122 – MODA: PRODUTO E COMUNICAÇÃO
Nível: Especialização
OFERTADO PARA 2020/1
Atenção! A coordenação informa, o curso não será ofertado por não atingir o número mínimo de inscritos
Frequência de Aulas: | Sextas-feiras e sábados. |
Horários: | Das 14 às 18 / 19 às 23 horas (sextas-feiras) Das 08 às 12 / 14 às 18 horas (sábados) |
Duração: | O curso tem duração de 3 períodos letivos (18 meses), sendo 2 períodos para o cumprimento das disciplinas e 1 período para entrega da Monografia. |
Local das aulas: | Sala 662 |
Público Alvo: | Graduados e graduandos em qualquer área, desde que comprovem a conclusão da graduação reconhecida na data da matrícula. |
E-mail: | spg.latosensu@uel.br |
Evento | Período |
---|---|
Publicação do Edital de Abertura de Inscrição – Via Web | Dia 11/09/2020 |
Período de Inscrição – Via Web | De 23/09/19 a 14/02/20 |
Período de entrega Documentos para Seleção (SPG/CECA) | De 23/09/19 a 14/02/20 |
Período de Envio dos Documentos – Correio/Via SEDEX | De 23/09/19 a 07/02/20 |
Período de Seleção | De 17 a 19/02/2020 |
Resultado da Seleção – Via Web (PROPPG após 16h/) | Dia 20/02/2020 |
Período de Matrícula via web – (consultar Manual) | De 22 a 27/02/2019 |
Período de entrega Documentos para Matrícula – (SPG/CECA) | De 22 a 27/02/2019 |
Havendo Suplente – Período de Matrícula, caso convocado | Dia 28/02/2020 |
Início das Aulas – (Calendário previsto para primeira semana de março) | (Consultar Quadro de Horário) |
2 DGN 036 – DESIGN DE MODA – 2CR – 30H Conceitos de design e moda. A concepção de produtos de moda. Identidade estilística permanente e temporária. Ciclo de Produto. A pesquisa de moda. Valores emocionais. Códigos estilísticos. |
2 DGN 166 – COMUNICAÇÃO VISUAL NOS PROCESSOS DE MODA – 2 cr – 30 h Conceituação de, comunicação visual. Elementos constitutivos da linguagem visual. Semiótica aplicada ao contexto de moda. Análise de enunciados visuais na moda. Estudo da dimensão estético-simbólica na concepção, de produtos de moda. |
2 DGN 006 – MODA, CULTURA E SOCIEDADE – 2 cr – 30 h Reflexão e análise crítica do significado de tendência. Antecipação e construção de tendência. Interpretação de sinais socioculturais e estéticos. Observação das mudanças de comportamento, das aparências e do consumo. |
2 DGN 039 – MODA PARA A SUSTENTABILIDADE – 2 cr – 30 h Motivadores globais para a sustentabilidade. Histórico e conceitos pertinentes. Produção e consumo sustentável. Design e moda para a sustentabilidade. |
2 DGN 143 – ASPECTOS SUBJETIVOS DO CONSUMO DE MODA – 2 cr – 30 h Parâmetros para análise de moda contemporânea como forma de representação e diferenciação. Interações entre roupa/corpo na subjetividade contemporânea. Mecanismos subjetivos que regem a criação, produção, comunicação e consumo de moda. |
2 DGN 044 – GESTÃO DE DESIGN DE MODA – 2 cr – 30 h A gestão e a cultura organizacional. Qualidade. Estratégia. Fundamentos da Gestão de Design. A Gestão de Design na empresa de moda. A indústria de produtos de moda e a cultura empresarial regional. Estudos de casos. . |
2 DGN 045 – PROCESSO CRIATIVO E MODELAGEM – 2 cr – 30 h A interação entre o processo criativo e a modelagem. As implicações técnicas, estéticas e funcionais na construção do produto. A modelagem tridimensional como instrumento de criação. |
2 DGN 046 – GESTÃO DA PRODUÇÃO DE MODA – 2 cr – 30 h Os processos de análise e engenharia de valor do produto e a geração de “valores”. Etapas e processos da programação, planejamento e controle da produção. Noções sobre projeto ergonômico e planejamento de métodos nos postos de trabalho em costura e acabamento. Sistemas de produção “Just-in-Case” (JIC) e “Just-in-Tim” (JIT) e sistema de organização e arranjo fabril (“layout”). |
2 DGN 167 – COMUNICAÇÃO NA ILUSTRAÇÃO DE MODA – 2 cr – 30 h Conceitos de desenho e ilustração. As relações existentes entre o desenho, a ilustração e a comunicação. Introdução histórica da ilustração de moda. As funções comunicativas do desenho e da ilustração de moda no design e no marketing de moda. As relações entre a linguagem, os códigos e os instrumentos utilizados na ilustração de moda. |
2 DGN 168 – BRANDING PELO DESIGN THINKING – 2 cr – 30 h Definição e caracterização de marca. Identidade visual e seus elementos, O processo de Design Thinking para a inovação em Branding de moda. Comportamento do consumidor. Habilidades e atitudes do Design Thinking e o’ seu papel para a construção de marca. A importância da produção do conhecimento para a geração de valor na organização e construção da imagem coorporativa, Branding. Diagnóstico de identidade de marca. |
2 DGN 169 – DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA EM DESIGN DE MODA – 1 cr – 15 h Planejamento, desenvolvimento e execução de projeto de pesquisa aplicada ao design de moda. |
2 DGN 170 – GESTÃO DO CONHECIMENTO – 1 cr – 15 h Definições e tipos de conhecimento. Produção e integração do conhecimento. Knowledge containers e Knowledge design. |
2 DGN 155 – PESQUISA CIENTÍFICA EM DESIGN – 1 cr – 15 h O conhecimento científico, e empírico em design. Processo, métodos e técnicas científicas e sistêmicas para o design. |
2 DGN 156 – TÓPICOS ESPECIAIS EM DESIGN – 1 cr – 15 h Apresentação, discussão e debates de assuntos contemporâneos. |
2 DGN 047 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO |
2 DGN 160 – EMPREENDEDORISMO NO DESIGN – 2 cr – 30 h Identificação de oportunidades e ciclo de desenvolvimento de novos negócios. Modelagem de negócios. Da ideia ao plano de negócios. Ambiente empreendedor. |
2 DGN 161 – GESTÃO DA QUALIDADE NO DESIGN – 1 cr – 15 h Qualidade do produto e qualidade do processo. Gestão da qualidade. Sistemas ISO. Técnicas e ferramentas da qualidade e relação com a gestão da inovação. |
Horário das aulas para o primeiro, segundo semestre de 2019 e primeiro semestre de 2020
Calendário das atividades dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
- Ficha de inscrição preenchida – disponível em: Inscrições via Web
- Apresentar comprovante de recolhimento do preço público de inscrição correspondente ao valor de R$ 81,00 (oitenta e um reais);
- Cópia do histórico escolar de graduação;
- Currículum Plataforma Lattes – documentado;
- Fotocópia do C.P.F.; (ou do RG que comprove o número, ou do Comprovante da Situação Cadastral no CPF retirado do site da Receita Federal)
- Fotocópia da Cédula de Identidade (RG); (não será aceito CNH, obrigatório cópia do próprio RG)
- Fotocópia do Certificado de Reservista;(fotocópia Frente e Verso – obrigatório Cópia da Digital)
- Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Fotocópia autenticada* do Diploma do curso de Graduação;
- Candidatos Estrangeiros deverão apresentar cópia do passaporte com visto de permanência no país, cópias autenticadas do diploma de graduação e tradução do mesmo, por órgão oficial.
Procedimentos para Confirmação da Matrícula Via Web (Portal do Estudante):
Procedimentos para Impressão dos Boletos e Termo de Compromisso – (Curso Conveniado – ITEDES):
Obs.:O candidato deverá recolher a 1ª mensalidade do curso (referente à matrícula), por meio do site do ITEDES através do link www.itedes.org.br/pos/aluno, ativar o perfil de seu número de matrícula, emitir o boleto bancário e termo de compromisso. Se V.Sa. não conseguir ativar o perfil ou emitir os documentos (boleto e termo) ou se tiver dúvidas em relação a este item, por favor entre em contato com o ITEDES (43)33282400 ou cobranca@itedes.org.
Não há necessidade de apresentar o comprovante de pagamento para a UEL, este procedimento será realizado pelo ITEDES.
Não há possibilidade de emitir boleto bancário na matrícula via portal do estudante.
Local de Entrega da Documentação:
Seção de Pós-Graduação, Centro de Educação, Comunicação e Artes/CECA – Campus Universitário, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (43) 3371-4665.
Endereço para entrega de Documentos via SEDEX:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Secretaria de Pós-Graduação
A/C (nome do curso)
Rodovia Celso Garcia Cid – Pr 445, Km 380 – Campus Universitário
Caixa Postal 10.011
CEP 86057-970
Londrina/PR
- Análise de Curriculum vitae;
- Avaliação do Perfil Profissiográfico do candidato (Perfil Pessoal).Obs.:Preenchimento do Questionário (Perfil pessoal), que deverá ser preenchido, assinado e entregue junto com a documentação.
- Dia 20 de fevereiro de 2020, por meio de Edital a ser publicado via internet pelos Editais de Resultados após as 16h. Não Será informado resultado por telefone.
Matrícula dos Candidatos Aprovados: (Consulte o MANUAL)
- A matrícula será realizada via internet, por meio do site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato aprovado e classificado terá que se cadastrar previamente para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. O cadastro deverá ocorrer no mesmo período em que será realizada a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula e o sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
- Havendo suplentes, a convocação e matrícula destes serão realizadas via Internet, no site da Instituição: Portal do Estudante de Pós-Graduação. O candidato suplente terá que se cadastrar primeiro para ter acesso ao Portal do Estudante de Pós-Graduação e realizar a matrícula. As instruções sobre o procedimento de matrícula, bem como o Sistema para efetuar a matrícula eletrônica estarão disponíveis no site mencionado.
- É de exclusiva responsabilidade de o candidato inscrito acompanhar a publicação ou divulgação dos atos relativos ao Edital de Inscrição para os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, divulgados na internet, no endereço eletrônico de cada Curso (Selecionar o Curso e observar as informações), obrigando-se a atender aos prazos e condições estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execução da seleção pública.
- Estar atento às informações do Calendário das atividades do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, do Regulamento e da Resolução vigente do programa (Link disponível no inicio desta página). Estas informações ajudarão o aluno a entender os procedimentos do curso e o cumprimento dos prazos, evitando assim, aborrecimentos no decorrer de suas atividades acadêmicas.
- O endereço de E-mail do aluno deverá estar sempre atualizado no Sistema UEL, pois este é o caminho que a Secretaria de Pós/CECA tem para se comunicar com o aluno, caso aconteça mudança no endereço eletrônico, o aluno deverá comunicar a Secretaria de Pós/CECA e solicitar atualização.
Primeiros passos para o aluno providenciar a entrega da monografia:
- Verificar no Calendário do Lato Sensu o período de entrega de Artigos;
- Antes da entrega da Monografia, o aluno deverá comparecer a Secretaria de Pós/CECA e solicitar a “Análise Curricular” para saber se está APTO ou NÃO para conclusão do curso, caso não esteja APTO, o aluno deverá regularizar sua situação e só depois entregar a Monografia, que deve aconteça dentro do prazo do Calendário.
Obs.: A Secretaria de Pós/CECA não receberá Monografias em que a situação do aluno na “Análise Curricular” não esteja Apto
Disciplinas – obrigatório aprovação em todas as disciplinas, bem como a obtenção de 24cr para conclusão do curso.
- Após o recebimento da Ata de Avaliação Final ou Defesa na PROPPG – Divisão de Registro Acadêmico, o estudante será cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação e serão realizados os procedimentos para emissão dos documentos de conclusão de curso, sem a necessidade de que o estudante requeir
- Neste período em que o estudante foi cadastrado como CONCLUÍDO no Sistema Acadêmico de Pós-Graduação, ele poderá retirar via Portal do Estudante um Atestado de Conclusão de Curso, para utilizar temporariamente até que seja expedido o documento oficial (aproximadamente 30 dias para expedição).
- Após o registro do documento oficial de conclusão de curso, não será mais possível à emissão do atestado, sendo que o estudante deverá retirar no balcão de atendimento da PROPPG o documento oficial (CERTIFICADO).