Grupo DeSIn inaugura Banco de Resíduos Têxteis

CECA


atualizado 2 anos atrás


O Grupo de Pesquisa Design, Sustentabilidade e Inovação (DeSIn), do Departamento de Design, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), inaugurou o Banco de Resíduos Têxteis (BRT) na última quarta-feira (19). O BRT tem como objetivo dar a destinação correta para quase nove mil toneladas de resíduos de tecidos que são descartados anualmente no aterro sanitário de Londrina. O evento reuniu professores do Departamento de Design, representantes da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e da cooperativa Cooper Região, além de estudantes do curso de Design de Moda.

Liderado pelos professores Suzana Barreto Martins e Cláudio Pereira de Sampaio, o BRT é um sistema de logística reversa de resíduos têxteis pós-industriais e pós-consumo que atua nas três dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e econômica. O BRT é uma iniciativa pioneira no Brasil e é fruto de uma pesquisa iniciada há 12 anos no projeto “Logística Reversa de Resíduos Têxteis Industriais e Pós Consumo: design aplicado a sistemas e serviços sustentáveis e modelos de negócios”, coordenado por Martins.

“A indústria de moda e vestuário ocupa hoje o segundo lugar em impacto ambiental no planeta, sendo urgente a necessidade de enfrentar problemas relativos à sustentabilidade. Então, o BRT tem o objetivo de atender às três dimensões da sustentabilidade: a ambiental, com a redução dos impactos ambientais; a social, com a geração de trabalho e renda na cooperativa de materiais recicláveis; e a econômica, a partir de um modelo de negócio e economia circular”, explica Martins.

Equipe do projeto na inauguração do Banco de Resíduos Têxteis. Funcionamento será na Vila Marizia (Agência UEL)

O processo

O funcionamento do BRT consiste no processamento e defibragem de resíduos têxteis industriais e pós-consumo por meio de maquinário específico, permitindo a reinserção desse material em novas cadeias de valor, como a confecção de novos produtos e a aplicação em outros segmentos, como construção civil, mercado pet, design de interiores e indústria moveleira. A máquina tem capacidade de desfibrar 20 toneladas de resíduos por mês.

O BRT é uma proposta pioneira no país, que funcionará como um piloto em Londrina. O maquinário está instalado na cooperativa Cooper Região (R. Saturnino de Brito, n° 93 – Vila Marízia), que é responsável pela logística de coleta dos resíduos industriais (inicialmente, das 8 empresas de confecção que integram o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Paraná – Sivepar) e dos resíduos pós-consumo descartados pela população nos pontos de coleta instalados na cidade: Shopping Catuaí, Shopping Aurora, UEL (Restaurante Universitário e corredores dos departamentos do Ceca e Cesa) e loja GMTex, no Shopping Boulevard. É importante destacar que todo material deve ser descartado limpo, para que seja possível realizar o processamento.

O BRT é uma parceria do grupo DeSIn com a cooperativa de materiais recicláveis Cooper Região e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos (Ninter). A iniciativa tem apoio do Sivepar e da Fiep.

Acompanhe, abaixo, a professora Suzana Barreto Martins sobre a implantação do BRT em Londrina:

Professora Suzana Barreto Martins sobre a implantação do BRT em Londrina:

Reutilização

Empreendimento paralelo ao BRT, a CORE (Colaborar e Reinserir), empresa fundada pelos estudantes de Design de Moda Heloisa Almeida Santos de Pádua, Thiago Mioni e Fernanda Massi, irá reaproveitar os resíduos e retraços produzidos pelo BRT, com objetivo de promover a economia circular e fazer o produto voltar ao consumidor. O material processado pela cooperativa será adquirido pela empresa e transformado em produtos com alto valor agregado, como almofadas, necessaires, capas de notebook e ecobags.

“Atualmente, a gente ainda está com projeto de sair com os protótipos. Posteriormente, quando esses protótipos estiverem finalizados, iremos comercializar esses produtos online, no e-commerce”, detalha de Pádua.

Ponto de coleta do BRT. Pontos de coleta estão espalhados em várias localidades, incluindo o Campus da UEL (Arquivo)

*Estagiária na COM/UEL.

Publicado em

18 de outubro de 2022
16h55

Leia também

Prêmio Profissional RP do Ano 2023

Servidora do HU conquista Prêmio Profissional RP do Ano 2023

A Universidade Estadual de Londrina e o Hospital Universitário (HU) celebram o reconhecimento alcançado por uma de suas servidoras no Prêmio Profissional RP do Ano 2023, promovido pelo Conselho Regional de Relações Públicas de São Paulo e Paraná (Conrerp 2ª Região). A cerimônia de premiação foi realizada no início deste mês, no auditório do Conselho […]


Mostra de Projetos

Estudantes de Design de Moda participam de mostra de Projetos Integradores

Cerca de 30 estudantes do 2º ano do curso de Design de Moda, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) da UEL participaram, nesta sexta-feira (14), da mostra de trabalho dos Projetos Integradores produzidos a partir de pesquisas sobre o universo infantil. Os alunos foram divididos em nove grupos que produziram coleções infantojuvenis considerando […]


Moda

Estudante de Design de Moda é finalista em concurso da Pierre Cardin

Estudante Vitoria Stersa e professora Franciele Menegucci. Objetivo era produzir peças que dialogassem com as produções do estilista Pierre Cardin (Foto: André Ridão/Agência UEL).


O BRT do Departamento de Design e Moda da UEL juntamente com o Sivepar está rendendo bons resultados

Sistema BRT recebe doação de duas mil peças de roupas de empresa parceira

Uma parceria firmada entre o Sistema BRT (Banco de Resíduos Têxteis), do Departamento de Design da UEL, e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Paraná (Sivepar) está rendendo bons resultados. Na manhã desta quinta-feira (8), professores e alunos ligados ao sistema de logística reversa de resíduos têxteis, o Sistema BRT, receberam uma doação de […]