CARTOGRAFIAS AFETIVAS Da vista bela às belas vistas

CECA


atualizado 2 anos atrás


A exposição acontece na galeria de arte do CECA, entre os dias 08/11/2022 e 11/11/2022.

Que coisas existem para serem vistas no caminho de casa para a escola? Que seres, pessoas e objetos compõem as nossas paisagens cotidianas? O que vemos hoje é o mesmo que vimos ontem? Conseguimos mapear tudo o que a vista alcança? Estas perguntas nos moveram a observar com mais atenção os trajetos cotidianos. A ver com outros olhos e lentes. A perceber aquilo que de tão conhecido, acaba por se tonar invisível.

Durante cerca de dois meses, um grupo de estudantes produziu desenhos e fotografias do espaço compreendido entre a casa e a Escola Estadual Vista Bela, localizada no bairro de mesmo nome, em Londrina- Pr. Com grande alegria vimos um grande mapa impresso em preto e branco transformar-se em uma cartografia colorida e cheia de vida: ruas com nomes engraçados, as conhecidas torres de energia, as residências organizadas por quadras, a escola, igrejas e o comércio. Circulando pelas vias e jardins, famílias de porquinhos, cavalos, algumas vacas e muitos cachorros. Algumas mensagens contendo fragmentos de poesia e letras de músicas ajudam a pensar o espaço como lugar de fala, de escuta e de acolhimento.

Algumas fotografias se transformaram em cianotipias e, posteriormente, em postais trocados com estudantes do Colégio Estadual Marcelino Champagnat. Nas imagens captadas por estes estudantes, vemos árvores frondosas, tapetes de flores, o espaço escolar e o seu entorno e vimos ainda a imponente torre do relógio ser capturada e se materializar em uma fotografia/cianotipia por um olhar sensível e atento.

Os trabalhos que compõem esta exposição foram produzidos no âmbito do Projeto Integrado intitulado Cartografando os entrelugares da arte, da pesquisa e do ensino, em parceria com as escolas estaduais Vista Bela e Marcelino Champagnat e os respectivos professores de Artes: Carlos Barbosa e Paula Lopes.

Depoimento do estudante

Pedro Enrique Coutinho


O que esperar de um curso de artes? A maioria pensou apenas em desenhos, sem sequer imaginar os trabalhos com fotografias que nos aguardavam.
A fotografia está além de apenas registrar belas imagens, ela nos ajuda a ter uma percepção melhor do mundo, a ver os pequenos detalhes das coisas ao nosso redor. A cianotipia (fotografia com luz solar) nos fez enxergar muito além do que os olhos podem ver.
O mapa que fizemos não serviu apenas para libertarmos nossa criatividade, ele serviu para nos ensinar a valorizar mais o espaço à nossa volta, a observar mais, e não ficarmos focados apenas nas correrias do dia a dia.
A convivência também nos ensinou. Cada um de nós traz uma história diferente, uma visão diferente sobre a vida e a arte, e acabamos colocando isso pra fora de um jeito ou de outro.
Tudo isso junto, nos fez refletir um pouco mais sobre nossas vidas, e melhorarmos nossa visão sobre a vida e a arte.
Esse curso foi importante para muita gente pois ele trouxe lições de vida, novos aprendizados e momentos únicos que jamais serão esquecidos.
Esse curso de artes também nos ensinou mais sobre a arte de viver.

Onde está?

Equipe do Projeto

Coordenadora: Carla juliana Galvão Alves

Docentes
Ronaldo Alexandre de Oliveira
Edson Luiz da Silva Vieira

Iniciação Científica
Gabrielle Maria Santos Mazaro
Hemilly Makiyama de Souza
Paula Lussari Guasti
Samantha Carmagnani Júlio

Iniciação Científica Jr.
Davi Fiuza Dourado Bastos

Colaboradores
Isabela Cisne Pascon
Larissa Caroline de Pontes
Li lian Glyn Garcia da silva
Vinicius Damico de Alcântara (externo)

Colégio Estadual Vista Bela
Professor de Artes
Carlos Aparecido Barboza de Castro

Colégio Estadual Marcelino Champagnat
Professora de Artes
Paula Regina Lopes

Leia também