451 – Política e Gestão da Educação

Nível: Especialização


Público Alvo

Poderão candidatar-se ao curso portadores de diploma de curso superior licenciados em Pedagogia.


Aulas:Às Terças e Quintas-feiras – (período noturno).
Horário:Das 19 às 23 horas
Local das aulas:a definir
E-mail:spg.latosensu@uel.br


ProcedimentosDatas
Período para Requerimento de Isenção do preço público de inscrição: Justiça Eleitoral e Doação de Sangue28 a 30/04/2025
Resultado dos pedidos de isenção: Justiça Eleitoral e Doação de Sangue06/05/2025
Período de Recurso ao resultado da isenção: Justiça do Eleitoral e Doação de Sangue07/05/2025
Resultado do Recurso: isenção – Justiça do Eleitoral e Doação de Sangue09/05/2025
Período de Inscrição13/05 a 14/07/2025
Período de Seleção15/07 a 16/07/2025
Divulgação do Edital de Resultado e Convocação para Matrícula21/07/2025
Período de Matrícula23 a 25/07/2025

Atenção: O/A candidato/a deverá acompanhar os atos relativos ao processo de seleção disponíveis na página do Curso (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/), obrigando-se a atender aos prazos e às condições estabelecidas no presente edital e àqueles que vierem a ser divulgados durante a execução da seleção.

Isenção – Lei 19.196 – 26 de outubro 2017, Justiça Eleitoral do Paraná – eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestarem serviços no período eleitoral.

Haverá isenção do valor total do preço público de inscrição para eleitores/as convocados/as e nomeados/as pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestaram serviços no período eleitoral visando à preparação, execução e apuração de eleições oficiais, plebiscitos ou referendos em dois eventos eleitorais consecutivos ou não, válido por um período de 2 (dois) anos, conforme
Lei 19196- 26 de outubro 2017;

O/a requerente deverá preencher, digitalmente, o Requerimento de Isenção disponível em http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/mais/formularios.php, informando o nome do curso que pretende se inscrever, juntamente com a cópia da comprovação do serviço prestado, expedido pela Justiça Eleitoral, encaminhar no período de 28 a 30 de abril de 2025 para o e-mail spg.latosensu@uel.br, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Política e Gestão da Educação. (Exemplo: Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Política e Gestão da Educação);

O/a requerente com pedido de isenção deferido ou indeferido será comunicado via e-mail até o dia 06 de maio de 2025.

O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço
público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 8h às 23h59min do dia 07 de maio de 2025, enviando e-mail para spg.latosensu@uel.br. O requerimento deverá apresentar justificativa circunstanciada para fundamentar a interposição do recurso e informar o item, alínea e/ou inciso do Edital em que se baseia a interposição.

O resultado da análise de eventuais recursos apresentados será divulgado na página do curso (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/) a partir das 17h do dia 09 de maio 2025.

O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for deferido deverá se inscrever no endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/, no período de 13 de maio a 14 de julho de 2025, preencher as informações solicitadas no momento da inscrição e fazer upload dos documentos, digitalizados (escaneado) em pdf, exigidos. Não será aceito upload de fotografias de documentos. Todos os documentos deverão ser escaneados em pdf.


O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for indeferido deverá, para efetivar sua inscrição na Seleção Pública, acessar o endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/, no período de 13 de maio a 14 de julho de 2025, preencher as informações solicitadas no momento da inscrição, fazer upload dos documentos digitalizados (escaneado) em pdf, exigidos, imprimir o boleto bancário e recolher do valor do preço público
de inscrição, conforme instrução no boleto, e horário compatível com as Intuições Financeiras. A Universidade e a Coordenação do Curso não se responsabilizam por recolhimento efetuado em banco diferente do indicado no boleto. Não será aceito upload de fotografias de documentos. Todos os documentos deverão ser escaneados em pdf.

IMPORTANTE:
Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização em Política e gestão da Educação) para o qual está requerendo a isenção.

Não esquecer de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Política e Gestão da Educação; Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta ou fora do prazo estabelecido neste Edital.

Isenção – Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017 (Doador de sangue a órgão oficial de saúde ou à entidade credenciada pela União, Estado ou Município).

Haverá isenção do valor total da taxa de inscrição para doadores de sangue realizado em órgão oficial ou à entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, conforme Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017.

O/a requerente deverá preencher, digitalmente, o Requerimento de Isenção disponível em
http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/mais/formularios.php informando o nome do Curso que pretende se inscrever, juntamente com documento comprovando que realizou duas doações dentro do período de doze meses anterior à data de publicação desde edital, emitida por órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, encaminhar no período de 28 a 30 de abrail de 2025 para o e-mail spg.latosensu@uel.br, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Política e Gestão da Educação. (Exemplo: Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Política e Gestão da Educação);

O/a requerente com pedido de isenção deferido ou indeferido será comunicado via e-mail até dia 06 de maio de 2025.

O/A requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 8h às 23h59min do dia 07de maio de 2025, enviando e-mail para spg.latosensu@uel.br. O requerimento deverá apresentar justificativa circunstanciada para fundamentar a interposição do recurso e informar o item, alínea e/ou inciso do Edital em que se baseia a interposição

O resultado da análise de eventuais recursos apresentados será divulgado a partir das 17h do dia 09 de maio 2025.

O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for deferido deverá se inscrever no endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/, no período de 13 de maio a 14 de julho de 2025, preencher as informações solicitadas no momento da inscrição e fazer upload dos documentos, digitalizados (escaneado) em pdf, exigidos. Não será aceito upload de fotografias de documentos. Todos os documentos deverão ser escaneados em pdf.


O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for indeferido deverá, para efetivar sua inscrição na Seleção Pública, acessar o endereço eletrônico
https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/, no período de 13 de maio a 14 de julho de 2025, preencher as informações solicitadas no momento da inscrição, fazer upload dos documentos digitalizados (escaneado) em pdf, exigidos, imprimir o boleto bancário e recolher do valor do preço público de inscrição, conforme instrução no boleto, e horário compatível com as Intuições Financeiras. A Universidade e a Coordenação do Curso não se responsabilizam por recolhimento efetuado em banco
diferente do indicado no boleto. Não será aceito upload de fotografias de documentos. Todos os documentos deverão ser escaneados em pdf.


IMPORTANTE:


Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização em Política e Gestão da Educação) para o qual está requerendo a isenção.

Não esquecer de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Política e Gestão da Educação”;

Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta, ilegível ou fora do prazo estabelecido neste Edital.

A inscrição implicará na aceitação tácita das normas estabelecidas neste Edital, e em outros editais que forem publicados durante a realização do Processo Seletivo, cujas regras, normas, critérios e condições os candidatos se obrigam a cumprir.

Ao efetuar a inscrição, o/a candidato/a estará concordando que os seus dados pessoais, sensíveis ou não, sejam tratados e processados de forma a possibilitar a efetiva execução do processo seletivo, com a aplicação dos critérios de avaliação e seleção, autorizando a divulgação de seu nome completo, número de inscrição, opção por isenção, notas e outras informações fundamentais ao processo de seleção, em observância aos princípios da publicidade e da transparência que regem a Administração Pública e nos termos da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

A inscrição poderá ser efetuada, somente via sistema de inscrição online, no endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/. Antes de iniciar a inscrição, os documentos exigidos neste Edital deverão ser digitalizados (escaneado) em pdf, gerando um arquivo único para cada tipo de documento no formato PDF com tamanho máximo de 10 MB para o currículo, 5 Mb para o diploma e 1 MB para os demais documentos. O documento digitalizado deve conter todas as páginas ou a frente e o verso conforme o original, com todas as informações legíveis, caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.

É imprescindível o recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras. A Universidade e Coordenação do Curso não se responsabilizam por recolhimento efetuado em banco diferente do indicado no boleto.

Não haverá entrega física de documentação. O envio é exclusivamente via sistema online de inscrição, fazendo upload dos documentos digitalizados/escaneado em PDF no momento da inscrição.

Após o horário de encerramento das inscrições, indicado neste edital, não será mais possível o envio da documentação e a inscrição não será concluída. Portanto, verifique a configuração do seu e-mail, computador e/ou celular e faça o ajuste para o horário de Brasília.

Não serão aceitos arquivos compartilhados em Google Drive ou compactados, apenas anexados

A documentação deve estar completa, caso contrário, o/a candidato/a será automaticamente excluído do processo seletivo.


a) Cédula de Identidade (frente e verso) ou Carteira de Identidade Nacional (modelo novo – um único documento para RG e CPF) – Obrigatório para fins acadêmicos. Não será aceito carteira de habilitação (CNH) como documento comprobatório do RG;
b) Cadastro de Pessoa Física – CPF (frente e verso). Quando na Cédula de Identidade não constar o nº do CPF, fica obrigatório a apresentação do Cadastro de Pessoas Físicas ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, retirado do site da Receita Federal. Não será aceito carteira de
habilitação (CNH) como documento comprobatório do CPF;

c) documento Militar (M – frente e verso), para os que possuem até 45 anos de idade;
d) certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso, sem tarja ou marcas de dobras);
e) diploma do curso de graduação – Licenciatura em Pedagogia – (frente e verso), assinado pelo diplomado quando disponível espaço de assinatura.
Caso o/a candidato/a ainda não possua o diploma, deverá apresentar Certificado de colação de grau. Caso o/a candidato/a ainda não possua o Certificado, apresentar atestado que demonstre estar matriculado no último semestre do curso de graduação com término previsto até o início do período letivo (11/08/2025);
f) histórico escolar da graduação em Licenciatura em Pedagogia completo;
g) currículo documentado (dos últimos 5 anos);
h) carta de Intenção (A Carta de Intenção é compreendida por um texto que relate brevemente as intenções para a realização do curso de especialização, vínculo profissional e ou educacional. Experiências diversas (educativas, gestão, pesquisa) no campo da educação formal e não formal).

Candidatos estrangeiros deverão apresentar, via upload: 1. passaporte; 2. diploma de graduação (idioma de origem); 3. tradução juramentada do diploma de graduação; 4. Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem); 5. tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento; 6. cópia doCPF; 7. visto de permanência no país, atualizado.

Atenção: O/a candidato/a que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aprovado no processo seletivo, deverá apresentar, no ato da matrícula, documento comprobatório no qual a data (dia/mês/ano) de conclusão do curso de Graduação seja anterior ao início do período letivo (11/08/2025), sem o qual não poderá efetuar a matrícula e perderá o direito à vaga, sem restituição do valor do preço público referente à inscrição. E ainda, realizar o envio da cópia do Diploma de Graduação, tão logo ingresse no Curso de Especialização.


Atenção: O/a candidato/a que enviar documentação incompleta será automaticamente excluído do processo. Em caso de desistência do processo seletivo ou em qualquer outra situação, não haverá restituição do valor do preço público de inscrição.

A seleção dos candidatos será de responsabilidade da Comissão Coordenadora do Curso, ou de Comissão de Seleção por ela designada.

A seleção será realizada pela Comissão Coordenadora do Curso, com base na análise do currículo documentado (dos últimos 5 anos) e da Carta de Intenção do(a) candidato(a). A Comissão poderá, ainda, incluir outros critérios de avaliação que julgar pertinentes.

Especialização em Política e Gestão da Educação: mínimo 10 e máximo 30 Vagas.

Às terças e quintas-feiras (período noturno).

Os/as candidatos/as aprovados/as e classificados/as serão convocados/as para a efetivação de matrícula por meio de Edital publicado pela Coordenação do Curso no endereço https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em https://sites.uel.br/proppg/categoria-edital/pos-graduacao/, a partir das 17h do dia 21 de julho de 2025.

No Edital de resultado, além da convocação para matrícula constarão os procedimentos e prazos a serem cumpridos referentes a matrícula no portal do estudante.

A matrícula está prevista para ocorrer no período de 23 a 25 de julho de 2025 e todas as etapas para sua realização serão detalhadas no edital de resultado e convocação para matrícula.

O candidato que não concordar com o resultado do processo de seleção terá o prazo de 2 (dois) dias úteis, a partir da data de sua divulgação, para a interposição de recurso. A solicitação deverá ser dirigida ao(a) Coordenador(a) do Curso de Pós-Graduação, via e-mail: spg.latosensu@uel.br.

Os recursos interpostos fora de prazo não serão admitidos, nem analisados quanto ao mérito. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados e as respostas aos recursos interpostos serão encaminhadas ao requerente via email, pela Coordenação do Curso de Especialização em Política e Gestão da Educação.

Os casos omissos neste edital serão analisados pela Comissão Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Política e Gestão da Educação da UEL.



EIXO I: Fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos e educativos.

2EDU634 – Políticas Públicas e Educação – 2Cr – 30h
Pressupostos teóricos do Estado liberal, neoliberal e terceira via e políticas públicas brasileira contemporâneas com ênfase à educação formal e não formal.
2EDU635 – Pesquisa em Educação – 2Cr – 30h
A metodologia da pesquisa em educação.
2EDU636 – Direito à Educação – 2Cr – 30h
O direito à educação da criança, do adolescente, do jovem e do idoso a partir da Constituição Federal de 1988.
2EDU637 – Fundamentos da Gestão Educacional – 2Cr – 30h
Principais teorias que embasam a gestão formal e não formal. Gestão Democrática: instâncias colegiadas do sistema educacional.
2EDU638 – Financiamento da Educação – 2Cr – 30h
Fundamentos legais, conceituais e regime de colaboração. Principais programas de transferência de recursos dos governos federal e estadual em vigência.
2EDU639 – Transformações no Mundo do Trabalho e Educação – 2Cr – 30h
Fundamentos ontológicos e históricos da relação trabalho e educação. Impacto das mudanças no mundo do trabalho e a educação. A educação dos trabalhadores. As mudanças no mundo do trabalho e as implicações para a organização e gestão.

EIXO II: Fundamentos teórico-metodológicos das práticas educativas.

2EDU640 – Organização Pedagógica dos Processos Educativos – 2Cr – 30h
A organização do trabalho pedagógico nas instituições educativas.
2EDU641 – Gestão dos Processos Avaliativos na Educação Formal e Não Formal – 2Cr – 30h
A avaliação como processo inerente à atividade humana intencional. Especificidade da avaliação em espaços de educação formal e não formal: características, procedimentos e instrumentos. O papel do gestor na implantação e coordenação de processos avaliativos institucionais formais e não formais.
2EDU642 – Mediação Pedagógica – 2Cr – 30h
Acompanhamento e intervenção pelo pedagogo no trabalho dos agentes do processo formativo e, intervenção junto aos sujeitos em formação.
2EDU643 – Mediações com a Comunidade e a Rede de Serviços Intersetoriais – 2Cr – 30h
A relação das instituições educativas com a comunidade e a rede de serviços intersetoriais.
2EDU644 – Mediação com a Família
A relação das instituições educativas com a família.

EIXO III: Dimensões articuladoras.

2EDU645 – Seminários Integradores – 2Cr – 30h
Articulação dos conhecimentos e temas que integram os diferentes eixos.
2EDU646 – Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação.
Construção de artigo científico.

Observação: Conforme programa, consta apresentação pública do artigo científico.



O atendimento da Secretaria de Pós/CECA é de: segunda a sexta-feira das 14h30 às 17h30.



Utilizados pelos DISCENTESMonografia/Artigo
Declaração de Autoria – Monografia (TCCPG)
Boletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas
Requerimento Geral
Formulário de Solicitação de Créditos Escolares
Utilizados pelos DOCENTESCadastro de Professor – Convidado
Indicador de Banca – Avaliação Final
Indicador de Orientadores/Alunos
Indicadores para Avaliação de Monografias
Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos
Oferta de Nova Turma
Quadro de Horário
Recibo de Táxi
Relatório Técnico de Viagens
Solicitação de Diárias


  • Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.
  • O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.


Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega do trabalho de conclusão de curso:

  1. Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de Artigos;
  2. Antes da entrega do trabalho de conclusão de curso, o aluno deverá comparecer a Secretaria de Pós/CECA e solicitar a “Análise Curricular” para saber se está APTO ou NÃO para conclusão do curso, caso não esteja APTO, o aluno deverá regularizar sua situação e só depois entregar o trabalho de conclusão de curso, que deve acontecer dentro do prazo do Calendário. Obs.: A Secretaria de Pós/CECA não receberá o trabalho de conclusão de curso em que a situação do aluno na “Análise Curricular” não esteja Apto.
  3. CRÉDITOS – obrigatórios a serem cumpridos para conclusão do curso.

Documentos a serem enviados
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para homologação, o aluno deverá entregar conforme calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 50 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação. Será aprovado no trabalho de conclusão de curso, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete). Obs.: os exemplares e deverão ser entregues na Secretaria de Pós-graduação do CECA.
Consultar a coordenação
Formulário de Indicação de Banca, preenchido por completo, de forma legível, sem abreviaturas e assinado pela Orientação

03 (Três) exemplares separados, em espiral

CD em PDF, quando exigido pelo Curso.
REFORMULAÇÃO

Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação do trabalho de conclusão de curso, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento do trabalho de conclusão de curso reformulado, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.
03 (Três) exemplares separados, em espiral
VERSÃO FINAL – após aprovação, obtendo média igual ou superior a 7,0.Em arquivo digital no formato PDF para o e-mail: pospogeed@uel.br.


Passos para Deferimento da Matrícula
PRORROGAÇÃO
(valor da taxa para solicitação R$84,00)
O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo.


A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG);


A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão do trabalho de conclusão de curso dentro do prazo final de seu curso
Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequência será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação.

Na Prorrogação, o estudante após depositar seu artigo científico na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral
REINGRESSO
(Valor da taxa para solicitação R$17,00)
O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão do trabalho de conclusão de curso, enquanto não houver reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento.


Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão do trabalho de conclusão de curso.


O Reingresso é solicitado através do formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola no Setor de Protocolo da UEL – SAUEL.
O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.


No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera


  • Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG – Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeir
  • Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).
  • Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).


A PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL tem atendimento à comunidade nos seguintes horários: das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.