E a pedra se fez verbo

Blog BaguncEI


atualizado 12 meses atrás


Alguns dias atrás, durante a acolhida, havia apenas uma cesta com um alfabeto móvel de pedras em uma das mesas. Conforme as crianças foram chegando, olhavam e se dirigiam para os livros.
G: “Nossa! O que é esse monte de escrita aqui?”

Expliquei que era um alfabeto móvel e a sua função exemplificando com o crachá.


Assim, muitos foram se dirigindo até a mesa e explorando o material. Até que uma das crianças olhou para o alfabeto de ficha:
L: “Olha lá! Tem palavras para a gente escrever!”

Novas palavras, possibilidades e desafios. Duas crianças com a ficha do abacate quando uma delas.
L: “Abacate é com A” – (Pegando a pedra correspondente).
A: “Começa com A mais diferente. Olha aqui! Tem dois tipos com linha reta (letra maiúscula) e com linha curva (letra minúscula).
L: “Entendi, é essa aqui então?” – Mostrando a pedra com a letra “a”
A: “Muito bem” – Batendo palmas.


P4 – Turma do Morro
Professora: Jaqueline Tosti Monteiro

Leia também

Aula de encerramento: Uma lógica para orientar o pensar e o fazer pedagógico na Educação Infantil.

O blog BaguncEI convida você a participar da aula de encerramento do curso de extensão: Apropriações Teóricas e Suas Implicações Para o Desenvolvimento do Pensamento do Professor, conduzida pela participação da Profª. Drª. Suelly Amaral Mello da UNESP – Marília. A temática abordada será “Uma lógica para orientar o pensar e o fazer pedagógico na Educação […]


Roda de conversa

O projeto “Tecendo Redes para a Educação das Relações Étnico-Raciais” promoverá uma Roda de Conversa com o tema: “O Lúdico no Processo Criativo para a Educação Antirracista”. A roda de conversa será dirigida pelo convidado Professor Dr. Edimilson Mota, professor e doutor da Universidade Federal Fluminense, coordenador do Núcleo de Pesquisa Antirracista e coordenador da […]


Mapa de Tarefas

Eu já conhecia essa proposta de trabalhar com o mapa das tarefas mas nunca consegui identificar o momento certo para começar. Estive ausente por uma semana devido a uma doença. Quando voltei, comentei com as crianças que as plantas estavam precisando de água, já que não tinham sido regadas.Uma das crianças rapidamente se justificou, dizendo:“Claro! […]


Entrevista com Professoras de Portugal

Conheça as práticas de ensino através das experiências de professoras de Portugal. Neste vídeo, elas compartilham experiências em que trouxeram as famílias das crianças para a escola.