PRODUÇÃO DE VESTUÁRIO PARA A SUSTENTABILIDADE POR MEIO DO OPEN DESIGN, FABRICAÇÃO DIGITAL E PRODUÇÃO DISTRIBUÍDA: COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS

CECA

atualizado 2 anos atrás

A estudante Fernanda de Oliveira Massi, formanda em Design de Moda na UEL, é uma das vencedoras do Prêmio Bom Design 2022. A premiação foi criada em 1987 e sofreu interrupção em 1996. Foi retomada em 2009 e é concedida anualmente pela Associação das Empresas e Profissionais de Design do Paraná (ProDesign>pr) e pelo Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Design do Paraná. O anúncio foi feito nesta segunda (28), em cerimônia realizada em São Paulo.

O Bom Design tem o objetivo de conferir prestígio e visibilidade aos melhores trabalhos de conclusão de curso ou equivalentes do sul do Brasil, do ponto de vista dos profissionais atuantes no mercado e promover um espaço de discussão entre as práticas profissionais e as instituições de ensino de Design.

Orientada pelas professoras Suzana Barreto Martins e Iana Uliana Perez (UNESP), Fernanda venceu com seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “Produção de vestuário para a sustentabilidade por meio do Open Design, fabricação digital e produção distribuída: competências necessárias”. Obteve o primeiro lugar na categoria Desgin Teórico.

Segundo a professora Suzana, o estudo vem sendo construído há anos, desde que a estudante se tornou bolsista, em 2019. Ela extrapolou o conteúdo do curso na UEL e visitou laboratórios em Curitiba e São Paulo para saber mais sobre a fabricação digital (impressões em 3D) e validar as competências necessárias. Como trabalho teórico-prático, também produziu peças e acessórios.

Não é a primeira vez que o curso de Design de Moda da UEL recebe este prêmio. Em 2021, por exemplo, foram três trabalhos premiados.