ADOLESCER COM SAÚDE: EDUCAÇÃO SOBRE DOENÇAS INFECCIOSAS PARA O AUTOCUIDADO DE ADOLESCENTES E PARA SAÚDE COLETIVA – Atividades com os Cursos Técnicos em Química e Biotecnologia do Colégio Castaldi
CCB
atualizado 3 meses atrás
Nos dias 27 e 28 de agosto, os alunos dos Cursos Técnicos em Química e Biotecnologia do Colégio Castaldi tiveram a oportunidade de participarem do projeto de extensão “ADOLESCER COM SAÚDE: EDUCAÇÃO SOBRE DOENÇAS INFECCIOSAS PARA O AUTOCUIDADO DE ADOLESCENTES E PARA SAÚDE COLETIVA”. Este projeto, coordenado pela Profa. Lígia Galhardi, tem como meta promover a conscientização e a educação sobre doenças infecciosas entre adolescentes, focando no autocuidado e na promoção da saúde coletiva.
Durante esses dois dias, as atividades ocorreram no Laboratório de Microbiologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UEL), e contou com a participação de professores do Departamento de Microbiologia, Gerson Nakazato e Renata Kobayashi, do pós-doutorado Victor Hugo Clébis e do mestrando do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Víctor Hugo Montini, que trouxeram uma perspectiva avançada sobre os temas abordados, enriquecendo as discussões com insights atualizados e respondendo às perguntas dos participantes.
A colaboração não se limitou ao Departamento de Microbiologia; estudantes de diversas áreas também participaram ativamente. Alunos dos Cursos de Graduação em Biomedicina, como Erick Balbino, Jamile Kellen, Laura Buso, Marina Castro, Pedro Takata e Pedro Lima, bem como os estudantes de Odontologia Yasmin Vitorino e Augusto Bragallia, contribuíram com suas experiências práticas, conhecimento técnico e auxílio nas atividades. Eles ajudaram a criar um ambiente de aprendizado dinâmico, onde os adolescentes puderam se engajar de maneira prática e efetiva com os temas discutidos.
O projeto “ADOLESCER COM SAÚDE” não só proporcionou um espaço de aprendizado enriquecedor para os adolescentes, mas também ofereceu aos alunos do Colégio Castaldi e aos acadêmicos participantes uma valiosa experiência prática. Essa integração entre teoria e prática, aliada à colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, demonstrou a importância do trabalho conjunto para enfrentar desafios de saúde pública e promover a educação em saúde.
Em resumo, os dias 27 e 28 de agosto foram marcados por um significativo esforço coletivo que refletiu o compromisso com a formação de jovens mais informados e preparados para cuidar da própria saúde e contribuir para o bem-estar da comunidade.