Cateter urinário revestido com nanopartículas de prata biossintetizadas

Vitrine Tecnológica da UEL


atualizado 12 meses atrás


A presente invenção compreende um cateter Foley de látex siliconado de três vias revestido com nanopartículas de prata biossintetizadas pelo fungo Fusarium oxysporum utilizando a polidopamina como agente de ancoragem. Nanopartículas de prata possuem atividade antibacteriana e, devido ao fato de a polidopamina ser capaz de se ligar a, virtualmente, qualquer tipo de superfície, pode-se adotar uma estratégia de revestimento em camadas. Uma camada de polidopamina é ligada à superfície do cateter e as nanopartículas de prata são ligadas a essa camada de polidopamina. Subsequentemente, outra camada de polidopamina pode ser empregada sobre a camada. Dessa forma, sucessivas camadas de polidopamina e nanopartículas podem ser formadas, permitindo liberação gradual de prata e controle da quantidade de nanopartículas revestida. A função desse cateter é de prevenir infecções urinárias associadas a cateter, bem como a formação de biofilme com consequente incrustação da luz do cateter. O cateter tem importância na área da saúde com possível aplicação no setor médico-hospitalar.

Leia também

Sistema portátil de fluorescência de raios x

A presente invenção consiste em um sistema portátil de Fluorescência de Raios X, contendo suporte mecânico especialmente desenvolvido para acomodar um mini tubo de raios X e um mini detector de raios X. O sistema foi desenvolvido para utilização tanto em laboratórios como in situ, para realização de análises semi-quantitativas e quantitativas, abrangendo diversos setores.


Processo e produtos utilizados para lavagem estéril de concentrados de hemácias

A presente invenção consiste em um kit para coleta de amostras para o controle de qualidade de hemocomponentes durante a lavagem estéril de concentrado de hemácias. O objeto visa a facilidade durante o procedimento, bem como a agilidade otimizando o tempo de reação.


Composição contendo nanopartículas de prata biogênica e óleo de copaíba com atividade antibacteriana

A presente invenção consiste na composição antibacteriana contendo óleo de copaíba e nanopartículas de prata. A convergência desses dois elementos na etapa de produção acarreta em um efeito antimicrobiano potencializado, amplo espectro de ação antibacteriana, bem como no baixo custo de produção quando comparado aos procedimentos químicos comuns.


Processo e obtenção de produtos bioativos, na forma pó, estáveis, provenientes de resíduos de vitivinicultura (vitis labrusca) para uso farmacêutico e cosmédico.

A presente invenção procura estabilizar compostos bioativos presentes na casca da uva. O reaproveitamento dos resíduos agroindustriais no processamento da uva objetiva a estabilização das moléculas e, consequentemente, o armazenamento destas. Desse modo, é possível o reaproveitamento pela indústria farmacêutica e cosmética.