Universidade participa do lançamento do programa “Nós da Educação”

CECA

atualizado 11 meses atrás

Na última semana, representantes da UEL participaram do lançamento do programa “Nós da Educação”, programa pioneiro no Brasil que visa promover a formação continuada de diretores e coordenadores de unidades escolares, bem como construir indicadores de qualidade para a gestão escolar. O lançamento, uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SME), ocorreu no auditório da Unicesumar. O programa é desenvolvido em parceria com a UEL, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Faculdade Anhanguera (Universidade Pitágoras/Unopar).

Por meio da inciativa, serão ofertadas 180 horas de formação para cerca de 380 diretores e coordenadores de escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos e escolas particulares. O programa também abriu vagas para cidades vizinhas, como Ibiporã. A coordenação do programa ficará por conta da professora Rosana Lopes, do Departamento de Educação (Ceca) da UEL.

A formação prosseguirá até maio de 2024, com a realização encontros mensais e outras atividades como oficinas, trabalhos em grupo, execução de tarefas no ambiente escolar, uso de salas virtuais, leitura de materiais de estudo e escuta de podcasts. Inclui, ainda, a criação de uma plataforma digital, baseada em Inteligência Artificial (IA), com o propósito de otimizar o processo de avaliação dos indicadores.

Com isso, o programa pretende criar parâmetros de avaliação para as diferentes dimensões da gestão escolar, a fim de implantar mecanismos de avaliação institucional das unidades escolares, por meio da utilização de tecnologias digitais. Entre as dimensões para as quais serão criados indicadores, estão o clima da escola – que envolve respeito, cooperação, solidariedade, atitude de empatia – ensino; aprendizagem, gestão escolar, comunidade escolar, espaço escolar e interações sociais.

Coordenadora do programa e professora da UEL, Rosana Lopes, do Departamento de Educação (Foto: Vivian Honorato/N.COM).

Proposta inovadora

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, é uma proposta muito inovadora, que não trata de assuntos administrativos e sim da gestão como um conceito. “O programa propõe diversas atividades a serem feitas nas instituições. Durante o curso, serão construídos alguns indicadores de avaliação da gestão, pois entendemos que quanto mais conseguirmos avaliar e medir os resultados, melhor será a gestão. E não é medir o resultado da aprendizagem, mas sim do clima da escola, de como as pessoas se sentem na escola, sempre olhando para o ser humano”, explicou.

A professora Rosana Lopes, da UEL, responsável pela coordenação do programa, informou que a intenção das formações continuadas é que as crianças aprendam mais, e que a qualidade da aprendizagem seja cada vez melhor. Segundo ela, o Nós da Educação surgiu para desenvolver estratégias para avaliar a escola, construídas pelos próprios diretores, bem como para qualificar a escola por meio uma avaliação das várias ações que a unidade empreende para que, a partir destas ações, se possa saber, com mais assertividade, quais são os temas e as necessidades de se trabalhar nos programas de formação continuada. “Por exemplo, a necessidade é qualificar melhor o coordenador, para que ele organize melhor o trabalho da escola? A necessidade é trabalhar melhor os professores alfabetizadores? Ou a comunidade e famílias?”, exemplificou.

De acordo com a professora, o programa foi nomeado “Nós da Educação” porque juntos pretende-se desatar os nós. “De um problema ou situação de dificuldade que as escolas tenham, vamos identificar como podemos pensar, juntos, em saídas. O programa tem as formações centralizadas e descentralizadas e a Unopar e o Instituto Federal vão desenvolver o produto tecnológico que vai apoiar a coleta de informações. A tecnologia será utilizada como uma ferramenta de apoio à qualificação do processo”, apontou.

Logo da Nós da Educação. Iniciativa ocorre em parceria com Prefeitura de Londrina, Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Faculdades Anhanguera (Unopar/Pitágoras) (Divulgação)

Uma das ações já concretizadas pelo programa foi a criação do podcast “Nós da Educação”, que já está no ar nas plataformas Google e Spotify, para acesso das famílias e professores, e traz episódios de tudo que o programa vai desenvolver para avaliar as escolas. Um dos episódios aborda o clima escolar, que comenta do que se trata, para que as famílias e professores entendam o que está acontecendo. O podcast também pretende entrevistar pessoas com boas experiências na escola, famílias que tenham história para contar, que sejam interessantes, professores, coordenadores, estudantes; vamos trazer uma dupla de uma escola pública que tem o seu próprio podcast. Queremos produzir bons conteúdos e divulgá-los na rede”, disse.

O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, esteve no lançamento e, durante a solenidade de abertura, parabenizou o trabalho realizado pela SME. “Iniciativas inovadoras como esta são muito importantes para o avanço da Educação. Esta gestão é muito preocupada com as pessoas, por isso investe constantemente em formações continuada dos professores, coordenadores e diretores, com o propósito de promover melhorias e avanços para os alunos e toda a rede de educação”, enfatizou.

Com informações do N.COM.