VI Encontro de Professores de Inglês para Crianças & V Seminário de Avaliação de Línguas Estrangeiras para crianças

CLCH


atualizado 2 anos atrás


Nos dias 29 e 30 de setembro, no Anfiteatro Maior do CLCH, aconteceu o evento direcionado a professores em serviço, graduandos de licenciaturas, pesquisadores e formadores de professores interessados no contexto de ensino de línguas estrangeiras para crianças. O objetivo foi promover a interação e o intercâmbio de conhecimentos entre professores, professoras, pesquisadores e pesquisadoras da área de ensino de línguas adicionais com foco no contexto de ensino no primeiro ciclo da educação básica. Além disso, buscou-se articular ensino, pesquisa e extensão com as demandas atuais relativas a esse contexto. 

O VI EPIC contou com a seguinte programação:

SEXTA-FEIRA – 29/09/2023

08h00 | Credenciamento e retirada de material

08h45 | Cerimônia de Abertura

09h15 às 10h15 | Palestra de Abertura com Profa. Dra. Mariana Merlo (UFES) – “Repensando o ensino de línguas estrangeiras para crianças: perspectivas decoloniais autoetnografadas”

10h15 às 10h45 | Coffee break

10h45 às 12h00 | Painel de Teses e Dissertações sobre Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças

12h00 às 13h30 | Almoço

13h30 às 15h00 | Apresentações de trabalhos: Comunicações individuais e Sessão de socialização de práticas docentes

15h00 às 15h30 | Coffee break

15h30 às 17h30 | Workshops

  • Workshop 1: “Storytelling na educação linguística com crianças: estratégias e práticas para utilizar a literatura em sala de aula” (Gabrielli Magiolo e Jaqueline Ferreira de Brito Toneli)
  • Workshop 2: “Avaliando crianças aprendizes de línguas adicionais” (Isadora Teixeira de Moraes e Thais Rossafa Tavares Balbino)
  • Workshop 3: “Ações pedagógicas transdisciplinares: caminhos para a inclusão na educação linguística com crianças” (Rafael Gomes e Otto Ferreira)
  • Workshop 4: “O papel da ludicidade no ensino de inglês: refletindo sobre estratégias, recriando possibilidades” (Tatiana Barbosa Bento, Denise da Silva Nascimento, Marcia Yoshiko Buto, Renata Santos Francisco)

19h00 |  Palestra com Prof. Dr. Gledson Batista (UEM) e Profa. Dra. Isadora Moraes (UEL) – “Preparando os alunos para o mundo lá fora: orientações teórico-práticas sobre avaliação para professores de línguas adicionais para crianças” 

SÁBADO – 30/09/2023

08h30 | Credenciamento e retirada de material

09h00 às 10h30 | Mesa-redonda: “Praxiologias colaborativas na educação linguística (em línguas adicionais) com crianças” (Juliana R. A. Tonelli – UEL, Claudia J. Kawachi-Furlan – UFES, Giuliana Brossi – UEG, Helena V. Selbach – UFPel, Gabrielli Magiolo – UEL)

10h30 às 11h00 | Coffee break

11h00 às 12h30 | Apresentações de trabalhos: Comunicações individuais e Sessão de socialização de práticas docentes

12h30 às 14h00 | Almoço

14h00 às 16h00 | Workshops

  • Workshop 1: “Storytelling na educação linguística com crianças: estratégias e práticas para utilizar a literatura em sala de aula” (Gabrielli Magiolo e Jaqueline Ferreira de Brito Toneli)
  • Workshop 2: “Avaliando crianças aprendizes de línguas adicionais” (Isadora Teixeira de Moraes e Thais Rossafa Tavares Balbino)
  • Workshop 3: “Ações pedagógicas transdisciplinares: caminhos para a inclusão na educação linguística com crianças” (Rafael Gomes e Otto Ferreira)
  • Workshop 4: “Práticas pedagógicas na educação linguística intercultural” (Elisângela Monteiro Coimbra, Luciana Barbosa Dogini, Sérgio Augusto Corsini dos Santos, Thalita Wanderley Queiroz Rios)

16h00 às 16h30 | Coffee break

16h30 às 17h30 |  Palestra de encerramento com Prof. Dra. Juliana R. A. Tonelli – “Ensinar línguas e educar por meio delas: resgatando motivos, revisitando intenções e reorientando o futuro”

17h30 | Sorteio de brindes

Confira alguns momentos do VI EPIC:

Cerimônia de Abertura do IV Encontro de Professores de Inglês para Crianças e V Seminário de Avaliação de Línguas Estrangeiras para Crianças

Palestra de abertura com Profa. Dra. Mariana Merlo (UFES)

Para mais informações, consulte o VI EPIC na íntegra.

Leia também