DISTANCIAMENTO DAS CONQUISTAS HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE CONFINAMENTO

Blog BaguncEI


atualizado 2 anos atrás


 Este artigo elaborado pelas autoras Cassiana Magalhães, Lucineia Maria Lazaretti e Juliana Campregher Pasqualini, publicado na Revista Humanidades  e Inovação no Dossiê Infância, Artes e Patrimônios Educativos  procura registrar, sistematizar e sintetizar as principais questões que se apresentaram no/ao universo da educação infantil no cenário da pandemia do coronavírus (Covid-19). O objetivo é contribuir para se traçar um panorama do período e acumular subsídios para um futuro balanço dos efeitos e consequências da condução social e política das problemáticas que se colocaram para a educação infantil na situação de excepcionalidade pandêmica. Considerando a atividade do professor e da criança no interior da atividade pedagógica, argumenta-se que as escolhas e encaminhamentos deste período confinaram a educação infantil ao atendimento de demandas formais, protocolares e burocráticas, e distanciada de sua tarefa humanizadora e desenvolvente. O imperativo de “reinventar-se”, em tal cenário, parece ter cumprido a função ideológica de ocultar a ausência de condições e suporte social e institucional.

Acesse aqui para ver o conteúdo na íntegra.

Link para o Dossiê Infância, Artes e Patrimônios Educativos.

Leia também

Aula de encerramento: Uma lógica para orientar o pensar e o fazer pedagógico na Educação Infantil.

O blog BaguncEI convida você a participar da aula de encerramento do curso de extensão: Apropriações Teóricas e Suas Implicações Para o Desenvolvimento do Pensamento do Professor, conduzida pela participação da Profª. Drª. Suelly Amaral Mello da UNESP – Marília. A temática abordada será “Uma lógica para orientar o pensar e o fazer pedagógico na Educação […]


Roda de conversa

O projeto “Tecendo Redes para a Educação das Relações Étnico-Raciais” promoverá uma Roda de Conversa com o tema: “O Lúdico no Processo Criativo para a Educação Antirracista”. A roda de conversa será dirigida pelo convidado Professor Dr. Edimilson Mota, professor e doutor da Universidade Federal Fluminense, coordenador do Núcleo de Pesquisa Antirracista e coordenador da […]


Mapa de Tarefas

Eu já conhecia essa proposta de trabalhar com o mapa das tarefas mas nunca consegui identificar o momento certo para começar. Estive ausente por uma semana devido a uma doença. Quando voltei, comentei com as crianças que as plantas estavam precisando de água, já que não tinham sido regadas.Uma das crianças rapidamente se justificou, dizendo:“Claro! […]


Entrevista com Professoras de Portugal

Conheça as práticas de ensino através das experiências de professoras de Portugal. Neste vídeo, elas compartilham experiências em que trouxeram as famílias das crianças para a escola.