BaguncEI indica: coletânea de livros sobre representatividade de pessoas com deficiência.
Blog BaguncEI
atualizado 1 mês atrás
O site Porvir, através da autora Ana Luisa D’Maschio e junto da escritora Carol Campos, compilou obras literárias que contemplam a temática de inclusão e salientam as discussões relevantes, apresentando personagens que se enquadram como pessoas com deficiência (PcD) e os colocando como protagonistas das narrativas. Confira já alguns dos livros na lista abaixo e onde os adquirir, ou acesse aqui o post original!

Autora: Ana Paula de Abreu; ilustrações de: Ana Cardia e editora: Companhia das Letrinhas.
Sinopse: O Menino e a Gaivota é uma tocante história sobre liberdade e amizade.
Um menino sonha em ser livre, enquanto uma gaivota busca um amigo.
Juntos, eles exploram as profundezas do céu e do mar,
revelando as infinitas possibilidades da vida.
Uma narrativa poética que inspira e emociona!

Autora: Emília Nuñez; ilustrações de: Paloma Santos e editora: Tibi.
Sinopse: Um livro infantil inspirador que celebra a diversidade, a inclusão e a construção de uma sociedade anticapacitista, especialmente nas escolas. A obra destaca a importância de itens de acessibilidade, como piso tátil e escrita em Braille, e enfatiza que tanto adultos quanto crianças podem mudar a vida de alguém através de suas ações.

Autora: Lulu Lima; ilustrações de: Lalan Bessoni e editora: Mil Caraminholas.
Sinopse: Ele morre de medo do mar. Ela é apaixonada por cada grão de areia. Ele olha para o mar, mas não consegue ver a sua beleza. Ela enxerga o mar, e a própria vida, de um jeito completamente diferente. É deste encontro, do medo com a coragem, do temor com o encantamento, que nasce uma das histórias mais sensíveis que você vai ler. Preparado para dar esse mergulho?

Autora: Cláudia Cotes; ilustrações de: Dimaz Restivo e editora: Paulinas.
Sinopse: A história cheia de vida e determinação de Dorina Nowill em um livro gostoso de ler e de ver. Texto e ilustrações estão também em braile, para que crianças, que enxergam ou não, leiam e comprovem que as diferenças podem conviver em harmonia.Indicado para os anos iniciais do Ensino Fundamental 3º ano e 4º ano

Autora: Anna Claudia Ramos e editora: Paulinas.
Sinopse: Andrei tinha acabado de completar 19 anos, quando um trágico acidente de carro muda tudo, da noite para o dia, numa fração de segundos. Ao perder seu melhor amigo e ficar paraplégico, ele tem que reaprender a viver. Nessa jornada nada fácil, repleta de mudanças e desafios, surge o esporte e novas amizades, trazendo motivação e força para superar todos os obstáculos.

Autora: Neusa Jordem Possati; ilustrações de: Renato Alarcão e editora: Paulinas.
Sinopse: Em Ciça e a rainha, a autora Neusa Jordem Possatti dá continuidade à história de Ciça, livro editado por Paulinas. Vítima da pobreza que lhe cobrou uma perna em um acidente de caminhão, nesta sequência, Ciça ainda frequenta a escola, mas a família, colhedores de café, boias-frias, continua condenada à exploração e miséria.

ABPcD: Letras, infâncias e vidas de pessoas com deficiência
Autora: Ana Clara Moniz com Lígia Azevedo; ilustrações de: Bruna Assis Brasil e editora: Companhia das Letrinhas.
Sinopse: Nesta biografia ilustrada, Ana Clara Moniz e Lígia Azevedo apresentam 26 personalidades de diferentes gêneros, nacionalidades e áreas de atuação. Cada letra do alfabeto corresponde a uma pessoa com deficiência: são artistas, professores, cientistas, esportistas, estudantes, entre outros, que contribuíram e contribuem para a cultura em nossa sociedade.

Autor: Todd Parr; ilustrações de: Todd Parr e editora: Panda Books.
Sinopse: Tudo bem ser diferente trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, alcançado o universo infantil e abordando assuntos que deixam os adultos de cabelos em pé, como adoção, separação de pais, deficiência física, preconceito racial, entre outros.

Autora: Lia Crespo; ilustrações de: Cisko Diz e editora: eBook Kindle.
Sinopse: Lia Crespo convive com sequelas de poliomielite desde a infância. Jornalista, sempre estudou em escolas comuns e participa do movimento em defesa dos direitos das pessoas com deficiência desde seu início, em 1980.
Com “Uma nova amiga”, a também autora do livro infantil “Júlia e seus amigos” propõe outra perspectiva capaz de desafiar antigos preconceitos sobre o que achamos que sabemos sobre as pessoas com deficiência.

Autor: Walcyr Carrasco; ilustrações de: Ana Matsusaki e editora: Moderna.
Sinopse: Depois de perder a audição, Daniel teve de aprender a se comunicar de outra maneira: com as mãos. Mas nem todos entendem a língua de sinais. Ao ingressar na escola regular, o menino não consegue acompanhar as aulas e acaba excluído pelos colegas. Será possível romper a barreira do silêncio?

Autora: Alexandre Azevedo; ilustrações de: Grego e editora: Paulinas.
Sinopse: A visão é apenas uma das muitas formas de fazer descobertas e explorar o mundo. É o que nos mostra a história de Juquinha, contada em verso e prosa. O menino é sadio e inteligente, porém, vê o mundo de modo diferente. E, de tão curioso, tudo quer conhecer, pessoas, coisas, bichos que seus olhos não podem ver.

No meio da noite, no meio do mar
Autor: Severino Rodrigues; ilustrações de: Adilson Farias e editora: Saberes e Letras.
Sinopse: No meio da noite, no meio do mar é um conto infantil sobre o poder do sonho, da fantasia e da imaginação. Um elogio à criatividade inata das crianças e da força poética que a leitura literária proporciona em sala de aula. Ao longo de páginas repletas simbolismo, um menino descreve sua solidão num barquinho no meio do mar.

O escuro que mora dentro do escuro
Autora: Anna Claudia Ramos; ilustrações de: Vanessa Prezoto e editora: Panda Books.
Sinopse: Paulo e Pedro se tornam amigos por terem algo em comum: medo daquilo que não podem ver com os olhos, medo do escuro que mora dentro do escuro. Mas a história de Pedro guarda um segredo, e a história de Paulo guarda um sentimento. Desse encontro nasce uma amizade muito especial, repleta de companheirismo, coragem, respeito e descobertas que só os olhos do coração podem enxergar.