Terapias complementares em saúde: Nova perspectiva no cuidado de enfermagem

Portal


atualizado 1 ano atrás


O objetivo do projeto é propiciar um ambulatório de terapias complementares para gestantes, puérperas e seus bebês de alto risco, e mulheres fora do período gravídico puerperal. Os atendimentos ocorrem no Ambulatório de Especialidades (AEHU) do Hospital Universitário (HU), e na Maternidade do HU. 

Foi implantado a REAMU – Rede de Apoio a Mulher, situada no AEHU, e oferecemos atendimentos individuais e/ou coletivos. As atividades são: pré-natal coletivo presencial e on-line; aromaterapia e música associadas à pintura gestacional, método shantala (massagem indiana para bebês), e escalda-pés; laser de baixa intensidade para lesões mamárias, perineais e cirurgias (cesáreas), além de oficinas sobre estes e outros temas. Na maternidade do HU, esta prática é denominada “Hora do Carinho”, sendo uma parceria deste projeto com a equipe de enfermagem do hospital.

Acreditamos que a saúde da mulher é um grande desafio, portanto, não medimos esforços para qualificar a assistência de enfermagem desde o pré-natal, assim como, acolher as mulheres no climatério ou menopausa, e contribuir com dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo 3 que se refere a promoção da saúde e do bem-estar, e o objetivo 5 que faz menção ao empoderamento da mulher, contribuindo para a igualdade de gênero.

Coordenadora: Profa. Dra. Catia Campaner Ferrari Bernady

Contato: ccfbernardy@uel.br

Divulgação: Instagram

Leia também