451 – Política e Gestão da Educação

Nível: Especialização

Inscrições encerradas para turma 2023/2

Edital de Resultado 2023/2

Retificação do Edital 2023/2


Público Alvo

Poderão candidatar-se ao curso portadores de diploma de curso superior licenciados em Pedagogia.


Aulas:Às Terças e Quintas-feiras – (período noturno).
Horário:Das 19 às 23 horas
Local das aulas:a definir
E-mail:spg.latosensu@uel.br


ProcedimentosDatas
Período para Requerimento de Isenção do preço público de inscrição: Justiça Eleitoral e Doação de Sangue03 a 05/05/2023
Resultado dos pedidos de isenção: Justiça Eleitoral e Doação de Sangue09/05/2023
Período de Recurso ao resultado da isenção: Justiça do Eleitoral e Doação de Sangue10/05/2023
Resultado do Recurso: isenção – Justiça do Eleitoral e Doação de Sangue12/05/2023
Período de Inscrição16/05 a 30/06/2023 ENCERRADAS
Período de envio de documentos, para homologação da inscrição – via e-mail: spg.latosensu@uel.br16/05 a 30/06/2023
Período de Seleção03/07 a 14/07/2023
Divulgação do Edital de Resultado e Convocação para Matrícula19/07/2023
Período de Matrícula24 a 27/07/2023
Período de envio de documentos – Deverá ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação do CECA no período vespertino ou enviado via SEDEX – para Confirmação da matrícula24/07 a 27/07/2023

Atenção: O/A candidato/a deverá acompanhar os atos relativos ao processo de seleção disponíveis na página do Curso (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/), obrigando-se a atender aos prazos e às condições estabelecidas no presente edital e àqueles que vierem a ser divulgados durante a execução da seleção.

Isenção – Lei 19.196 – 26 de outubro 2017, Justiça Eleitoral do Paraná – eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestarem serviços no período eleitoral.

Haverá isenção do valor total do preço público de inscrição para eleitores/as convocados/as e nomeados/as pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestaram serviços no período eleitoral visando à preparação, execução e apuração de eleições oficiais, plebiscitos ou referendos em dois eventos eleitorais consecutivos ou não, válido por um período de 2 (dois) anos, conforme
Lei 19196- 26 de outubro 2017;

O/a requerente deverá preencher, digitalmente, o Requerimento de Isenção disponível em http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/mais/formularios.php, informando o nome do curso que pretende se inscrever, juntamente com a cópia da comprovação do serviço prestado, expedido pela Justiça Eleitoral, encaminhar no período de 03 a 05 de maio de 2023 para o e-mail pospogeed@uel.br, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Política e Gestão da Educação. (Exemplo: Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Política e Gestão da Educação);

O/a requerente com pedido de isenção deferido ou indeferido será comunicado até dia 09 de maio de 2023, pela página do curso (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/)

O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço
público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 8h às 23h59min do dia 10 de maio de 2023, enviando e-mail para pospogeed@uel.br. O requerimento deverá apresentar justificativa circunstanciada para fundamentar a interposição do recurso e informar o item, alínea e/ou inciso do Edital em que se baseia a interposição.

O resultado da análise de eventuais recursos apresentados será divulgado na página do curso (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/) a partir das 17h do dia 12 de maio 2023.

O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público
de inscrição for deferido deverá se inscrever no endereço eletrônico
http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos.php, em Inscrições/Programas/Cursos, no período de 16 de maio a 30 de junho de 2023.

O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público
de inscrição for indeferido deverá, para efetivar sua inscrição na Seleção Pública, acessar o endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos.php, em Inscrições/Programas/Cursos, no período de 16 de maio a 30 de junho de 2023, preencher Formulário de Inscrição, imprimir o boleto bancário e recolher do valor do preço público de inscrição, conforme instrução no boleto e horário compatível com as Intuições Financeiras.

IMPORTANTE:
Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização em Política e gestão da Educação) para o qual está requerendo a isenção.

Não esquecer de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Política e Gestão da Educação; Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta ou fora do prazo estabelecido neste Edital.

Isenção – Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017 (Doador de sangue a órgão oficial de saúde ou à entidade credenciada pela União, Estado ou Município).

Haverá isenção do valor total da taxa de inscrição para doadores de sangue realizado em órgão oficial ou à entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, conforme Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017.

O/a requerente deverá preencher, digitalmente, o Requerimento de Isenção disponível em
http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/mais/formularios.php informando o nome do Curso que pretende se inscrever, juntamente com documento comprovando que realizou duas doações dentro do período de doze meses anterior à data de publicação desde edital, emitida por órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, encaminhar no período de 03 a 05 de maio de 2023 para o e-mail pospogeed@uel.br, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Política e Gestão da Educação. (Exemplo: Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Política e Gestão da Educação);

O/a requerente com pedido de isenção deferido ou indeferido será comunicado até dia 09 de maio de 2023, pela página do curso (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/)

O/A requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 8h às 23h59min do dia 10 de maio de 2023, enviando e-mail para pospogeed@uel.br. O requerimento deverá apresentar justificativa circunstanciada para fundamentar a interposição do recurso e informar o item, alínea e/ou inciso do Edital em que se baseia a interposição

O resultado da análise de eventuais recursos apresentados será divulgado na página do Curso (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/) a partir das 17h do dia 12 de maio 2023

O requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de
inscrição for deferido deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos.php, em Inscrições/Programas/Cursos, no período de 16 de maio a 30 de junho de 2023.

IMPORTANTE:
Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização em Políticas e Gestão da Educação) para o qual está requerendo a isenção.

Não esquecer de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Políticas e Gestão da Educação”;

Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta, ilegível ou fora do prazo estabelecido neste Edital.

Os documentos deverão ser encaminhados via e-mail para o endereço spg.latosensu@uel.br, conforme cronograma – item 1 do Edital A documentação deve estar completa, caso contrário, o/a candidato/a será automaticamente excluído do processo seletivo.

O e-mail deverá ser identificado com o assunto “Inscrições Especialização – NOME DO/A CANDIDATO/A”. (Exemplo: Inscrições Especialização em Especialização em Políticas e Gestão da Educação – nome do aluno)


Não haverá entrega física de documentação. O envio será exclusivamente via email, para o endereço indicado. Obrigatoriamente, a documentação exigida deverá ser dividida em arquivos digitalizados no formato PDF, não podendo ultrapassar 8MB em cada arquivo.


Documentações de inscrições recebidas no e-mail após o horário indicado serão indeferidas. Portanto, verifique a configuração de seu e-mail e faça o ajuste para o horário de Brasília.


Não nos responsabilizaremos por quaisquer problemas de ordem técnica que acarretem o envio fora do prazo estabelecido no presente Edital.

Não serão aceitos arquivos compartilhados em Google Drive ou compactados, apenas anexados ao e-mail e em formato PDF.

Os documentos serão encaminhados via e-mail para o endereço spg.latosensu@uel.br. A documentação deve estar completa, caso contrário, o/a candidato/a será automaticamente excluído do processo seletivo.

a) ficha de inscrição preenchida, que está disponível em: http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programascursos/inscricoes-por-nivel.php;

b) comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras;

c) fotocópia da Cédula de Identidade – Obrigatório o RG para fins acadêmicos;

d) fotocópia do C.P.F.: quando na Cédula de Identidade não constar o nº do CPF, fica obrigatória a apresentação de cópia legível do mesmo ou Comprovante de Situação cadastral no CPF, retirado do site da Receita Federal: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp;

e) Documento Militar (M), para os que possuem até 45 anos de idade;

f) Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso, sem tarja nem dobras)

g) cópia do histórico escolar da Graduação;

h) cópia frente e verso do diploma do curso de Graduação (autenticada para aqueles emitidos por outras Instituições de Ensino Superior). Caso o candidato ainda não possua o diploma, deverá apresentar documento de colação de grau. Caso ainda esteja cursando a graduação, deverá apresentar atestado que demonstre estar matriculado no último ano/semestre de graduação e término previsto até o início do período letivo (07/08/2023);

i) currículo documentado (dos últimos 5 anos);

j) Carta de Intenção (A Carta de Intenção é compreendida por um texto que relate brevemente as intenções para a realização do curso de especialização, vínculo profissional e ou educacional. Experiências diversas (educativas, gestão, pesquisa) no campo da educação formal e não formal).

Candidatos estrangeiros deverão apresentar: 1. cópia do passaporte; 2. cópia
autenticada do diploma de graduação (idioma de origem); 3. cópia autenticada
da tradução juramentada do diploma de graduação; 4. cópia autenticada da
Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem); 5. cópia autenticada
da tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento; 6. cópia do
CPF; 7. visto de permanência no país, atualizado.


Atenção: O/a candidato/a que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aprovado no processo seletivo, deverá apresentar, no ato da matrícula, documento comprobatório no qual a data (dia/mês/ano) de conclusão do curso de Graduação seja anterior ao início do período letivo (07/08/2023), sem o qual não poderá efetuar a matrícula e perderá o direito à vaga, sem restituição do valor do preço público referente à inscrição. E ainda, realizar a entrega da cópia autenticada do Diploma de Graduação, tão logo ingresse no Curso de Especialização.

Não haverá entrega presencial de documentação para inscrição.

O envio da documentação é exclusivamente via e-mail para o endereço spg.latosensu@uel.br
Atenção: O/a candidato/a que enviar documentação incompleta será automaticamente excluído do processo. Em caso de desistência do processo seletivo ou em qualquer outra situação, não será devolvido o valor referente ao preço público de inscrição.

A seleção dos candidatos será de responsabilidade da Comissão Coordenadora do Curso, ou de Comissão de Seleção por ela designada.

  • A seleção será por meio da pontuação da análise de currículo documentado (dos últimos 5 anos).
  • Análise da Carta de Intenção.

Especialização em Política e Gestão da Educação: mínimo 10 e máximo 30 Vagas.

Às terças e quintas-feiras (período noturno).

Os candidatos aprovados e classificados serão convocados para a efetivação de matrícula por meio de Edital publicado pela Coordenação do Curso no site ttps://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação no site http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/resultados.php , a partir das 17h do dia 19 de julho de 2023.

O candidato que não concordar com o resultado do processo de seleção terá o prazo de 2 (dois) dias úteis, a partir da data de sua divulgação, para a interposição de recurso. A solicitação deverá ser dirigida ao(a) Coordenador(a) do Curso de Pós-Graduação, via e-mail: pospogeed@uel.br
Os recursos interpostos fora de prazo não serão admitidos, nem analisados quanto ao mérito. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados e as respostas aos recursos interpostos serão encaminhadas ao requerente via email, pela Coordenação do Curso de Especialização em Política e Gestão da Educação.

Os casos omissos neste edital serão analisados pela Comissão Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Política e Gestão da Educação da UEL.



EIXO I: Fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos e educativos.

2EDU634 – Políticas Públicas e Educação – 2Cr – 30h
Pressupostos teóricos do Estado liberal, neoliberal e terceira via e políticas públicas brasileira contemporâneas com ênfase à educação formal e não formal.
2EDU635 – Pesquisa em Educação – 2Cr – 30h
A metodologia da pesquisa em educação.
2EDU636 – Direito à Educação – 2Cr – 30h
O direito à educação da criança, do adolescente, do jovem e do idoso a partir da Constituição Federal de 1988.
2EDU637 – Fundamentos da Gestão Educacional – 2Cr – 30h
Principais teorias que embasam a gestão formal e não formal. Gestão Democrática: instâncias colegiadas do sistema educacional.
2EDU638 – Financiamento da Educação – 2Cr – 30h
Fundamentos legais, conceituais e regime de colaboração. Principais programas de transferência de recursos dos governos federal e estadual em vigência.
2EDU639 – Transformações no Mundo do Trabalho e Educação – 2Cr – 30h
Fundamentos ontológicos e históricos da relação trabalho e educação. Impacto das mudanças no mundo do trabalho e a educação. A educação dos trabalhadores. As mudanças no mundo do trabalho e as implicações para a organização e gestão.

EIXO II: Fundamentos teórico-metodológicos das práticas educativas.

2EDU640 – Organização Pedagógica dos Processos Educativos – 2Cr – 30h
A organização do trabalho pedagógico nas instituições educativas.
2EDU641 – Gestão dos Processos Avaliativos na Educação Formal e Não Formal – 2Cr – 30h
A avaliação como processo inerente à atividade humana intencional. Especificidade da avaliação em espaços de educação formal e não formal: características, procedimentos e instrumentos. O papel do gestor na implantação e coordenação de processos avaliativos institucionais formais e não formais.
2EDU642 – Mediação Pedagógica – 2Cr – 30h
Acompanhamento e intervenção pelo pedagogo no trabalho dos agentes do processo formativo e, intervenção junto aos sujeitos em formação.
2EDU643 – Mediações com a Comunidade e a Rede de Serviços Intersetoriais – 2Cr – 30h
A relação das instituições educativas com a comunidade e a rede de serviços intersetoriais.
2EDU644 – Mediação com a Família
A relação das instituições educativas com a família.

EIXO III: Dimensões articuladoras.

2EDU645 – Seminários Integradores – 2Cr – 30h
Articulação dos conhecimentos e temas que integram os diferentes eixos.
2EDU646 – Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação.
Construção de artigo científico.

Observação: Conforme programa, consta apresentação pública do artigo científico.



O atendimento da Secretaria de Pós/CECA é de: segunda a sexta-feira das 14h30 às 17h30.



Utilizados pelos DISCENTESMonografia/Artigo
Declaração de Autoria – Monografia (TCCPG)
Boletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas
Requerimento Geral
Formulário de Solicitação de Créditos Escolares
Utilizados pelos DOCENTESCadastro de Professor – Convidado
Indicador de Banca – Avaliação Final
Indicador de Orientadores/Alunos
Indicadores para Avaliação de Monografias
Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos
Oferta de Nova Turma
Quadro de Horário
Recibo de Táxi
Relatório Técnico de Viagens
Solicitação de Diárias


  • Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.
  • O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.


Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega do trabalho de conclusão de curso:

  1. Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de Artigos;
  2. Antes da entrega do trabalho de conclusão de curso, o aluno deverá comparecer a Secretaria de Pós/CECA e solicitar a “Análise Curricular” para saber se está APTO ou NÃO para conclusão do curso, caso não esteja APTO, o aluno deverá regularizar sua situação e só depois entregar o trabalho de conclusão de curso, que deve acontecer dentro do prazo do Calendário. Obs.: A Secretaria de Pós/CECA não receberá o trabalho de conclusão de curso em que a situação do aluno na “Análise Curricular” não esteja Apto.
  3. CRÉDITOS – obrigatórios a serem cumpridos para conclusão do curso.

Documentos a serem enviados
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para homologação, o aluno deverá entregar conforme calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 50 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação. Será aprovado no trabalho de conclusão de curso, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete). Obs.: os exemplares e deverão ser entregues na Secretaria de Pós-graduação do CECA.
Consultar a coordenação
Formulário de Indicação de Banca, preenchido por completo, de forma legível, sem abreviaturas e assinado pela Orientação

03 (Três) exemplares separados, em espiral

CD em PDF, quando exigido pelo Curso.
REFORMULAÇÃO

Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação do trabalho de conclusão de curso, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento do trabalho de conclusão de curso reformulado, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.
03 (Três) exemplares separados, em espiral
VERSÃO FINAL – após aprovação, obtendo média igual ou superior a 7,0.Em arquivo digital no formato PDF para o e-mail: pospogeed@uel.br.


Passos para Deferimento da Matrícula
PRORROGAÇÃO
(valor da taxa para solicitação R$84,00)
O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo.


A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG);


A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão do trabalho de conclusão de curso dentro do prazo final de seu curso
Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequência será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação.

Na Prorrogação, o estudante após depositar seu artigo científico na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral
REINGRESSO
(Valor da taxa para solicitação R$17,00)
O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão do trabalho de conclusão de curso, enquanto não houver reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento.


Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão do trabalho de conclusão de curso.


O Reingresso é solicitado através do formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola no Setor de Protocolo da UEL – SAUEL.
O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.


No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera


  • Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG – Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeir
  • Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).
  • Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).


A PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL tem atendimento à comunidade nos seguintes horários: das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.