354 – Mídias Digitais: design e comunicação
NÍVEL: Especialização
OFERTADO PARA: 1/2024
Resolução: 19/2023
Número de Vagas: 20/30
Mensalidade: R$ 390,00
Parcelas: 18
Carga Horária: 360h
A Comissão Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato sensu em MÍDIAS DIGITAIS: DESIGN E COMUNICAÇÃO da Universidade Estadual de Londrina UEL, no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital PROPPG/DPG/DAM, torna público aos interessados as normas e os procedimentos a serem obedecidos no processo de seleção para o preenchimento de vagas regulares do curso de Especialização em MÍDIAS DIGITAIS: DESIGN E COMUNICAÇÃO, a ter início em 04 de março de 2024, primeiro período letivo de 2024.
As inscrições serão realizadas somente via Internet e estarão abertas a candidatos que possuam curso de graduação que seja reconhecido pelo órgão competente – MEC. A oferta de curso Lato sensu (Especialização) com gestão financeira por convênio está condicionada à aprovação do Termo Aditivo de Convênio pelo Conselho de Administração da UEL até o início da matrícula do Curso.
Antes de efetuar o recolhimento do preço público de inscrição, o candidato deve inteirar-se as regras deste Edital, certificar-se de que preenche ou preencherá, até a data da matrícula, todos os requisitos exigidos. Não haverá a devolução do valor do preço público de inscrição após a sua efetivação, quaisquer que sejam os motivos.
O curso será ofertado no modo “Remoto Síncrono”, conforme resolução CEPE Nº 013/2021, até a sua conclusão.
As dúvidas sobre o processo seletivo deverão ser enviadas para o e-mail spg.latosensu@uel.br ou rogerioghomes@uel.br.
Coordenador
Prof. Dr. Rogério Zanetti Gomes
e-mail: rogerioghomes@uel.br
PROCEDIMENTOS | DATAS |
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Período de Isenção Justiça Eleitoral e Doação de Sangue | 18 a 20/10/2023 |
Resultado de Isenção da Justiça Eleitoral e Doação de Sangue | 25/10/2023, a partir das 17h00 |
Período de Recurso da Isenção Justiça Eleitoral e Doação de Sangue | 26/10/2023 |
Resultado de Recurso da Isenção Justiça Eleitoral e Doação de Sangue | 30/10/2023, a partir das 17h00 |
Período de Inscrição | 01/11/2023 a 07/02/2024 |
Período de envio de documentos, (via e-mail), para homologação da inscrição | 01/11/2023 a 07/02/2024 |
Período de seleção | 08 e 09/02/2024 |
Divulgação do Edital de Resultado e Convocação para Matrícula | 19/02/2024, a partir das 17h00, na página do curso: https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/ |
Período de Matrícula | 21/02 à 23/02/2024, via WEB – Portal do Estudante de Pós-Graduação |
Período de envio de documentos – Deverá ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação do CECA no período vespertino ou enviado via SEDEX – para Confirmação da matrícula | 21/02/2024 a 23/02/2024 |
Atenção: O candidato deverá acompanhar os atos relativos ao processo de seleção disponíveis neste mesmo site, obrigando-se a atender aos prazos e às condições estabelecidas no presente edital e àqueles que vierem a ser divulgados durante a execução da seleção.
Evento | Data Início | Data Fim | Observação |
PERÍODO DE INSCRIÇÃO | 01/11/2023 08h00 | 07/02/2024 23h59 | via e-mail, conforme consta em edital |
PERÍODO DE ENTREGA DOCUMENTO | 01/11/2023 08h00 | 07/02/2024 23h59 | Via web |
PERÍODO DE SELEÇÃO | 08/02/2024 | 09/02/2024 | |
PERÍODO RESULT.SELEÇÃO/CONVOC.MATRÍCULA | 19/02/2024 | 19/02/2024 | pelo site: https://sites.uel.br/ceca/lato-sensu/, após as 17h00 |
PERÍODO ENVIO DOCUMENTO CORREIO/SEDEX | 21/02/2024 | 23/02/2024 | Para confirmação da matrícula |
PERÍODO DE MATRÍCULA ESTUDANTE REGULAR | 21/02/2024 08h00 | 23/02/2024 21h00 | via Web – Portal do Estudante de Pós-Graduação |
2DGN248 – BRANDING E POSICIONAMENTO DIGITAL – Fundamentos teóricos e conhecimentos práticos de construção e gestão de marcas. Conceitos e elementos da marca: identidade, expressão e comunicação. Estratégias de posicionamento para ambientes digitais, técnicas de storytelling para fortalecimento da marca. Aplicações, diretrizes e documentação para materialização e coerência visual.
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2DGN153 – COMUNICAÇÃO CRIATIVA: DIREÇÃO DE ARTE – Processo criativo das questões e construções conceituais que envolvem os aspectos associados à retórica textual integrada ao visual e criação imagética – direção da arte. Compreensão e análise dos elementos visuais integrados aos elementos textuais expressos na criação e produção imagética por meio da construção de discursos que expressem as estratégias de comunicação criativas.
Crédito: 2
2DGN253 – CONEXÃO COM O MERCADO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL – Contextualização da consolidação da cultura digital. Conexões com o mercado de trabalho, encontros com profissionais da área de abrangência do curso visando o aprimoramento profissional sob os aspectos da tecnologia da comunicação digital, das transformações de comportamento na geração de valor.
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2DGN211 – DESIGN THINKING E GESTÃO DO DESIGN – Abordar a aplicação do conceito de Design Thinking na solução de problemas e exploração de oportunidades em produtos e serviços, com ênfase na criação de valor. Características, competências e papel do profissional que conduz esse processo (design thinker).
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2DGN252 – ECONOMIA CRIATIVA: NEGÓCIOS DIGITAIS – Conceito de economia criativa. A monetização do trabalho criativo e os novos empreendimentos tecnológicos na economia do século XXI. Os desafios do auto-gerenciamento, o empreendedorismo e a implementação de modelos de negócio voltados para a carreira criativa.
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2DGN246 – ESTRATÉGIA, MENSURAÇÃO E CRESCIMENTO EM SOCIAL MÉDIA – Metodologia para planejamento estratégico e editorial em Mídias Sociais, aplicadas ao conceito de Growth Marketing e Branding. Análise de dados e tendências das redes sociais, para marcas, negócios e criadores.
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2DGN245 – GESTÃO DE TRÁFEGO PARA MÍDIA PAGO – Noções do ecossistema e aplicação prática de Mídia Paga Online (anúncios no Google, Instagram, Facebook). Introdução à Métricas e Mensuração. Estudos de casos em campanhas de ativação da marca pela internet.
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2DGN243 – IMAGEM E CULTURA DO CONSUMO – Conceitos de imagem, percepção e consumo. As imagens técnicas e a cultura do consumo. Cultura do consumo e modernidade. Estética da mercadoria e técnicas de marketing.
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2DGN247 – INBOUND MARKETING, ANALYTCS E MÉTRICAS – Metodologia para planejamento estratégico e de mensuração analítica para a técnica de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Estratégias de Inbound e Marketing e Conteúdos. Métricas essenciais de mensuração de dados e ferramentas disponíveis para análises de conteúdo.
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2DGN251 – INOVAÇÃO E CRIAÇÃO DIGITAL – Novas metodologias criativas para desenvolvimento de projetos de comunicação e design. Implementação de tecnologias digitais no processo criativo. Desenvolvimento de Projetos inovadores. Hibridização entre as matrizes das linguagens; sonora, visual e verbal.
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2DGN250 – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PRODUÇÃO MIDIÁTICA – Inteligência artificial no contexto das mídias contemporâneas e produções envolvendo o ambiente digital. Uso de tecnologias emergentes como ferramenta de diferenciação estratégica. Processos e técnicas de inovação frente aos novos conceitos computacionais.
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2DGN244 – MARKETING DE BUSCA E OTIMIZAÇÃO DE SEO – Fundamentos teóricos de Marketing. Noções do ecossistema do Marketing Digital e suas ferramentas. Marketing para Buscadores, Redes Sociais e influenciadores digitais. Táticas de conteúdo para Inbound. Estudos de casos em campanhas de ativação da marca pela internet.
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2DGN249 – PRODUÇÃO E CRIAÇÃO DE FOTO E VÍDEO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS – Métodos de produção, edição e publicação de conteúdos imagéticos para mídias sociais por meio da utilização de dispositivos mobile. Técnicas de captação e pós-produção com foco em formatos de fotografia e vídeo orientados pelos padrões e tendências de mercado.
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A instituição oferta disciplinas a serem cursadas como estudante especial nos meses de fevereiro e julho, conforme calendário acadêmico vigente.
Há taxa de inscrição.
A documentação mínima exigida é curriculum vitae documentado, incluindo cópia do RG, CPF, Certificado de Reservista, Certidão de Nascimento ou Casamento, Histórico Escolar de Graduação e cópia autenticada do Diploma de Curso de Graduação e/ou outros documentos exigidos pela Comissão Coordenadora do Curso, conforme edital de inscrição.
Professores |
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Dr. Antônio Lucio Barizon Filho |
Esp. Erico Belém |
Me. Gabriel Sampaio |
Esp. Gustavo Françoso |
Esp. Lana Wignand |
Me. Murilo Crivellari Camargo |
Esp. Rodrigo Chagas |
Dr. Rogério Zanetti Gomes |
Horário das Aulas: Às Segundas e quartas feiras – Período Noturno.
Os documentos deverão ser encaminhados via e-mail para o endereço spg.latosensu@uel.br, conforme cronograma.
A documentação deve estar completa, caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.
O e-mail deverá ser identificado com o assunto “Inscrições Especialização – NOME DO/A CANDIDATO/A”. (Exemplo: Inscrições Especialização em Mídias Digitais: design e comunicação – nome do aluno)
Não haverá entrega física de documentação, o envio será exclusivamente via e-mail, para o endereço indicado. Obrigatoriamente, a documentação exigida deverá ser dividida em arquivos digitalizados no formato PDF, não podendo ultrapassar 8MB em cada arquivo
Documentações de inscrições recebidas no e-mail após o horário indicado serão indeferidas. Portanto, verifique a configuração de seu e-mail e faça o ajuste para o horário de Brasília.
Não nos responsabilizaremos por quaisquer problemas de ordem técnica que acarretem o envio fora do prazo estabelecido no presente Edital.
Não serão aceitos arquivos compartilhados em Google Drive ou compactados, apenas anexados ao e-mail e em formato PDF.
Os documentos serão encaminhados via e-mail para o endereço spg.latosensu@uel.br. A documentação deve estar completa, caso contrário, o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.
a) comprovante de inscrição (devidamente assinada), disponível em: http://www.uel.br/proppg/portalnovo/pages/inscricoes-programascursos/inscricoes-por-nivel.php;
b) comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais) – conforme instruções no boleto bancário e horários das Instituições Financeiras (boleto disponível somente no período das inscrições);
c) fotocópia da Cédula de Identidade – Obrigatório o RG para fins acadêmicos;
d) fotocópia do C.P.F.: quando na Cédula de Identidade não constar o nº do CPF,fica obrigatória a apresentação de cópia legível do mesmo ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF, retirado do site da Receita Federal: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/Consulta Publica.asp;
e) fotocópia do Documento Militar, (somente para sexo masculino até 45 anos de idade, no ano de seu ingresso na Pós-Graduação);
f) Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso, sem tarja nem dobras)
g) currículo; g) fotocópia do histórico escolar da Graduação;
h) cópia frente e verso do diploma do curso de Graduação (autenticada para aqueles emitidos por outras Instituições de Ensino Superior). Caso o candidato ainda não possua o diploma, deverá apresentar documento de colação de grau. Caso ainda esteja cursando a graduação, deverá apresentar atestado que demonstre estar matriculado no último ano de graduação e término previsto com data anterior ao início do período letivo da UEL (03/03/2024);
Candidatos estrangeiros deverão apresentar:
- cópia do passaporte;
- cópia autenticada do diploma de graduação (idioma de origem);
- cópia autenticada da tradução juramentada do diploma de graduação;
- cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento (idioma de origem);
- cópia autenticada da tradução juramentada da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- cópia do CPF;
- visto de permanência no país, atualizado.
Atenção: O candidato que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aprovado no processo seletivo, deverá apresentar, no ato da matrícula, documento comprobatório no qual a data (dia/mês/ano) de conclusão do curso de Graduação seja anterior ao início do semestre letivo na
UEL (04/03/2024), sem o qual não poderá efetuar a matrícula e perderá o direito à vaga, sem restituição do valor do preço público referente à inscrição. E ainda, realizar a entrega da cópia autenticada do Diploma de Graduação, dentro de 90 (noventa) dias a contar da data da colação de grau, na Secretaria de Pós-Graduação do CECA.
Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):
Obs.: Na confirmação de matrícula o candidato recebe um e-mails com a senha e o número de matrícula, o mesmo deverá entrar no portal do estudante com os dados recebidos, e ir em: confirmar matrícula até o final do processo salvando-o, só depois que o candidato receberá um segundo e-mail confirmando a matrícula. Caso não receba o segundo e-mail, sua matrícula não estará confirmada. Após o período de matrícula o candidato não conseguirá mais concluir a matricula.
Local de Entrega da Documentação:
Duas etapas: *
1º Etapa – HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO – somente via e-mail, conforme consta no item 4 do edital; *
2º Etapa – CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA entregar a documentação no Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA – Campus Universitário, Secretaria de Pós-Graduação, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h30 às 17h30.
Ou enviar via SEDEX no endereço abaixo:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid – Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR
Critério para Seleção:
- Conforme consta em edital;
Resultado da Seleção:
- Dia 19 de fevereiro de 2021, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 16h. Não será informado resultado por telefone.
- A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
Convocação de Suplentes:
- Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
Resultado da Seleção:
- Dia 19 de fevereiro de 2021, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 16h. Não Será informado resultado por telefone.
Matrícula dos Candidatos Aprovados: (Consulte o MANUAL)
- A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
Convocação de Suplentes:
- Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
Disposições Finais:
- É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.
- Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.
- O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.
Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega da monografia: Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de Artigos; CRITÉRIO DO CURSO PARA ELABORAÇÃO DO TCCPG – (Link aqui) Disciplinas – obrigatório aprovação em todas as disciplinas para conclusão do curso. (24 cr) |
Documentos a serem enviados | |
ARTIGO – TCCPG Para homologação, o aluno deverá entregar conforme calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato sensu, disponível na página da UEL, para isso observar primeiro a data de término de seu Curso. Depois de entregue, a comissão terá 30 dias para apresentar as notas da Avaliação ou solicitar Reformulação. Seráa aprovado, na Monografia ou no TCCPG, o estudante que obtiver a média mínima 7,0 (sete). Obs.: os exemplarese deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Gradução do CECA. | 03 (Três) exemplares separados, em espiral |
REFORMULAÇÃO Quando solicitada pela comissão, após lançamento no sistema UEL, o aluno será informado da data final para reformulação da monografia, sendo estre prazo de 60 dias para reformular e entregar na Secretaria de Pós/CECA. A comissão, após recebimento da monografia reformulada, terá prazo de 30 dias para informar à Secretaria de Pós/CECA as notas da Avaliação Final. | 03 (Três) exemplares separados, em espiral |
Passos para Deferimento da Matrícula | ||
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PRORROGAÇÃO (valor da taxa para solicitação R$84,00) | O estudante do Lato sensu tem direito em solicitar somente uma prorrogação, que vale no máximo por um período letivo. A PRORROGAÇÃO é solicitada pelo estudante via Portal do Estudante, dentro do período estipulado no Calendário vigente da PROPPG, (verificar Calendário disponível na página da PROPPG); A solicitação de Prorrogação deverá ser feita somente quando NÃO houver a possibilidade de conclusão da MONOGRAFIA dentro do prazo final de seu curso | Após a solicitação de PRORROGAÇÃO via Portal do Estudante, será direcionado Via Web um comunicado ao Orientador do Estudante, onde este dará seu parecer Deferindo ou Indeferindo, após, será direcionado ao Coordenador do Curso que finalizará a solicitação, na sequencia será disparado um e-mail ao estudante comunicando o resultado da solicitação, sendo favorável, será comunicado ao estudante para confirmar sua matrícula Via Portal do Estudante, que após confirmação dará sequência a impressão dos boletos referente as mensalidades dos meses da Prorrogação. Na Prorrogação, o estudante após depositar sua Monografia na Secretaria de Pós/CECA, poderá solicitar cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Geral |
REINGRESSO (Valor da taxa para solicitação R$17,00) | O aluno do Lato sensu só poderá solicitar reingresso para conclusão da Monografia, enquanto não houver reestruturação de seu Curso e ter turma em andamento. Para o reingresso o aluno tem seis meses corridos para conclusão da Monografia. O Reingresso é solicitado através do formulário Requerimento Geral, que após retirado o BOLETO no balcão de atendimento da PROPPG, efetuado o pagamento, o solicitante preenche o Requerimento e protocola no Setor de Protocolo da UEL – SAUEL. | O Requerimento Geral, depois de protocolado e Deferido pela Coordenação do Curso, a PROPPG enviará um comunicado ao estudante estabelecendo um período para vir até o balcão de atendimento da PROPPG, realizar sua Matrícula. No Reingresso, o estudante deverá pagar no mínimo 3 (três) parcelas e no máximo 6 parcelas para concluir o Curso. “Caso”, o estudante tenha terminado antes do vencimento do prazo, após três parcelas pagar, poderá solicitar o cancelamento do compromisso financeiro através do formulário Requerimento Gera |
- Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG – Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeir
- Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).
- Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).