E a pedra se fez verbo

Blog BaguncEI


atualizado 6 meses atrás


Alguns dias atrás, durante a acolhida, havia apenas uma cesta com um alfabeto móvel de pedras em uma das mesas. Conforme as crianças foram chegando, olhavam e se dirigiam para os livros.
G: “Nossa! O que é esse monte de escrita aqui?”

Expliquei que era um alfabeto móvel e a sua função exemplificando com o crachá.


Assim, muitos foram se dirigindo até a mesa e explorando o material. Até que uma das crianças olhou para o alfabeto de ficha:
L: “Olha lá! Tem palavras para a gente escrever!”

Novas palavras, possibilidades e desafios. Duas crianças com a ficha do abacate quando uma delas.
L: “Abacate é com A” – (Pegando a pedra correspondente).
A: “Começa com A mais diferente. Olha aqui! Tem dois tipos com linha reta (letra maiúscula) e com linha curva (letra minúscula).
L: “Entendi, é essa aqui então?” – Mostrando a pedra com a letra “a”
A: “Muito bem” – Batendo palmas.


P4 – Turma do Morro
Professora: Jaqueline Tosti Monteiro

Leia também