451 – Política e Gestão da Educação
Nível: Especialização
OFERTADO PARA 2022 – Turma cancelada por não atingir o numero minimo de inscritos
Público Alvo
Poderão candidatar-se ao curso portadores de diploma de curso superior licenciados em Pedagogia.
Aulas: | Às 3ªˢ e 5ªˢ feiras – (período noturno). |
Horário: | Das 19 às 23 horas |
Local das aulas: | 684 |
E-mail: | spg.latosensu@uel.br |
Evento | Período |
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Publicação do Edital de Abertura de Inscrição – via internet | Dia 02/05/2022 |
Período de Inscrição – somente via internet | De 18/05/2022 a 30/06/2022 |
Período de entrega Documentos para Seleção (Via e-mail – spg.latosensu@uel.br) | De 18/05/2022 a 30/06/2022 |
Período de Seleção | De 04/07/2022 a 07/07/2022 |
Resultado da seleção/ convocação para matrícula – via internet – (PROPPG após 17h/) | De 26/07/2022 – Turma cancelada |
Período de Matrícula via internet – (consultar Manual) | De 28/07/2022 a 02/08/2022 – Turma cancelada |
Período de entrega Documentos para Matrícula – (SPG/CECA das 14h30 às 17h30) | De 28/07/2022 a 02/08/2022 – Turma cancelada |
Havendo Suplente – Período de Matrícula, caso convocado | De 03 e 04/08/2022 – Turma cancelada |
Início das Aulas | (Consultar Quadro de Horário) |
2EDU634 – Políticas Públicas e Educação – 2Cr – 30h Pressupostos teóricos do Estado liberal, neoliberal e terceira via. Avaliação de políticas públicas para a educação. |
2EDU635 – Pesquisa em Educação – 2Cr – 30h A metodologia da pesquisa em educação. |
2EDU636 – Direito à Educação – 2Cr – 30h O direito à educação da criança, do adolescente, do jovem e do idoso a partir da Constituição Federal de 1988. |
2EDU637 – Fundamentos da Gestão Educacional – 2Cr – 30h Principais teorias que embasam a gestão formal e não formal. Gestão Democrática: instâncias colegiadas do sistema educacional. |
2EDU638 – Financiamento da Educação – 2Cr – 30h Fundamentos legais, conceituais e regime de colaboração. Principais programas de transferência de recursos dos governos federal e estadual em vigência. |
2EDU639 – Transformações no Mundo do Trabalho e Educação – 2Cr – 30h Fundamentos ontológicos e históricos da relação trabalho e educação, Impacto das mudanças no mundo do trabalho e a educação. A educação dos trabalhadores. As mudanças no mundo do trabalho e as implicações para a organização e gestão. |
EIXO II: Fundamentos teórico-metodológicos das práticas educativas. |
2EDU640 – Organização Pedagógica dos Processos Educativos – 2Cr – 30h A organização do trabalho pedagógico nas instituições educativas. |
2EDU641 – Gestão dos Processos Avaliativos na Educação Formal e Não Formal – 2Cr – 30h A avaliação como processo inerente à atividade humana intencional. Especificidade da avaliação em espaços de educação formal e não formal: características, procedimentos e instrumentos. O papel do gestor na implantação e coordenação de processos avaliativos institucionais formais e não formais. |
2EDU642 – Mediação Pedagógica – 2Cr – 30h Acompanhamento e intervenção pelo pedagogo no trabalho dos agentes do processo formativo e, intervenção junto aos sujeitos em formação (trabalho de campo). |
2EDU643 – Mediações com a Comunidade e a Rede de Serviços Intersetoriais – 2Cr – 30h A relação das instituições educativas com a comunidade e a rede de serviços intersetoriais |
2EDU644 – Mediação com a Família A relação das instituições educativas com a família. |
EIXO III: Dimensões articuladoras. |
2EDU645 – Seminários Integradores – 2Cr – 30h Articulação dos conhecimentos e temas que integram os diferentes eixos. |
2EDU646 – Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação. |
Horário das aulas turma 2022/2
Calendário das atividades dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
- Ficha de inscrição preenchida – disponível em: Inscrições via Web
- Apresentar comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais);
- Cópia do histórico escolar de graduação;
- Currículum Plataforma Lattes – documentado;
- Fotocópia do C.P.F.;
- Fotocópia da Cédula de Identidade (RG); (não será aceito CNH)
- Fotocópia do Certificado de Reservista;
- Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Fotocópia autenticada* do Diploma do curso de Graduação;
- Candidatos Estrangeiros deverão apresentar cópia do passaporte com visto de permanência no país, cópias autenticadas do diploma de graduação e tradução do mesmo, por órgão oficial.
Na confirmação de matrícula o candidato recebe dois e-mails: Um com a senha e o número de matrícula, e outro com a informação da confirmação da matrícula.
E-mail 1
Quando o candidato recebe este primeiro e-mail com uma senha e o número de matrícula, ele precisa acessar novamente no portal do estudante com os dados recebidos, ir em confirmar matrícula, e seguir o processo até o final, sempre salvando o progresso. Depois de completado corretamente o processo, o candidato receberá o segundo e-mail
E-mail 2
Neste segundo e-mail consta a informação da confirmação da matrícula, caso não receba o segundo e-mail, sua matrícula não estará confirmada.
Neste caso, telefonar, ainda dentro do período de matricula no horário das 14h30 às 17h30, para (43) 3371-4665 que a Secretaria de Pós/CECA dará apoio necessário.
**Após o período de matrícula o candidato não conseguirá mais concluir a matrícula.**
Seção de Pós-Graduação, Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA – Campus Universitário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (43) 3371-4665.
Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid – Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR
Critério para Seleção:
- Análise de Curriculum lattes documentado;
- Análise do pré projeto com intenção de estudo, contendo: título, tema, justificativa, problema do estudo, objetivos (geral e específicos), referencial teórico, metodologia, referências bibliográficas – máxio 10 páginas / coerência com a linha Estado, Política e Gestão da Educação do Departamento de Educação.
Divulgação do Edital de Resultado e Convocação para Matrícula:
28/07/2022
Período de Matrícula:
28/07 a 02/2022
Matrícula dos Candidatos Aprovados: (Consulte o MANUAL)
- A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.
O atendimento da Secretaria de Pós/CECA é de: segunda a sexta-feira das 14h30 às 17h30. |
- Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.
- O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.
Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega da monografia:
- Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de Artigos;
- Antes da entrega da Monografia, o aluno deverá comparecer a Secretaria de Pós/CECA e solicitar a “Análise Curricular” para saber se está APTO ou NÃO para conclusão do curso, caso não esteja APTO, o aluno deverá regularizar sua situação e só depois entregar a Monografia, que deve aconteça dentro do prazo do Calendário. Obs.: A Secretaria de Pós/CECA não receberá Monografias em que a situação do aluno na “Análise Curricular” não esteja Apto.
- CRÉDITOS – obrigatórios a serem cumpridos para conclusão do curso.
Documentos a serem enviados | |
MONOGRAFIA Para homologação, o aluno deverá entregar conforme calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 50 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação. Seráa aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete). Obs.: os exemplarese deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Gradução do CECA. Consultar a cordenação | Formulário de Indicação de Banca, preenchido por completo, de forma legível, sem abreviaturas e assinado pela Orientação 03 (Três) exemplares separados, em espiral CD em PDF, quando exigido pelo Curso. |
REFORMULAÇÃO Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da monografia reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final. | 03 (Três) exemplares separados, em espiral |
VERSÃO FINAL – após aprovação, obtendo média igual ou superior a 9,0. | 01 Exemplar em Capa Dura para envio à Biblioteca Central/UEL. |
Passos para Deferimento da Matrícula | ||
PRORROGAÇÃO (valor da taxa para solicitação R$84,00) | O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo. A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG); A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da MONOGRAFIA dentro do prazo final de seu curso | Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequencia será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação. Na Prorrogação, o estudante após depositar sua Monografia na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral |
REINGRESSO (Valor da taxa para solicitação R$17,00) | O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão da Monografia, enquanto não houver reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento. Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão da Monografia. O Reingresso é solicitado através do formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola no Setor de Protocolo da UEL – SAUEL. | O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula. No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera |
- Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG – Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeir
- Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).
- Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).
A PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL tem atendimento à comunidade nos seguintes horários: das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira. |