AULA INAUGURAL CLCH
CLCH
atualizado 1 mês atrás

Fabiana Komesu (UNESP)
Com base em pressupostos dos estudos de letramentos, propõe-se estudar práticas sociais de leitura e escrita que se constituem pelo encontro entre a especialização acadêmica e científica e o que é produzido em redes sociais digitais e outros canais de popularização das ciências, considerando-se o uso cada vez mais frequente de tecnologias. Parte-se de uma conjuntura de mundialização que atinge diversos países, dentre eles, o Brasil, segundo a qual o uso de tecnologias é demanda presente em práticas sociais letradas em diferentes contextos (escolar, acadêmico e ainda informal e não formal), ao mesmo tempo em que há fortalecimento de negacionismo científico, com disseminação de crenças falsas ou enganosas. Busca-se investigar em documentos oficiais e institucionais que abordam educação científica, notadamente com uso de tecnologias digitais, (contradições em) abordagens e orientações teórico-conceituais e metodológicas no enfrentamento da desinformação e das fake news. Interessa a este trabalho problematizar os desafios impostos a professores em formação e em serviço, num cenário reconhecidamente marcado por uso de inteligências artificiais generativas. Este trabalho está vinculado a projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, Programa CAPES-COFECUB e CNPq/Universal.