Estratégias de vida da assembleia de peixes do reservatório de Taquaruçu, baixo rio Paranapanema, Paraná, Brasil

Portal


atualizado 1 ano atrás


Dentre as alterações antrópicas promovidas em habitat aquático, destaca-se a construção de usinas hidrelétricas com consequente barramento dos rios e criação de reservatórios, afetando a vida na água (ODS 14). O rio Paranapanema é um dos mais prejudicados.

Portanto, o objetivo do presente projeto será de averiguar se características reprodutivas e alimentares dos peixes, e traços funcionais foram afetados. E tais estudos são fundamentais como base de manejo dessas áreas, com reflexo direto na comunidade ribeirinha dessa bacia.

Coordenador: Prof. Dr. Mario Luis Orsi

Contato: orsi@uel.br

Divulgação: https://lablepibuel.wixsite.com/lepib
https://www.facebook.com/lepib1

Parceiros: CTG – Brasil e apoio da FAUEL e Supervisão de P&D da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e MMA (Ministério do Meio Ambiente)-IBAMA.

Leia também

Saúde na biota aquática em áreas agrícolas: diagnóstico e busca de soluções

O projeto apresenta três focos distintos que se que complementam: 1) avaliar a saúde da biota aquática de locais de áreas agrícolas, com diferentes níveis de antropização; 2) testar a eficiência de nanopesticidas como alternativa para uma agricultura menos impactante para os organismos aquáticos; 3) verificar a capacidade de macrófitas aquáticas para mitigar os efeitos […]


Vida na água

Importância ecológica da ictiofauna de zonas litorâneas, em dois reservatórios de baixo do rio Paranapanema

Com o objetivo de investigar a diversidade de peixes que compõe a ictiofauna das zonas litorâneas de dois reservatórios no rio Paranapanema, o projeto busca avaliar o quão importante são esses ambientes litorâneos para a qualidade de vida de diversas espécies de peixes que ali vivem, principalmente nativas. Além disso, determinar a importância desses peixes […]


Vida na Água

NEPAG- Núcleo de estudo e pesquisa em aquicultura e genética

O objetivo das pesquisas se relaciona à investigação do desenvolvimento sustentável, as práticas de manejo integrado, a qualidade e manejo da água, a nutrição e alimentação, a reprodução e o uso e desenvolvimento de ferramentas genéticas e respeito pela vida na água.


Vida na água

Achados anátomo-patológicos em animais marinhos encalhados no litoral do Estado do Paraná

Animais marinhos encontrados mortos podem apresentar doenças devido à poluição dos oceanos ocasionada pela atividade humana, alterações climáticas e infecções por patógenos e, portanto, são considerados sentinelas da saúde dos oceanos. Os objetivos do projeto são identificar as causas de encalhe de animais marinhos no litoral do Paraná; esclarecer se a mortalidade está ou não associada às atividades humanas.