Conversa com a “turma do peixe” no CMEI Laura Vergínia

Blog BaguncEI


atualizado 1 ano atrás


Conversamos com a professora Nathalia do CMEI Laura Vergínia acerca da escolha do nome da turma do P4, a “turma do peixe”!

Com o objetivo de ensinar para as crianças como funciona uma votação, e assegurar a noção de pertencimento, foi utilizada a estratégia do uso do sapato para compreensão do conceito do voto.

Em seguida foi elaborado os critérios para a eleição, os convites para participar da eleição, juntamente com a urna para votação.

Com a eleição, e a apuração dos votos feita, a turma do peixe se torna o nome da turma do P4.

Com o nome definido, a professora Nathalia começa a explorar nas vivências o ensino sobre os peixes, seu ciclo de vida, suas características, as crianças conhecem os peixes de água doce e salgada, comparando a estrutura corporal do peixe com o ser humano. 

No dia em que o Blog Baguncei pode conversar com as crianças e a professora, foi o dia em que a turma manuseou e degustou de uma Piapara na hora do almoço.

Agradecemos imensamente a professora Nathalia e o CMEI Laura Vergínia pela conversa cedida.

Leia também

Aula de encerramento: Uma lógica para orientar o pensar e o fazer pedagógico na Educação Infantil.

O blog BaguncEI convida você a participar da aula de encerramento do curso de extensão: Apropriações Teóricas e Suas Implicações Para o Desenvolvimento do Pensamento do Professor, conduzida pela participação da Profª. Drª. Suelly Amaral Mello da UNESP – Marília. A temática abordada será “Uma lógica para orientar o pensar e o fazer pedagógico na Educação […]


Roda de conversa

O projeto “Tecendo Redes para a Educação das Relações Étnico-Raciais” promoverá uma Roda de Conversa com o tema: “O Lúdico no Processo Criativo para a Educação Antirracista”. A roda de conversa será dirigida pelo convidado Professor Dr. Edimilson Mota, professor e doutor da Universidade Federal Fluminense, coordenador do Núcleo de Pesquisa Antirracista e coordenador da […]


Mapa de Tarefas

Eu já conhecia essa proposta de trabalhar com o mapa das tarefas mas nunca consegui identificar o momento certo para começar. Estive ausente por uma semana devido a uma doença. Quando voltei, comentei com as crianças que as plantas estavam precisando de água, já que não tinham sido regadas.Uma das crianças rapidamente se justificou, dizendo:“Claro! […]


Entrevista com Professoras de Portugal

Conheça as práticas de ensino através das experiências de professoras de Portugal. Neste vídeo, elas compartilham experiências em que trouxeram as famílias das crianças para a escola.