Suporte Psicológico – Covid-19

CCB

atualizado 3 anos atrás

O Projeto Suporte Psicológico – Covid 19 teve início no final de março de 2020. Contando com professores e estudantes do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento (PGAC),  começou atendendo profissionais da saúde que estivessem na linha de frente de combate à Covid.

Mesmo com a crescente demanda pelo apoio a esses profissionais, o projeto conseguiu ampliar sua população-alvo, e atende, hoje, a outras pessoas (maiores de 18 anos) de Londrina e região que sofrem direta ou indiretamente com a pandemia, como pacientes diagnosticados com Covid, pessoas que estejam passando por luto em decorrência da doença, com ansiedade, depressão, problemas de relacionamento em função do isolamento e outras questões como perda financeira etc.

O projeto, que está vinculado à Extensão e à Pesquisa, tem mais de 100 colaboradores internos (professores e discentes da graduação, de mestrado e de doutorado) e externos (graduandos de outras instituições, ex-professores da UEL e profissionais voluntários). Há outras frentes de trabalho além do suporte psicológico, como as de avaliação dos atendimentos, capacitação e processos científicos. O projeto ficará em vigor por, no mínimo, mais dois anos, e espera poder contribuir para a melhora da saúde mental de pessoas acometidas pelo cenário atual.

É importante frisar que o projeto, além de não atender a menores de 18 anos, também não atende casos psiquiátricos prévios à pandemia, por se tratar de um suporte de 1 a 4 sessões, e não de uma psicoterapia tradicional.

O atendimento pode ser agendado pelo número (43) 9625-5345 (telefone ou whatsapp)

Projetos diretamente vinculados:

Extensão:

Suporte Psicológico – Covid19: Atendimento aos profissionais e pacientes do Hospital Universitário – UEL

Coordenadora: Josy de Souza Moriyama https://www.sistemasweb.uel.br/system/prj/pex/pdf/pex_projetoscadastrados_2021-04-05_15-37-02.pdf

Pesquisa:

Saúde mental de profissionais da saúde, de pacientes e de familiares envolvidos na pandemia por Covid-19: proposição, aplicação e avaliação de intervenções psicológicas

Coordenadora: Profa. Dra. Veronica Bender Haydu https://www.sistemasweb.uel.br/system/prj/pes/pdf/pes_pesquisa_12595.pdf