“Você já conhece nossa sala, e nós, que dia vamos conhecer a sua?” – Criança do Cmei Irmã Maria Nívea
Blog BaguncEI
atualizado 4 semanas atrás
“Você já conhece nossa sala, e nós, que dia vamos conhecer a sua?” – Criança do Cmei Irmã Maria Nívea
Partindo desse questionamento organizamos uma visita à UEL em colaboração entre Cmei e Universidade a vinda das crianças do Vista Bela para a UEL.
“Você já conhece nossa sala, e nós, que dia vamos conhecer a sua?” – Criança do Cmei Irmã Maria Nívea
Partindo desse questionamento organizamos uma visita à UEL em colaboração entre Cmei e Universidade a vinda das crianças do Vista Bela para a UEL.
Como as crianças tinham me presenteado com desenhos para ambientação da sala de permanência (estudos e orientações), elas queriam ver como era o espaço.
Mas vir para UEL apenas para visitar uma sala?
Claro que aproveitamos a vinda das crianças e das professoras para conhecer diferentes espaços, além da sala de permanência, conhecemos uma sala de aula para ver como os “grandes” estudam.

Visitamos à radio da UEL com pessoas que sempre nos acolhem com paciência explicando tudo às crianças. Partimos pelo calçadão da Universidade até a Casa do Pioneiro e a Capela.



E por fim, fomos para a Ludoteca, para além das brincadeiras no espaço interno, com a participação das educadoras e monitoras, que nos receberam com muito preparo e carinho, também exploramos o lindo espaço externo com gramado, brinquedos e muita diversão.



A riqueza da vivência foi revelada pelas conversas ao longo do caminho, pelo encantamento e perguntas curiosas das crianças, também é claro pelo cansaço e pedido para sentar-se e lanchar. Tudo isso faz parte como nos dispomos a estar COM as crianças nos diferentes espaços, afinal, acreditamos que desde o preparo para a visita, a mochila com lanche, entrar no ônibus, colocar sinto de segurança (…), tudo, tudo mesmo, faz parte do processo de aprendizagem.

Até a próxima aventura,
Cassiana Magalhães.
Com a compreensão de que diferentes lugares podem ser potencializadores de aprendizagem.