Trilhas literárias na pesquisa e no ensino: dez anos de PROFLETRAS-UEL

CLCH

atualizado 9 meses atrás

A obra Trilhas literárias na pesquisa  e  no ensino: dez anos de Profletras – UEL, reúne pesquisas sobre as potencialidades da literatura na formação leitora e apresenta práticas de letramento literário no Ensino Fundamental. Todas são fruto de um percurso de dez anos de pesquisas desenvolvidas no Profletras – UEL e que os autores desejam partilhar com os leitores, pois é a partilha que pode abrir novos horizontes para a formação docente continuada e a construção do leitor literário na escola.

A coletânea, tendo como organizadores os professores Adilson dos Santos, Sheila Oliveira Lima e Sonia Pascolati, traz duas seções: uma de perfil teórico e outra reunindo nove Unidades Didáticas recortadas de dissertações concluídas ou em andamento no Programa. A primeira seção traz três capítulos elaborados por docentes do Profletras – UEL, enquanto, a segunda seção, oferece proposições didáticas que, tendo como centro o objeto literário, lançam mão de diferentes estratégias para aproximar o jovem em formação da leitura de literatura.

A sequência das Unidades parte de clássicos literários, passa por obras de autores contemporâneos, alcançando também a necessária divulgação e valorização da literatura indígena e suas matrizes orais. Nas atividades propostas, diversos gêneros literários estão contemplados como o conto, a novela, o romance, assim como o diálogo entre diferentes gêneros textuais e seus suportes. No livro, são previstos também recursos como a intertextualidade e o letramento visual, e estratégias de ensino como a pesquisa sobre  autores, obras e outras informações e atividades de expansão da leitura.

Os autores convidam professoras e professores a interagirem com essas propostas de formação de leitores literários, modificando-as em consonância com sua própria realidade de ensino-aprendizagem, sempre na esperança de que possam trilhar juntos novos caminhos no trabalho com a literatura, na escola e fora dela.

Disponível para download no site da editora Pedro & João.