440 – Curso de Especialização em Direção de Arte: Design e Comunicação

Nível: Especialização

Curso conveniado com FAUEL

OFERTADO PARA 2025/1

Resolução: 18/2023

Número de Vagas: Mínimo 30 e Máximo de 50

Mensalidade: R$ 390,00 – Res. CA n° 087/2018

Parcelas: 18

Carga Horária: 360h

Coordenador

Prof. Dr. Rogério Zanetti Gomes

email: rogerioghomes@uel.br

Frequência de Aulas:Nas 3ªˢ e 5ªˢ feiras no período noturno.
Horários:
Duração:O curso tem duração de 3 períodos letivos (18 meses), sendo 2 períodos para o cumprimento das disciplinas e 1 período para entrega do TCCPG.
Público Alvo:Poderão candidatar-se ao Curso portadores de diploma de curso superior nas áreas de: Design, Desenho Industrial, Artes Visuais, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Arquitetura e em áreas afins, profissionais graduados que buscam ampliar seus conhecimentos no mercado da Direção de Arte.
E-mail:spg.latosensu@uel.br

O curso será ofertado no modo “Remoto Síncrono”, conforme resolução CEPE Nº 013/2021, até a sua conclusão.

Calendário – Referente a Oferta de Turma para 1/2025

Atenção: O/a candidato/a deverá acompanhar os atos relativos ao processo de seleção disponíveis na página do Curso (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/), obrigando-se a atender aos prazos e às condições estabelecidas no presente edital e àqueles que viverem a ser divulgados durante a execução da seleção.

Disciplinas

2DGN217 – BRANDING

Concepção sistemática da realidade mercadológica atual onde as metodologias e conceitos se transpõem, entre as áreas de Design Estratégico, Marketing e Comunicação. Fundamentação para a análise de mercado e compreensão do Branding como estratégia de inteligência de comunicação.
Crédito: 2
Carga horária: 30h

2DGN177 – DESIGN, ARTE E COMUNICAÇÃO: HISTÓRIA E CONTEMPORANEIDADE

Comunicação visual história e contemporaneidade. Processos e linguagens híbridas entre as áreas de artes, design e comunicação visual. Análise da relação entre as linguagens artísticas e comunicacionais na geração de produtos gráficos, abrangendo as produções materiais e imateriais e as trocas simbólicas decorrentes das transformações culturais, processuais e tecnológicas.
Crédito: 2
Carga horária: 30h

2DGN171 – DESIGN THINKING PARA GRUPOS CRIATIVOS

Aplicação do Design Thinking como método de inovação na gestão de projetos e grupos criativos, tendo como foco o profissional que conduz este processo (designer thinker), sua aplicabilidade na Direção de Arte.
Crédito: 2
Carga horária: 30h

2DGN211 – DESIGN THINKING E GESTÃO DO DESIGN

Abordar a aplicação do conceito de Design Thinking na solução de problemas e exploração de oportunidades em produtos e serviços, com ênfase na criação de valor. Características, competências e papel do profissional que conduz esse processo (design thinker).
Crédito: 2
Carga horária: 30h

2DGN218 – DIREÇÃO DE ARTE: FOTOGRAFIA

Introdução aos conceitos fotográficos. Fotografia e comunicação publicitária. Direção de arte, usos e funções da linguagem fotográfica publicitária. Responsabilidade e atribuições do Diretor de Arte e do fotógrafo. Direção de fotografia abordando o estudo estético e conceitual da fotografia publicitária.
Crédito: 2
Carga horária: 30h

2DGN239 – DIREÇÃO DE ARTE E PROJETOS EDITORIAIS

Projeto gráfico-editorial. Tipografia e as relações verbo-visuais, análise e escolha tipográfica. Estudo de grids e layouts adaptados ao conteúdo e contexto. Relações de hibridização de linguagens na infográfica e a sua ascensão nas mídias impressas e digitais. Métodos de produção e estratégias para a visualização e comunicação de conteúdos complexos.
Crédito: 2
Carga horária: 30h

2DGN173 – DIREÇÃO DE ARTE PARA CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS: PROMOCIONAIS

Criação de peças publicitárias promocionais e institucionais. Briefing de criação. Técnicas de apresentação de diagramação e layout. Criatividade em produção gráfica. Apresentação de campanhas, justificativa e defesa de criação.
Crédito: 2
Carga horária: 30h

2DGN179 – IMAGEM E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO

Estudo da comunicação e da informação como categorias de interpretação, conhecimento e representação, a partir dos pressupostos da semiótica peirceana. A tradução intersemiótica e a construção de sentidos no percurso de criação. Leitura e análise semiótica em produtos de comunicação e design.
Crédito: 2
Carga horária: 30h

2DGN219 – PESQUISA EM DIREÇÃO DE ARTE

Projeto de Pesquisa em Direção de Arte. Planejamento e redação do projeto de pesquisa. Procedimentos metodológicos. Artigo científico.
Crédito: 2
Carga horária: 30h

2DGN172 – PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Desenvolver uma concepção sistemática e geral da realidade mercadológica utilizando a comunicação como ferramenta, fornecendo uma visão do processo e das funções básicas de marketing e comunicação. Fornecer instrumentais técnicos para a análise de mercado e mix de comunicação e a tomada de decisão. Desenvolver atividades práticas visando propiciar a fusão do conhecimento com os instrumentos técnicos, formalizando um processo de decisão ligado à realidade do mercado. As especificidades do meio digital para o desenvolvimento de uma campanha de comunicação online envolvendo o uso de redes sociais.
Crédito: 2
Carga horária: 30h

2NIC294 – PUBLICIDADE E CULTURA VISUAL CONTEMPORÂNEA

Definições e conceitos de publicidade. Panorama recente das teorias da publicidade. Publicidade e consumo. Publicidade e cultura visual.
Crédito: 2
Carga horária: 30h

2DGN174 – REDAÇÃO PUBLICITÁRIA

Características da linguagem publicitária e do texto criativo. Técnicas e estratégias de redação inovadora voltada para a comunicação em suas diversas especificidades e meios. Processo criativo e as construções conceituais associadas à criação textual-imagética. Desenvolvimento de projetos integrados entre os profissionais de redação publicitária e direção de arte para os meios impressos, audiovisuais e digitais.
Crédito: 2
Carga horária: 30h

2DGN240 – SEMINÁRIOS EM DESIGN
Aspectos contemporâneos e tendências do design e da comunicação contemporânea, suas interfaces com a Direção de Arte aplicados ao mercado profissional.
Crédito: 2
Carga horária: 30h

2DGN180 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Disciplina Optativa

2DGN163 – TÓPICOS ESPECIAIS EM DESIGN

Design contemporâneo, tendências e mercado. Processos híbridos entre linguagens.
Crédito: 2
Carga horária: 30h

2DGN111 – INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: ERGODESIGN E USABILIDADE

Conceitos fundamentais de IHC e de usabilidade. Análise da tarefa como meio efetivo para desenvolver o projeto centrado no usuário. Principais métodos e técnicas para projeto e avaliação de sistemas de comunicação e de informação. Aspectos fisiológicos, perceptivos e cognitivos da interação.
Crédito: 2
Carga horária: 30h

Quadro dos Docentes

DocentesDisciplinas
Dr. Marco Antônio VieiraDesign, arte e comunicação: história e contemporaneidade
Me. Murilo Crivellari CamargoDesign thinking para grupos criativos
Me. Antônio Barizon FilhoBranding
Esp. Gislayne MuraroPlanejamento de comunicação
Esp. Érico BelémDireção de arte para campanhas publicitárias promocionais
Me. Fábio DiasRedação publicitária
Esp. José OshiroDireção de arte e fotografia
Dr. Rafael Castro AndradeDireção de arte e projetos editoriais
Dr. João Arlindo dos Santos NetoPesquisa em direção de arte
Dr. Rodolfo Rorato LonderoPublicidade e cultura visual contemporânea
Dra. Juliana BarbosaImagem e construção de sentido
Dr. Rogerio Zanetti GomesSeminários em design

Isenção – Lei 19.196 – 26 de outubro 2017 (Justiça Eleitoral do Paraná – eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestarem serviços no período eleitoral)

a) Haverá isenção do valor total do preço público de inscrição para eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestaram serviços no período eleitoral visando à preparação, execução e apuração de eleições oficiais, plebiscitos ou referendos em dois eventos eleitorais consecutivos ou não, válido por um período de 2 (dois) anos, conforme Lei 19196- 26 de outubro 2017; 

b) O requerente deverá preencher, digitalmente ou em letra legível, o Requerimento de Isenção disponível em https://sites.uel.br/proppg/formularios-da-pos-graduacao/ (Requerimento de Isenção), informando o nome do Curso que pretende se inscrever, juntamente com a cópia da comprovação do serviço prestado, expedido pela Justiça Eleitoral, encaminhar no período de 21 a 23 de outubro de 2024 para o e-mail isencaoceca@gmail.com, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do requerente – Especialização em Direção de Arte: design e comunicação – nome do Curso. (Exemplo: Isenção – nome do requerente – Especialização em Direção de Arte: design e comunicação); 

c) O/a requerente com pedido de isenção deferido ou indeferido será comunicado via e-mail até dia 25 de outubro 2024;

d) O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 8h às 23h59min do dia 29 de outubro 2024, enviando e-mail para spg.latosensu@uel.br. O requerimento deverá apresentar justificativa
circunstanciada para fundamentar a interposição do recurso e informar o item, alínea e/ou inciso do Edital em que se baseia a interposição.

c) O resultado da análise de eventuais recursos apresentados será divulgado via e-mail a partir das 17h do dia 31 de outubro de 2024.

d) O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for deferido deverá se inscrever no endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/, no período de 04 de novembro a 12 de fevereiro de 2025, preencher as informações solicitadas no momento da inscrição e
fazer upload dos documentos, digitalizados (escaneado) em pdf, exigidos. Não será aceito upload de fotografias de documentos. Todos os documentos deverão ser escaneados em pdf;

e) O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for indeferido deverá, para efetivar sua inscrição na Seleção Pública, acessar o endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/, no período de 04 de novembro a 12 de fevereiro de 2025, preencher as informações solicitadas no momento da inscrição, fazer upload dos documentos digitalizados (escaneado) em pdf, exigidos, imprimir o boleto bancário e recolher do valor do preço público de inscrição, conforme instrução no boleto, e horário compatível com as Intuições Financeiras. A Universidade e a Coordenação do Curso não se responsabilizam por recolhimento efetuado em banco diferente do indicado no boleto. Não será aceito upload de fotografias de documentos. Todos os documentos deverão ser escaneados em pdf.

IMPORTANTE

Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização Direção de Arte: Design e Comunicação).

Não esquecer de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do requerente – Especialização em Direção de Arte: design e comunicação”;

Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta, ilegível ou fora do prazo estabelecido neste Edital.

Isenção – Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017 (Doador de sangue a órgão oficial de saúde ou à entidade credenciada pela União, Estado ou Município).

a) Haverá isenção do valor total da taxa de inscrição para doadores de sangue realizado em órgão oficial ou à entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, conforme Lei 19.293 – 13 de dezembro de 2017.

b) O/a requerente deverá preencher, digitalmente, o Requerimento de Isenção disponível em https://sites.uel.br/proppg/formularios-da-pos-graduacao/ (Requerimento Isenção), informando o nome do Curso que pretende se inscrever, encaminhar juntamente com documento comprovando que realizou duas doações dentro do período de doze meses anterior à data de publicação desde edital,
emitida por órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município, no período de 21 a 23 de outubro de 2024 para o e-mail spg.latosensu@uel.br, digitalizados em ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF com o assunto “Isenção – nome do/a requerente – Especialização em Direção de Arte: design e comunicação – nome do Curso. (Exemplo: Isenção – Nome do/a requerente – Especialização em Direção de Arte:)

c) O/a requerente com pedido de isenção deferido ou indeferido será comunicado/a via e-mail até dia 25 de outubro de 2024.

d) O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do valor do preço público de inscrição tenha sido indeferido, poderá apresentar recurso contra o indeferimento das 8h às 23h59min do dia 29 de outubro de 2024, enviando e-mail para spg.latosensu@uel.br. O requerimento deverá apresentar justificativa circunstanciada para fundamentar a interposição do recurso e informar o item, alínea
e/ou inciso do Edital em que se baseia a interposição

e) O resultado da análise de eventuais recursos será apresentado no endereço (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/) a partir das 17h do dia 03 de outubro de 2022;

f) O resultado da análise de eventuais recursos apresentados será divulgado na via e-mail a partir das 17h do 31 de outubro de 2024.

g) O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for deferido deverá se inscrever no endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/, no período de 04 de novembro de 2024 a 12 de fevereiro de 2025, preencher as informações solicitadas no momento da
inscrição e fazer upload dos documentos, digitalizados (escaneado) em pdf, exigidos. Não será aceito upload de fotografias de documentos. Todos os documentos deverão ser escaneados em pdf.

h) O/a requerente cujo pedido de isenção do recolhimento do preço público de inscrição for indeferido deverá, para efetivar sua inscrição na Seleção Pública, acessar o endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/, no período de 04 de novembro a 12 de fevereiro de 2025, preencher as informações solicitadas no momento da inscrição, fazer upload dos documentos digitalizados (escaneado)em pdf, exigidos, imprimir o boleto bancário e recolher do valor do preço público de inscrição, conforme instrução no boleto, e horário compatível com as Intuições
Financeiras. A Universidade e a Coordenação do Curso não se responsabilizam por recolhimento efetuado em banco diferente do indicado no boleto. Não será aceito upload de fotografias de documentos. Todos os documentos deverão ser escaneados em pdf.

IMPORTANTE

Não esquecer de informar no requerimento o nome do Curso (Especialização Direção de Arte: Design e Comunicação) para o qual está requerendo a isenção.

Não esquecer de informar no assunto do e-mail: “Isenção – nome do requerente – Especialização em Direção de Arte: design e comunicação”;

Não serão analisados pedidos de isenção com informação incompleta, ilegível ou fora do prazo estabelecido neste Edital.

Inscrição

a) A inscrição implicará na aceitação tácita das normas estabelecidas neste Edital, e em outros editais que forem publicados durante a realização do Processo Seletivo, cujas regras, normas, critérios e condições os candidatos se obrigam a cumprir.

b) Ao efetuar a inscrição, o/a candidato/a estará concordando que os seus dados pessoais, sensíveis ou não, sejam tratados e processados de forma a possibilitar a efetiva execução do processo seletivo, com a aplicação dos critérios de avaliação e seleção, autorizando a divulgação de seu nome completo, número de inscrição, opção por isenções, notas e outras informações fundamentais ao processo de seleção, em observância aos princípios da publicidade e da transparência que regem a Administração Pública e nos termos da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

c) A inscrição poderá ser efetuada, somente via sistema de inscrição online, no endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/. Antes de iniciar a inscrição, os documentos exigidos neste Edital deverão ser digitalizados (escaneado) em pdf, gerando um arquivo único para cada tipo de documento no formato PDF com tamanho máximo de 10 MB para o currículo e 1 MB para os demais documentos. O documento digitalizado deve conter todas as páginas ou a frente e o verso conforme o original, com todas as informações legíveis, caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.

d) É imprescindível o recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras. A Universidade e Coordenação do Curso não se responsabilizam por recolhimento efetuado em banco diferente do indicado no boleto.


e) Não haverá entrega física de documentação. O envio é exclusivamente via sistema online de inscrição, fazendo upload dos documentos digitalizados/escaneado em PDF no momento da inscrição.

f) Após o horário de encerramento das inscrições, indicado neste edital, não será mais possível o envio da documentação e a inscrição não será concluída. Portanto, verifique a configuração do seu e-mail, computador e/ou celular e faça o ajuste para o horário de Brasília.


g) Não serão aceitos arquivos compartilhados em Google Drive ou compactados, apenas anexados em formato PDF de acordo com as etapas da página da inscrição.

Não nos responsabilizaremos por quaisquer problemas de ordem técnica que acarretem o envio fora do prazo estabelecido no presente Edital.

Documentos para Inscrição

A documentação deve estar completa, caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.

a) Cédula de Identidade (frente e verso) ou Carteira de Identidade Nacional (modelo novo – um único documento para RG e CPF) – Obrigatório para fins acadêmicos. Não será aceito carteira de habilitação (CNH) como documento comprobatório do RG;

b) Cadastro de Pessoa Física – CPF (frente e verso). Quando na Cédula de Identidade não constar o nº do CPF, fica obrigatório a apresentação do Cadastro de Pessoas Físicas ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, retirado do site da Receita Federal. Não será aceito carteira de habilitação
como documento comprobatório do CPF;

c) Documento Militar (M – frente e verso), para os que possuem até 45 anos de idade;
d) Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso, sem tarja ou marcas de dobras);
e) Histórico escolar da graduação completo;
f) Cópia digitalizada em pdf, frente e verso, do diploma do curso de graduação, assinado pelo diplomado quando disponível espaço de assinatura. Caso o/a candidato/a ainda não possua o diploma, deverá
apresentar Certificado de colação de grau. Caso o/a candidato/a ainda não possua o Certificado, apresentar atestado que demonstre estar matriculado no último ano/semestre do curso de graduação com término previsto até o início do período letivo (10/03/2025);
g) Currículum vitae;
h) Carta de intenção.

Candidatos Estrangeiros – Documentos para Inscrição

Candidatos estrangeiros deverão apresentar, via upload:

1. Passaporte;

2. Diploma de graduação (idioma de origem);

3. Tradução juramentada do diploma
de graduação;

4. Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem);

5. Tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento;

6. Cópia do CPF;

7. Visto de permanência no país, atualizado.

Atenção
O/a candidato/a que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aprovado no processo seletivo, deverá apresentar, no ato da matrícula, documento comprobatório no qual a data (dia/mês/ano) de conclusão do curso de Graduação seja anterior ao início do período letivo
(10/03/2025), sem o qual não poderá efetuar a matrícula e perderá o direito à vaga, sem restituição do valor do preço público referente à inscrição. E ainda, realizar o envio da cópia do Diploma de Graduação, tão logo ingresse no Curso de Especialização em um prazo máximo de seis meses (10/09/2025).

Seleção

A seleção será realizada pela Comissão de Seleção, indicada pela Comissão Coordenadora sendo os critérios definidos no Edital de oferta da turma.

Processo de Seleção

A seleção acontecerá por meio de avaliação de currículo

Resultado do processo de seleção e convocação para matrícula

Os/as candidatos/as aprovados/as e classificados/as serão convocados/as para a efetivação de matrícula por meio de Edital publicado pela Coordenação do Curso no endereço https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação em https://sites.uel.br/proppg/categoria-edital/pos-graduacao/, a partir das 17h do dia 20 de fevereiro de 2025.

No Edital de resultado, além da convocação para matrícula constarão os procedimentos e prazos a serem cumpridos referentes a matrícula no portal do estudante.

A matrícula está prevista para ocorrer no período de 21 a 25 e fevereiro de 2025 e todas as etapas para sua realização serão detalhadas no edital de resultado e convocação para matrícula.

Recursos

O/a candidato/a que não concordar com o resultado do processo de seleção terá o prazo de 2 (dois) dias úteis, a partir da data de sua divulgação, para a interposição de recurso. A solicitação deverá ser dirigida ao(a) Coordenador(a) do Curso de Pós-Graduação, via e-mail spg.latosensu@uel.br.
Os recursos interpostos fora de prazo não serão admitidos, nem analisados quanto ao mérito. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados e as respostas aos recursos interpostos serão encaminhadas ao requerente via e-mail, pela Coordenação do Curso Direção de Arte: design e comunicação.

Estudante Especial

A instituição oferta disciplinas a serem cursadas como estudante especial nos meses de fevereiro e julho, conforme calendário acadêmico vigente.
Há taxa de inscrição.
A documentação mínima exigida é curriculum vitae documentado, incluindo cópia do RG, CPF, Certificado de Reservista, Certidão de Nascimento ou Casamento, Histórico Escolar de Graduação e cópia autenticada do Diploma de Curso de Graduação e/ou outros documentos exigidos pela Comissão Coordenadora do Curso, conforme edital de inscrição.

Das disposições finais

Os casos omissos neste edital serão analisados pela Comissão Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Direção de Arte: design e comunicação da UEL.

Documentos para Download

Utilizados pelos DISCENTESBoletim de Inclusão/Cancelamento de Disciplinas
Formulário de Solicitação de Créditos Escolares
Requerimento Geral
Utilizados pelos DOCENTESCadastro de Professor – Convidado
Indicador de Banca – Avaliação Final
Indicador de Orientadores/Alunos
Indicadores para Avaliação de Monografias
Indicadores para Avaliação de TCCPG / Artigos

Obrigações do ALUNO

Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.

O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.

Procedimentos para conclusão do Curso


Documentos a serem enviados
ARTIGO – TCCPG

Para homologação, o aluno deverá entregar conforme calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 30 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação. Seráa aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete). Obs.: os exemplarese deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Gradução do CECA.
03 (Três) exemplares separados, em espiral
REFORMULAÇÃO

Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da monografia reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final.
03 (Três) exemplares separados, em espiral

Procedimentos para Conclusão do Curso Fora de Prazo (Prorrogação/Reingresso)

Passos para Deferimento da Matrícula
PRORROGAÇÃO
(valor da taxa para solicitação R$84,00)
O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo.


A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG);


A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da MONOGRAFIA dentro do prazo final de seu curso
Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequencia será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação.

Na Prorrogação, o estudante após depositar sua Monografia na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral
REINGRESSO
(Valor da taxa para solicitação R$17,00)
O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão da Monografia, enquanto não houver reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento.


Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão da Monografia.


O Reingresso é solicitado através do formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola no Setor de Protocolo da UEL – SAUEL.
O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula.


No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera

Procedimentos para emissão de Documentos de Conclusão de Curso e CERTIFICADO

Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG – Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeir

Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).

Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).


A PROPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL tem atendimento à comunidade nos seguintes horários: das 08h00 às 11h30, das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.