440 – Especialização em Direção de Arte: Design e Comunicação – 1/2023
Nível: Especialização
Curso conveniado com FAUEL
OFERTADO PARA 1/2023
Resolução: 01/2022
Número de Vagas: Mínimo 30 e Máximo de 50
Mensalidade: R$ 390,00 – Res. CA n° 087/2018
Parcelas: 18
Carga Horária: 360h
Reestruturação: Deliberação – Colegiado LSP Nº23/2022
Coordenador
Prof. Dr. Rogério Zanetti Gomes
email: rogerioghomes@uel.br
Frequência de Aulas: | Nas 3ªˢ e 5ªˢ feiras no período noturno. |
Horários: | |
Duração: | O curso tem duração de 3 períodos letivos (18 meses), sendo 2 períodos para o cumprimento das disciplinas e 1 período para entrega do TCCPG. |
Público Alvo: | Poderão candidatar-se ao Curso portadores de diploma de curso superior nas áreas de: Design, Desenho Industrial, Artes Visuais, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Arquitetura e em áreas afins, profissionais graduados que buscam ampliar seus conhecimentos no mercado da Direção de Arte. |
E-mail: | spg.latosensu@uel.br |
O curso será ofertado no modo “Remoto Síncrono”, conforme resolução CEPE Nº 013/2021, até a sua conclusão.
Calendário – Referente a Oferta de Turma para 1/2022
PROCEDIMENTOS | DATAS |
---|---|
Período de Isenção Justiça Eleitoral e Doação de Sangue | 22 a 26/09/2022 |
Resultado de Isenção da Justiça Eleitoral e Doação de Sangue | 28/09/2022, a partir das 17h00 |
Período de Recurso da Isenção Justiça Eleitoral e Doação de Sangue | 29/09/2022 |
Resultado de Recurso da Isenção Justiça Eleitoral e Doação de Sangue | 03/10/2022, a partir das 17h00 |
Período de Inscrição (via web) | 06/10/2022 8h00 a 14/02/2023 às 23h59 |
Período de envio de documentos, para homologação da inscrição – (somente via e-mail: spg.latosensu@uel.br) | 06/10/2022 8h00 a 14/02/2023 às 23h59 |
Período de seleção | 15/02/2023 a 16/02/2023 |
Divulgação do Edital de Resultado e Convocação para Matrícula | 17/02/2023, a partir das 17h00, na página do curso: https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ |
Período de Matrícula | 23/02/2023 8h00 à 28/02/2023 às 23h59 |
Período de envio de documentos para confirmação da matrícula – deverá ser entregue pessoalmente na Secretaria de Pós-Graduação do CECA no período vespertino (14h00 às 18h00) ou enviado via SEDEX(no endereço abaixo) | 23/02/2023 a 28/02/2023 |
Disciplinas
2DGN217 – BRANDING
Concepção sistemática da realidade mercadológica atual onde as metodologias e conceitos se transpõem, entre as áreas de Design Estratégico, Marketing e Comunicação. Fundamentação para a análise de mercado e compreensão do Branding como estratégia de inteligência de comunicação.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN177 – DESIGN, ARTE E COMUNICAÇÃO: HISTÓRIA E CONTEMPORANEIDADE
Comunicação visual história e contemporaneidade. Processos e linguagens híbridas entre as áreas de artes, design e comunicação visual. Análise da relação entre as linguagens artísticas e comunicacionais na geração de produtos gráficos, abrangendo as produções materiais e imateriais e as trocas simbólicas decorrentes das transformações culturais, processuais e tecnológicas.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN171 – DESIGN THINKING PARA GRUPOS CRIATIVOS
Aplicação do Design Thinking como método de inovação na gestão de projetos e grupos criativos, tendo como foco o profissional que conduz este processo (designer thinker), sua aplicabilidade na Direção de Arte.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN218 – DIREÇÃO DE ARTE: FOTOGRAFIA
Introdução aos conceitos fotográficos. Fotografia e comunicação publicitária. Direção de arte, usos e funções da linguagem fotográfica publicitária. Responsabilidade e atribuições do Diretor de Arte e do fotógrafo. Direção de fotografia abordando o estudo estético e conceitual da fotografia publicitária.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN239 – DIREÇÃO DE ARTE E PROJETOS EDITORIAIS
Projeto gráfico-editorial. Tipografia e as relações verbo-visuais, análise e escolha tipográfica. Estudo de grids e layouts adaptados ao conteúdo e contexto. Relações de hibridização de linguagens na infográfica e a sua ascensão nas mídias impressas e digitais. Métodos de produção e estratégias para a visualização e comunicação de conteúdos complexos.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN173 – DIREÇÃO DE ARTE PARA CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS: PROMOCIONAIS
Criação de peças publicitárias promocionais e institucionais. Briefing de criação. Técnicas de apresentação de diagramação e layout. Criatividade em produção gráfica. Apresentação de campanhas, justificativa e defesa de criação.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN179 – IMAGEM E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO
Estudo da comunicação e da informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação, a partir dos pressupostos da semiótica peirceana. A tradução intersemiótica e a construção de sentidos no percurso de criação. Leitura e análise semiótica em produtos de comunicação e design.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN219 – PESQUISA EM DIREÇÃO DE ARTE
Projeto de Pesquisa em Direção de Arte. Planejamento e redação do projeto de pesquisa. Procedimentos metodológicos. Artigo científico.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN172 – PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO
Desenvolver uma concepção sistemática e geral da realidade mercadológica utilizando a comunicação como ferramenta, fornecendo uma visão do processo e das funções básicas de marketing e comunicação. Fornecer instrumentais técnicos para a análise de mercado e mix de comunicação e a tomada de decisão. Desenvolver atividades práticas visando propiciar a fusão do conhecimento com os instrumentos técnicos, formalizando um processo de decisão ligado à realidade do mercado. As especificidades do meio digital para o desenvolvimento de uma campanha de comunicação online envolvendo o uso de redes sociais.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2NIC294 – PUBLICIDADE E CULTURA VISUAL CONTEMPORÂNEA
Definições e conceitos de publicidade. Panorama recente das teorias da publicidade. Publicidade e consumo. Publicidade e cultura visual.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN174 – REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
Características da linguagem publicitária e do texto criativo. Técnicas e estratégias de redação inovadora voltada para a comunicação em suas diversas especificidades e meios. Processo criativo e as construções conceituais associadas à criação textual-imagética. Desenvolvimento de projetos integrados entre os profissionais de redação publicitária e direção de arte para os meios impressos, audiovisuais e digitais.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN240 – SEMINÁRIOS EM DESIGN
Aspectos contemporâneos e tendências do design e da comunicação contemporânea, suas interfaces com a Direção de Arte aplicados ao mercado profissional.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN180 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Disciplina Optativa
2DGN163 – TÓPICOS ESPECIAIS EM DESIGN
Design contemporâneo, tendências e mercado. Processos híbridos entre linguagens.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
2DGN111 – INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: ERGODESIGN E USABILIDADE
Conceitos fundamentais de IHC e de usabilidade. Análise da tarefa como meio efetivo para desenvolver o projeto centrado no usuário. Principais métodos e técnicas para projeto e avaliação de sistemas de comunicação e de informação. Aspectos fisiológicos, perceptivos e cognitivos da interação.
Crédito: 2
Carga horária: 30h
Quadro dos Docentes
Docentes | Disciplinas |
---|---|
Dr. Marco Antônio Vieira | Design, arte e comunicação: história e contemporaneidade |
Me. Murilo Crivellari Camargo | Design thinking para grupos criativos |
Me. Antônio Barizon Filho | Branding |
Esp. Gislayne Muraro | Planejamento de comunicação |
Esp. Érico Belém | Direção de arte para campanhas publicitárias promocionais |
Me. Fábio Dias | Redação publicitária |
Esp. José Oshiro | Direção de arte e fotografia |
Dr. Rafael Castro Andrade | Direção de arte e projetos editoriais |
Dr. João Arlindo dos Santos Neto | Pesquisa em direção de arte |
Dr. Rodolfo Rorato Londero | Publicidade e cultura visual contemporânea |
Dra. Juliana Barbosa | Imagem e construção de sentido |
Dr. Rogerio Zanetti Gomes | Seminários em design |
Isenção da Taxa de Inscrição
Isenção – Lei 19.196 – 26 de outubro 2017 (Justiça Eleitoral do Paraná – eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestarem serviços no período eleitoral)
a) Haverá isenção do valor total do preço público de inscrição para eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestaram serviços no período eleitoral visando à preparação, execução e apuração de eleições oficiais, plebiscitos ou referendos em dois eventos eleitorais consecutivos ou não, válido por um período de 2 (dois) anos (totalizando dois turnos no período de 20/09/2020 a 20/09/2022), conforme Lei 19196- 26 de outubro 2017;
b) O requerente deverá preencher, digitalmente ou em letra legível, o Requerimento de Isenção disponível em http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/mais/formularios.php, informando o nome do Curso que pretende se inscrever, juntamente com a cópia da comprovação do serviço prestado, expedido pela Justiça Eleitoral, encaminhar no período de 22 a 26 de setembro de 2022 para o e-mail isencaoceca@gmail.com, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do requerente – Especialização em Direção de Arte: design e comunicação – nome do Curso. (Exemplo: Isenção – nome do requerente – Especialização em Direção de Arte: design e comunicação);
c) O resultado da análise do pedido de isenção do valor do preço público de inscrição será publicado na página do curso https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ no dia 28 de setembro de 2022, a partir das 17h00;
d) O candidato cujo pedido de isenção do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 08h às 23h59min do dia 29 de setembro de 2022 no e-mail: isencaoceca@gmail.com
e) O resultado da análise de eventuais recursos será apresentado no endereço (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/) a partir das 17h do dia 03 de outubro de 2022;
f) O candidato cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido deferido, deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel.php, no período de 06 de outubro de 2022 a 14 de fevereiro de 2023;
g) O candidato cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programascursos/inscricoes-por-nivel.php , no período de 06 de outubro de 2022 a 14 de fevereiro de 2023, realizar o recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras.;
IMPORTANTE
Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização Direção de Arte: Design e Comunicação) para o qual está requerendo a isenção.
Não esquecer de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do requerente – Especialização em Direção de Arte: design e comunicação”;
Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta, ilegível ou fora do prazo estabelecido neste Edital.
Isenção – Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017 (Doador de sangue a órgão oficial de saúde ou à entidade credenciada pela União, Estado ou Município).
a) Haverá isenção do valor total da taxa de inscrição para doadores de sangue realizado em órgão oficial ou à entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, conforme Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017.
b) O requerente deverá preencher, digitalmente ou em letra legível, o Requerimento de Isenção disponível em http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel.php informando o nome do Curso que pretende se inscrever, juntamente com documento comprovando que realizou duas doações dentro do período de doze meses anterior à data de publicação desde edital (totalizando duas doações no período de 20/09/2021 a 20/09/2022), emitida por órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, encaminhar no período de 22 a 26 de setembro de 2022 para o e-mail isencaoceca@gmail.com, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do requerente – Especialização em Direção de Arte: design e comunicação – nome do Curso. (Exemplo: Isenção – nome do requerente – Especialização em Direção de Arte: design e comunicação);
c) O resultado da análise do pedido de isenção do valor do preço público de inscrição será publicado na página do curso https://sites.uel.br/ceca/latosensu/, no dia 28 de setembro de 2022, a partir das 17h00;
d) O candidato cujo pedido de isenção do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 08h às 23h59min do dia 29 de setembro de 2022 no e-mail: isencaoceca@gmail.com
e) O resultado da análise de eventuais recursos será apresentado no endereço (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/) a partir das 17h do dia 03 de outubro de 2022;
f) O candidato cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido deferido, deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel.php, no período de 06 de outubro de 2022 a 14 de fevereiro de 2023;
g) O candidato cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, deverá se inscrever no endereço eletrônico http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programas-cursos/inscricoes-por-nivel.php, no período de 06 de outubro de 2022 a 14 de fevereiro de 2023, realizar o recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras.
IMPORTANTE
Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização Direção de Arte: Design e Comunicação) para o qual está requerendo a isenção.
Não esquecer de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do requerente – Especialização em Direção de Arte: design e comunicação”;
Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta, ilegível ou fora do prazo estabelecido neste Edital.
Inscrição
Os documentos deverão ser encaminhados via e-mail para o endereço spg.latosensu@uel.br, conforme cronograma – item 1. A documentação deve estar completa, caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.
O e-mail deverá ser identificado com o assunto “Inscrições Especialização – NOME DO/A CANDIDATO/A”. (Exemplo: Inscrições Especialização em Direção de Arte: design e comunicação – nome do aluno)
Não haverá entrega física de documentação para inscrição, o envio será exclusivamente via e-mail, para o endereço indicado. Obrigatoriamente, a documentação exigida deverá ser dividida em arquivos digitalizados no formato PDF, não podendo ultrapassar 8MB em cada arquivo.
Documentações de inscrições recebidas no e-mail após o horário indicado serão indeferidas. Portanto, verifique a configuração de seu e-mail e faça o ajuste para o horário de Brasília.
Não serão aceitos arquivos compartilhados em Google Drive ou compactados, apenas anexados ao e-mail e em formato PDF.
Não nos responsabilizaremos por quaisquer problemas de ordem técnica que acarretem o envio fora do prazo estabelecido no presente Edital.
Documentos para Inscrição
Os documentos para inscrição, serão encaminhados via e-mail para o endereço: spg.latosensu@uel.br. A documentação deve estar completa, caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.
a) comprovante de inscrição (devidamente assinada), disponível em: https://www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/inscpos/index.php&pagina=view/ListarDadosCurso.php&cd_curso=440&nr_resolucao=23/2022;
b) comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras (boleto disponível somente no período das inscrições);
c) fotocópia da Cédula de Identidade – Obrigatório o RG para fins acadêmicos;
d) fotocópia do C.P.F.: quando na Cédula de Identidade não constar o nº do CPF, fica obrigatória a apresentação de cópia legível do mesmo ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, retirado do site da Receita Federal: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp;
e) fotocópia do Documento Militar, (somente para sexo masculino até 45 anos de idade, no ano de seu ingresso na Pós-Graduação);
f) Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso, sem tarja nem dobras)
g) fotocópia do histórico escolar da Graduação;
h) cópia frente e verso do diploma do curso de Graduação (autenticada para aqueles emitidos por outras Instituições de Ensino Superior). Caso o candidato ainda não possua o diploma, deverá apresentar documento de colação de grau. Caso ainda esteja cursando a graduação, deverá apresentar atestado que demonstre estar matriculado no último ano de graduação e término previsto com data anterior ao início do período letivo da UEL (06/03/2022);
Candidatos estrangeiros deverão apresentar:
- cópia do passaporte;
- cópia autenticada do diploma de graduação (idioma de origem);
- cópia autenticada da tradução juramentada do diploma de graduação;
- cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem);
- cópia autenticada da tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- cópia do CPF;
- visto de permanência no país, atualizado.
Atenção
O candidato que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aprovado no processo seletivo, deverá apresentar, no ato da matrícula, documento comprobatório no qual a data (dia/mês/ano) de conclusão do curso de Graduação seja anterior ao início do semestre letivo na UEL (06/03/2022), sem o qual não poderá efetuar a matrícula e perderá o direito à vaga, sem restituição do valor do preço público referente à inscrição. E ainda, realizar a entrega da cópia autenticada do Diploma de Graduação, dentro de 90 (noventa) dias a contar da data da colação de grau, na Secretaria de Pós-Graduação do CECA
Entrega dos Documentos para Inscrição
Não haverá entrega presencial de documentação para a Inscrição. O envio da documentação é exclusivamente via e-mail para o endereço: spg.latosensu@uel.br
Atenção: O candidato que enviar documentação incompleta será automaticamente excluído do processo. Em caso de desistência do processo seletivo ou em qualquer outra situação, não será devolvido o valor referente ao preço público de inscrição.
Seleção
A seleção será realizada pela Comissão de Seleção, indicada pela Comissão Coordenadora sendo os critérios definidos no Edital de oferta da turma.
Processo de Seleção
A seleção acontecerá por meio de avaliação de currículo
Resultado do processo de seleção
Os candidatos aprovados e classificados serão convocados para a efetivação de matrícula por meio de Edital publicado pela Coordenação do Curso no site https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação no site http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/resultados.php, a partir das 17h do dia 17 de fevereiro de 2022.
Recursos
O candidato que não concordar com o resultado do processo de seleção terá o prazo de 2 (dois) dias úteis, a partir da data de sua divulgação, para a interposição de recurso. A solicitação deverá ser dirigida ao(a) Coordenador(a) do Curso de Pós-Graduação, via e-mail: spg.latosensu@uel.br. Os recursos interpostos fora de prazo não serão admitidos, nem analisados quanto ao mérito. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados e as respostas aos recursos interpostos serão encaminhadas ao requerente via e-mail, pela Coordenação do Curso Direção de Arte: design e comunicação.
Convocação para a Matrícula
Os candidatos aprovados e classificados serão convocados para a efetivação de matrícula por meio de Edital publicado pela Coordenação do Curso no site https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação no site http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/editais/resultados.php, a partir das 17h do dia 17 de fevereiro de 2023.
Documentos para Matrícula
A entrega dos documentos é imprescindível para a efetivação da matrícula realizada via WEB. A não apresentação de todos os documentos abaixo mencionados de forma LEGÍVEL resultará no indeferimento ou cancelamento da matrícula a qualquer tempo.
a) Fotocópia da Cédula de Identidade – Obrigatório o RG para fins acadêmicos;
b) Fotocópia do C.P.F.: quando na Cédula de Identidade não constar o nº do CPF, fica obrigatória a apresentação de cópia legível do mesmo ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, retirado do site da Receita Federal: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp
c) Fotocópia do Documento Militar (somente para sexo masculino até 45 anos, no ano de seu ingresso no Curso de Pós-Graduação);
d) Fotocópia legível da Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso,sem tarja nem dobras);
e) Fotocópia frente e verso do Diploma do Curso de Graduação (autenticadapara aqueles emitidos por outras Instituições de Ensino Superior). Considerando o parecer nº 303/2000 da Câmara de Ensino Superior do MEC, o candidato aprovado poderá apresentar, no ato da matrícula: fotocópia do certificado ou atestado de conclusão do curso de graduação, juntamente ao documento que comprove que o mesmo está reconhecido pelo órgão competente, o qual deverá estar devidamente datado e assinado. Neste caso a matrícula se dará em caráter precário e provisório, até a apresentação do respectivo diploma.
Caso seja apresentado o atestado de conclusão do curso de graduação, deverá constar no documento a data (dia/mês/ano) de conclusão anterior ao início do semestre letivo da UEL (06/03/2023), deverá constar também a data de previsão de colação de grau (dia/mês/ano).
E dentro de 90 (noventa) dias a contar da data da colação de grau, o estudante deverá apresentar a fotocópia (autenticada para aqueles emitidos por outras Instituições de Ensino Superior) do Diploma do Curso de Graduação à Secretaria de Pós-Graduação Lato sensu do CECA, Campus/UEL.
Candidatos estrangeiros deverão apresentar:
- cópia do passaporte;
- cópia autenticada do diploma de graduação (idioma de origem);
- cópia autenticada da tradução juramentada do diploma de graduação;
- cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem);
- cópia autenticada da tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- cópia do CPF;
- visto de permanência no país, atualizado.
Período e Local para entrega dos documentos
Os candidatos classificados e convocados para matrícula deverão realizá-la Via Internet, por meio do Portal do Estudante de Pós-Graduação da UEL: sistemas.uel.br/portaldepos no período de 23 a 28 de fevereiro de 2023.
Obs.: Seguir as orientações que serão divulgadas no Edital de Resultado para a entrega dos documentos da matrícula.
Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid – Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR
Estudante Especial
A instituição oferta disciplinas a serem cursadas como estudante especial nos meses de fevereiro e julho, conforme calendário acadêmico vigente.
Há taxa de inscrição.
A documentação mínima exigida é curriculum vitae documentado, incluindo cópia do RG, CPF, Certificado de Reservista, Certidão de Nascimento ou Casamento, Histórico Escolar de Graduação e cópia autenticada do Diploma de Curso de Graduação e/ou outros documentos exigidos pela Comissão Coordenadora do Curso, conforme edital de inscrição.
Documentos para Download
Obrigações do ALUNO
Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.
O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.
Procedimentos para conclusão do Curso
Documentos a serem enviados | |
ARTIGO – TCCPG Para homologação, o aluno deverá entregar conforme calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 30 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação. Seráa aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete). Obs.: os exemplarese deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Gradução do CECA. | 03 (Três) exemplares separados, em espiral |
REFORMULAÇÃO Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da monografia reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final. | 03 (Três) exemplares separados, em espiral |
Procedimentos para Conclusão do Curso Fora de Prazo (Prorrogação/Reingresso)
Passos para Deferimento da Matrícula | ||
PRORROGAÇÃO (valor da taxa para solicitação R$84,00) | O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo. A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG); A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da MONOGRAFIA dentro do prazo final de seu curso | Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequencia será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação. Na Prorrogação, o estudante após depositar sua Monografia na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral |
REINGRESSO (Valor da taxa para solicitação R$17,00) | O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão da Monografia, enquanto não houver reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento. Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão da Monografia. O Reingresso é solicitado através do formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola no Setor de Protocolo da UEL – SAUEL. | O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula. No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera |
Procedimentos para emissão de Documentos de Conclusão de Curso e CERTIFICADO
Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG – Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeir
Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).
Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).