354 – Mídias Digitais: design e comunicação
NÍVEL: Especialização
OFERTADO PARA: 1/2025
Resolução: 19/2023
Número de Vagas: 20/30
Mensalidade: R$ 390,00
Parcelas: 18
Carga Horária: 360h
Abertura das Inscrições
A Comissão Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Mídias Digitais: Design e Comunicação da Universidade Estadual de Londrina UEL, no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital PROPPG/DPG/DAM, torna público aos interessados as normas e os procedimentos a serem obedecidos no processo de seleção para o preenchimento de vagas regulares do curso de Especialização em Mídias Digitais: Design e Comunicação, a ter início em 11 de março de 2025, primeiro período letivo de 2025.
Todos os horários indicados no Edital referem-se ao horário de Brasília, portanto verifique a configuração de seu e-mail, computado e/ou celular.
As inscrições serão realizadas somente via sistema de inscrição online, no endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/, e estarão abertas a candidatos que possuam curso de graduação reconhecido pelo órgão competente – MEC.
A oferta de curso Lato sensu Mídias Digitais: Design e Comunicação com gestão financeira por convênio está condicionada à aprovação do Termo Aditivo de Convênio pelo Conselho de Administração da UEL até o início da matrícula no Curso.
Antes de efetuar o recolhimento do preço público de inscrição, o/a candidato/a deve inteirar-se das regras deste Edital, certificar-se de que preenche ou preencherá, até a data da matrícula e início do semestre letivo, todos os requisitos exigidos. Não haverá devolução do valor do preço público de inscrição após a sua efetivação, quaisquer que sejam os motivos.
A Universidade e o Curso não se responsabilizam por recolhimento do valor do preço público de inscrição efetuado em banco diferente do indicado no boleto ou que não tenha sido quitado até o horário previsto neste edital.
O curso será ofertado no modo “Remoto Síncrono”, conforme resolução CEPE Nº 013/2021, até a sua conclusão.
As dúvidas sobre o processo seletivo deverão ser enviadas para o e-mail spg.latosensu@uel.br ou rogerioghomes@uel.br.
Coordenador
Prof. Dr. Rogério Zanetti Gomes
e-mail: rogerioghomes@uel.br
Cronograma da Inscrição
PROCEDIMENTOS | DATAS |
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Período para Requerimento de Isenção do preço público de inscrição: Justiça Eleitoral e Doação de Sangue | 21 a 23 de outubro de 2024 |
Resultado de Isenção da Justiça: Eleitoral e Doação de Sangue | 25 de outubro de 2024 |
Período de Recurso da Isenção Justiça Eleitoral e Doação de Sangue | 29 de outubro de 2024 |
Resultado de Recurso da Isenção Justiça Eleitoral e Doação de Sangue | 31 de outubro de 2024 |
Período de Inscrição e upload dos documentos | 04 de novembro de 2024 a 12 de fevereiro de 2025 |
Período de seleção | 13 a 14/02/2025 |
Divulgação do Edital de Resultado e Convocação para Matrícula | 19/02/2024, a partir das 17h00, na página do curso: https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ |
Período de Matrícula | 21 a 25 de fevereiro de 2025 |
Atenção: O/a candidato/a deverá acompanhar os atos relativos ao processo de seleção disponíveis na página do Curso (https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/), obrigando-se a atender aos prazos e às condições estabelecidas no presente edital e àqueles que vierem a ser divulgados durante a execução da seleção.
Disciplinas
2DGN248 – BRANDING E POSICIONAMENTO DIGITAL – Fundamentos teóricos e conhecimentos práticos de construção e gestão de marcas. Conceitos e elementos da marca: identidade, expressão e comunicação. Estratégias de posicionamento para ambientes digitais, técnicas de storytelling para fortalecimento da marca. Aplicações, diretrizes e documentação para materialização e coerência visual.
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2DGN153 – COMUNICAÇÃO CRIATIVA: DIREÇÃO DE ARTE – Processo criativo das questões e construções conceituais que envolvem os aspectos associados à retórica textual integrada ao visual e criação imagética – direção da arte. Compreensão e análise dos elementos visuais integrados aos elementos textuais expressos na criação e produção imagética por meio da construção de discursos que expressem as estratégias de comunicação criativas.
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2DGN253 – CONEXÃO COM O MERCADO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL – Contextualização da consolidação da cultura digital. Conexões com o mercado de trabalho, encontros com profissionais da área de abrangência do curso visando o aprimoramento profissional sob os aspectos da tecnologia da comunicação digital, das transformações de comportamento na geração de valor.
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2DGN211 – DESIGN THINKING E GESTÃO DO DESIGN – Abordar a aplicação do conceito de Design Thinking na solução de problemas e exploração de oportunidades em produtos e serviços, com ênfase na criação de valor. Características, competências e papel do profissional que conduz esse processo (design thinker).
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2DGN252 – ECONOMIA CRIATIVA: NEGÓCIOS DIGITAIS – Conceito de economia criativa. A monetização do trabalho criativo e os novos empreendimentos tecnológicos na economia do século XXI. Os desafios do auto-gerenciamento, o empreendedorismo e a implementação de modelos de negócio voltados para a carreira criativa.
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2DGN246 – ESTRATÉGIA, MENSURAÇÃO E CRESCIMENTO EM SOCIAL MÉDIA – Metodologia para planejamento estratégico e editorial em Mídias Sociais, aplicadas ao conceito de Growth Marketing e Branding. Análise de dados e tendências das redes sociais, para marcas, negócios e criadores.
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2DGN245 – GESTÃO DE TRÁFEGO PARA MÍDIA PAGO – Noções do ecossistema e aplicação prática de Mídia Paga Online (anúncios no Google, Instagram, Facebook). Introdução à Métricas e Mensuração. Estudos de casos em campanhas de ativação da marca pela internet.
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2DGN243 – IMAGEM E CULTURA DO CONSUMO – Conceitos de imagem, percepção e consumo. As imagens técnicas e a cultura do consumo. Cultura do consumo e modernidade. Estética da mercadoria e técnicas de marketing.
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2DGN247 – INBOUND MARKETING, ANALYTCS E MÉTRICAS – Metodologia para planejamento estratégico e de mensuração analítica para a técnica de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Estratégias de Inbound e Marketing e Conteúdos. Métricas essenciais de mensuração de dados e ferramentas disponíveis para análises de conteúdo.
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2DGN251 – INOVAÇÃO E CRIAÇÃO DIGITAL – Novas metodologias criativas para desenvolvimento de projetos de comunicação e design. Implementação de tecnologias digitais no processo criativo. Desenvolvimento de Projetos inovadores. Hibridização entre as matrizes das linguagens; sonora, visual e verbal.
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2DGN250 – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PRODUÇÃO MIDIÁTICA – Inteligência artificial no contexto das mídias contemporâneas e produções envolvendo o ambiente digital. Uso de tecnologias emergentes como ferramenta de diferenciação estratégica. Processos e técnicas de inovação frente aos novos conceitos computacionais.
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2DGN244 – MARKETING DE BUSCA E OTIMIZAÇÃO DE SEO – Fundamentos teóricos de Marketing. Noções do ecossistema do Marketing Digital e suas ferramentas. Marketing para Buscadores, Redes Sociais e influenciadores digitais. Táticas de conteúdo para Inbound. Estudos de casos em campanhas de ativação da marca pela internet.
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2DGN249 – PRODUÇÃO E CRIAÇÃO DE FOTO E VÍDEO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS – Métodos de produção, edição e publicação de conteúdos imagéticos para mídias sociais por meio da utilização de dispositivos mobile. Técnicas de captação e pós-produção com foco em formatos de fotografia e vídeo orientados pelos padrões e tendências de mercado.
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Estudante Especial
A instituição oferta disciplinas a serem cursadas como estudante especial nos meses de fevereiro e julho, conforme calendário acadêmico vigente.
Há taxa de inscrição.
A documentação mínima exigida é curriculum vitae documentado, incluindo cópia do RG, CPF, Certificado de Reservista, Certidão de Nascimento ou Casamento, Histórico Escolar de Graduação e cópia autenticada do Diploma de Curso de Graduação e/ou outros documentos exigidos pela Comissão Coordenadora do Curso, conforme edital de inscrição.
Quadro dos Docentes
Professores |
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Dr. Antônio Lucio Barizon Filho |
Esp. Erico Belém |
Me. Gabriel Sampaio |
Esp. Gustavo Françoso |
Esp. Lana Wignand |
Me. Murilo Crivellari Camargo |
Esp. Rodrigo Chagas |
Dr. Rogério Zanetti Gomes |
Horário das Aulas
Horário das Aulas: Às segundas e quartas feiras – período noturno.
Inscrição
a) A inscrição implicará na aceitação tácita das normas estabelecidas neste Edital, e em outros editais que forem publicados durante a realização do Processo Seletivo, cujas regras, normas, critérios e condições os candidatos se obrigam a cumprir.
b) Ao efetuar a inscrição, o/a candidato/a estará concordando que os seus dados pessoais, sensíveis ou não, sejam tratados e processados de forma a possibilitar a efetiva execução do processo seletivo, com a aplicação dos critérios de avaliação e seleção, autorizando a divulgação de seu nome completo, número de inscrição, opção por isenções, notas e outras informações fundamentais ao processo de seleção, em observância aos princípios da publicidade e da transparência que regem a Administração Pública e nos termos da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
c) A inscrição poderá ser efetuada, somente via sistema de inscrição online, no endereço eletrônico https://sites.uel.br/proppg/inscricoes/. Antes de iniciar a inscrição, os documentos exigidos neste Edital deverão ser digitalizados (escaneado) em pdf, gerando um arquivo único para cada tipo de documento no formato PDF com tamanho máximo de 10 MB para o currículo e 1 MB para os demais documentos. O documento digitalizado deve conter todas as páginas ou a frente e o verso conforme o original, com todas as informações legíveis, caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.
d) É imprescindível o recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras. A Universidade e Coordenação do Curso não se responsabilizam por recolhimento efetuado em banco diferente do indicado no boleto.
e) Não haverá entrega física de documentação. O envio é exclusivamente via sistema online de inscrição, fazendo upload dos documentos digitalizados/escaneado em PDF no momento da inscrição.
f) Após o horário de encerramento das inscrições, indicado neste edital, não será mais possível o envio da documentação e a inscrição não será concluída. Portanto, verifique a configuração do seu e-mail, computador e/ou celular e faça o ajuste para o horário de Brasília.
g) Não serão aceitos arquivos compartilhados em Google Drive ou compactados, apenas anexados em formato PDF de acordo com as etapas da página da inscrição.
Não nos responsabilizaremos por quaisquer problemas de ordem técnica que acarretem o envio fora do prazo estabelecido no presente Edital.
Documentos para a Inscrição
A documentação deve estar completa, caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.
a) Cédula de Identidade (frente e verso) ou Carteira de Identidade Nacional (modelo novo – um único documento para RG e CPF) – Obrigatório para fins acadêmicos. Não será aceito carteira de habilitação (CNH) como documento comprobatório do RG;
b) Cadastro de Pessoa Física – CPF (frente e verso). Quando na Cédula de Identidade não constar o nº do CPF, fica obrigatório a apresentação do Cadastro de Pessoas Físicas ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, retirado do site da Receita Federal. Não será aceito carteira de habilitação
como documento comprobatório do CPF;
c) Documento Militar (M – frente e verso), para os que possuem até 45 anos de idade;
d) Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso, sem tarja ou marcas de dobras);
e) Histórico escolar da graduação completo;
f) Cópia digitalizada em pdf, frente e verso, do diploma do curso de graduação, assinado pelo diplomado quando disponível espaço de assinatura. Caso o/a candidato/a ainda não possua o diploma, deverá
apresentar Certificado de colação de grau. Caso o/a candidato/a ainda não possua o Certificado, apresentar atestado que demonstre estar matriculado no último ano/semestre do curso de graduação com término previsto até o início do período letivo (10/03/2025);
g) Currículum vitae;
h) Carta de intenção.
Candidatos Estrangeiros – Documentos para Inscrição
Candidatos estrangeiros deverão apresentar, via upload:
1) Passaporte;
2) Diploma de graduação (idioma de origem);
3) Tradução juramentada do diploma de graduação;
4) Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem);
5) Tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
6) Cópia do CPF;
7) Visto de permanência no país, atualizado.
Atenção
O/a candidato/a que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aprovado no processo seletivo, deverá apresentar, no ato da matrícula, documento comprobatório no qual a data (dia/mês/ano) de conclusão do curso de Graduação seja anterior ao início do período letivo
(10/03/2025), sem o qual não poderá efetuar a matrícula e perderá o direito à vaga, sem restituição do valor do preço público referente à inscrição. E ainda, realizar o envio da cópia do Diploma de Graduação, tão logo ingresse no Curso de Especialização em um prazo máximo até o mês de setembro de 2025.
O/a candidato/a que enviar documentação incompleta será automaticamente excluído do processo. Em caso de desistência do processo seletivo ou em qualquer outra situação, não haverá restituição do valor do preço público de inscrição.
Seleção
A seleção dos candidatos será de responsabilidade da Comissão Coordenadora do Curso, ou de Comissão de Seleção por ela designada.
Processo de Seleção
A seleção acontecerá por meio de avaliação de currículo
Resultado do processo de seleção e convocação para matrícula
Os/as candidatos/as aprovados/as e classificados/as serão convocados/as para a efetivação de matrícula por meio de Edital publicado pela Coordenação do Curso no endereço https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação em https://sites.uel.br/proppg/categoria-edital/pos-graduacao/, a partir das 17h do dia 20 de fevereiro de 2025.
No Edital de resultado, além da convocação para matrícula constarão os procedimentos e prazos a serem cumpridos referentes a matrícula no portal do estudante.
A matrícula está prevista para ocorrer no período de 21 a 25 e fevereiro de 2025 e todas as etapas para sua realização serão detalhadas no edital de resultado e convocação para matrícula.
Recursos
O/a candidato/a que não concordar com o resultado do processo de seleção terá o prazo de 2 (dois) dias úteis, a partir da data de sua divulgação, para a interposição de recurso. A solicitação deverá ser dirigida ao(a) Coordenador(a) do Curso de Pós-Graduação, via e-mail spg.latosensu@uel.br.
Os recursos interpostos fora de prazo não serão admitidos, nem analisados quanto ao mérito. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados e as respostas aos recursos interpostos serão encaminhadas ao requerente via e-mail, pela Coordenação do Curso Direção de Arte: design e comunicação.
Estudante Especial
A instituição oferta disciplinas a serem cursadas como estudante especial nos meses de fevereiro e julho, conforme calendário acadêmico vigente.
Há taxa de inscrição.
A documentação mínima exigida é curriculum vitae documentado, incluindo cópia do RG, CPF, Certificado de Reservista, Certidão de Nascimento ou Casamento, Histórico Escolar de Graduação e cópia autenticada do Diploma de Curso de Graduação e/ou outros documentos exigidos pela Comissão Coordenadora do Curso, conforme edital de inscrição.
Das disposições finais
Os casos omissos neste edital serão analisados pela Comissão Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Direção de Arte: design e comunicação da UEL.
Documentos a serem entregues
- Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.
- O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.
Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega da monografia: Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de Artigos; CRITÉRIO DO CURSO PARA ELABORAÇÃO DO TCCPG – (Link aqui) Disciplinas – obrigatório aprovação em todas as disciplinas para conclusão do curso. (24 cr) |
Documentos a serem enviados | |
ARTIGO – TCCPG Para homologação, o aluno deverá entregar conforme calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 30 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação. Seráa aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete). Obs.: os exemplarese deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Gradução do CECA. | 03 (Três) exemplares separados, em espiral |
REFORMULAÇÃO Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da monografia reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final. | 03 (Três) exemplares separados, em espiral |
Passos para Deferimento da Matrícula | ||
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PRORROGAÇÃO (valor da taxa para solicitação R$84,00) | O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo. A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG); A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da MONOGRAFIA dentro do prazo final de seu curso | Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequencia será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação. Na Prorrogação, o estudante após depositar sua Monografia na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral |
REINGRESSO (Valor da taxa para solicitação R$17,00) | O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão da Monografia, enquanto não houver reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento. Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão da Monografia. O Reingresso é solicitado através do formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola no Setor de Protocolo da UEL – SAUEL. | O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula. No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera |
- Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG – Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeir
- Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).
- Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).