BaguncEI indica: “Atitudes que podem contribuir com a promoção da igualdade racial no contexto escolar”, por Rovilson José da Silva.

Blog BaguncEI


atualizado 2 anos atrás


O Blog BaguncEI traz a indicação do texto “Atitudes que podem contribuir com a promoção da igualdade racial no contexto escolar”, por Rovilson José da Silva.

O texto “Atitudes que podem contribuir com a promoção da igualdade racial no contexto escolar”, foi escrito a partir das discussões das Rodas de Conversa no evento “Infância e Perspectivas Afro culturais na Formação do Educador”, ocorrido em 04 de novembro de 2022, na Universidade Estadual de Londrina.

O professor Rovilson é doutor em Educação; Mestre em Literatura e Ensino; Professor do  Departamento de Educação da UEL – PR.

No texto, Rovilson apresenta questionamentos sobre a promoção da igualdade racial no ambiente escolar e afirma que “é preciso refletir e mudar práticas cristalizadas no ambiente escolar, pois isso pode ser o início da transformação para as crianças negras e não negras que frequentam a escola em direção a uma sociedade antirracista”.

Acesse o texto completo!

Leia também

Aula de encerramento: Uma lógica para orientar o pensar e o fazer pedagógico na Educação Infantil.

O blog BaguncEI convida você a participar da aula de encerramento do curso de extensão: Apropriações Teóricas e Suas Implicações Para o Desenvolvimento do Pensamento do Professor, conduzida pela participação da Profª. Drª. Suelly Amaral Mello da UNESP – Marília. A temática abordada será “Uma lógica para orientar o pensar e o fazer pedagógico na Educação […]


Roda de conversa

O projeto “Tecendo Redes para a Educação das Relações Étnico-Raciais” promoverá uma Roda de Conversa com o tema: “O Lúdico no Processo Criativo para a Educação Antirracista”. A roda de conversa será dirigida pelo convidado Professor Dr. Edimilson Mota, professor e doutor da Universidade Federal Fluminense, coordenador do Núcleo de Pesquisa Antirracista e coordenador da […]


Mapa de Tarefas

Eu já conhecia essa proposta de trabalhar com o mapa das tarefas mas nunca consegui identificar o momento certo para começar. Estive ausente por uma semana devido a uma doença. Quando voltei, comentei com as crianças que as plantas estavam precisando de água, já que não tinham sido regadas.Uma das crianças rapidamente se justificou, dizendo:“Claro! […]


Entrevista com Professoras de Portugal

Conheça as práticas de ensino através das experiências de professoras de Portugal. Neste vídeo, elas compartilham experiências em que trouxeram as famílias das crianças para a escola.