANOS DAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS

No dia 23/07, quarta-feira, às 19h15, receberemos Paulo Arantes (professor aposentado Sênior do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP)) e ex-secundaristas de 2015, Douglas Oliveira (professor de Geografia da rede pública estadual do Paraná/PR), Ingrid Fernandes (comunicadora e especialista em tecnologia/SP) e João Seixas (professor de História da rede municipal de São […]